Constelações: o que são, origens e e-book grátis sobre elas

As constelações são admiradas e estudadas desde os tempos mais remotos. Por isso, entender o que são e qual é o papel delas para nós é retomar a ancestralidade e compreender mais o universo que nos cerca.

Não se sabe ao certo o motivo o qual as estrelas começaram a fazer parte da observação e compreensão humana, mas o fato é que a Arqueologia aponta registros rupestres sobre o tema que datam mais de 17 mil anos!

Sendo assim, se desejar saber mais sobre o lado místico que norteia a origem das constelações e sua relação com diversos povos ao redor do globo, confira nosso texto sobre estrelas e constelações. 😉

Em resumo, são 88 as constelações catalogadas oficialmente, sendo que 48 delas foram obra da categorização do cientista grego Claudio Ptolomeu por volta do ano 150 d.C. Por fim, entre os séculos 16 e 17, é que astrônomos europeus identificaram e definiram as outras 40.

Portanto, acompanhe nosso índice para saber as principais informações sobre as constelações e perceber o motivo de tanto encanto e estudo.

O que são constelações?

Após averiguar o que são estrelas, você já pode evoluir para o estudo das constelações. Isso porque elas são compostas basicamente por esses corpos celestes luminosos!

Enquanto o conhecimento geral dita que as constelações são basicamente agrupamentos aparente de estrelas, a astronomia moderna vai além e estipula que elas são a divisão da esfera celeste em 88 partes divididas geometricamente.

Essas regiões ou partes recebem nomes que foram dados por astrônomos na antiguidade ou modernidade, descrevendo figuras que poderiam ser identificadas se houvessem linhas imaginárias entre as estrelas.

Em suma, os nomes das constelações são ligados à Mitologia Grega, animais ou à objetos ligados ao cotidiano.

Qual a importância das constelações?

Embora muitos acreditem que as constelações são algo exclusivamente de apreciação, isso não é uma verdade.

Pois, as estrelas são usadas como forma de orientação e foram vitais para as expedições marítimas que cruzaram os oceanos. Por exemplo, como citamos no artigo estrelas no céu, que fala mais sobre os mapas celestes e suas utilizações ao longo do tempo.

Até hoje elas servem como referência nesse sentido, e seu movimento também foi importante para a identificação das estações do ano, contribuindo para a agricultura nos primórdios ou para outros estudos.

Além disso, diferenciou a astronomia e a astrologia e permitiu inferências ao comportamento de reis e outros personagens importantes da História.

Por que as constelações mudam de lugar?

Primeiramente, é preciso entender que a Terra está em constante movimento, e que tanto a rotação quanto a translação interferem diretamente na forma a qual observamos a abóboda terrestre e os astros.

Sendo assim, conforme os dias passam e o globo gira ao redor do próprio eixo, diferentes constelações podem ser vistas nos hemisférios e a posição é alterada.

Por isso, entenda um pouco mais sobre isso no vídeo abaixo:

Quais são as 88 constelações?

Conforme dissemos, são 88 as constelações catalogadas e defendidas pela União Astronômica Internacional, são elas:

  1. Andrômeda;
  2. Bomba de Ar;
  3. Ave do Paraíso
  4. Aquário;
  5. Águia;
  6. Altar;
  7. Áries;
  8. Cocheiro;
  9. Pastor;
  10. Buril de Escultor;
  11. Girafa;
  12. Câncer;
  13. Cães de Caça;
  14. Cão Maior;
  15. Cão Menor;
  16. Capricórnio;
  17. Quilha;
  18. Cassiopéia;
  19. Centauro;
  20. Cefeu;
  21. Baleia;
  22. Camaleão;
  23. Compasso;
  24. Pomba;
  25. Cabeleira;
  26. Coroa Austral;
  27. Coroa Boreal;
  28. Corvo;
  29. Taça;
  30. Cruzeiro do Sul;
  31. Cisne;
  32. Golfinho;
  33. Dourado (Peixe);
  34. Dragão;
  35. Cabeça de Cavalo;
  36. Erídano;
  37. Forno;
  38. Gêmeos;
  39. Grou (Ave);
  40. Hércules;
  41. Relógio;
  42. Cobra Fêmea;
  43. Cobra Macho;
  44. Índio;
  45. Lagarto;
  46. Leão;
  47. Leão Menor;
  48. Lebre;
  49. Libra (Balança);
  50. Lobo;
  51. Lince;
  52. Lira;
  53. Meseta;
  54. Microscópio;
  55. Unicórnio;
  56. Mosca;
  57. Régua;
  58. Oitante;
  59. Serpentário;
  60. Órion;
  61. Pavão;
  62. Pégaso;
  63. Perseu;
  64. Fênix;
  65. Pintor;
  66. Pisces, Peixes
  67. Peixe Austral;
  68. Popa;
  69. Bússola;
  70. Rede;
  71. Flecha;
  72. Sagitário;
  73. Escorpião;
  74. Escultor;
  75. Escudo;
  76. Serpente;
  77. Sextante;
  78. Touro;
  79. Telescópio;
  80. Triângulo;
  81. Triângulo Austral;
  82. Tucano;
  83. Ursa Maior;
  84. Ursa Menor;
  85. Vela (do Navio);
  86. Virgem;
  87. Peixe Voador;
  88. Raposa;

Desse modo, os nomes das constelações estão traduzidos do latim para o português. Então, se quiser conferir o significado delas e seus nomes em latim, confira essa lista das constelações.

Qual é a maior constelação do universo?

A Constelação da Hidra é o maior agrupamento dos 88 registrados. Pois, ela possui 1303 graus quadrados e ocupa mais de um quarto do céu.

Constelação da Hidra no artigo: Constelações: o que são, origens e e-book grátis sobre elas

Curiosamente, o mito da Hidra de Lerna fala sobre um monstro com corpo de dragão e várias cabeças de serpente, o que em tese, explicaria sua supremacia celeste.

Ao redor dela estão diversas constelações, como por exemplo: Caranguejo, Cão Menor, Unicórnio, Popa, Bússola, Lobo, Virgem, Corvo, Taça e Sextante.

Qual é a menor constelação do universo?

A menor constelação de todas é a Cruzeiro do Sul, que só pode ser avistada do hemisfério sul, bem como de locais do hemisfério norte que estejam muito próximas à linha do Equador.

Com apenas 68 graus quadrados, ela está próxima às constelações da Mosca, Centauro, bem como as constelações de Compasso e da Quilha.

Constelações do Zodíaco

As Constelações do Zodíaco são um grupos de estrelas que estão localizadas dentro de regiões demarcadas por uma linha imaginária, chamada de Eclíptica. Desse modo, essa linha descreve a projeção da trajetória aparente do Sol do ponto de vista terrestre.

Assim, ao longo do ano, vemos o sol se deslocar através dessa linha, formando as zonas zodiacais e compreendendo 13 constelações que estão entre dois paralelos na latitude do céu. Sendo uma 8º ao norte e outra 8º ao sul dela.

São elas: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Ofiúco, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

constelações do zodíaco, no artigo: Constelações: o que são, origens e e-book grátis sobre elas

Além disso, elas foram apontadas por Ptolomeu, e por meio da observação e estudo delas (junto a outros astros que compõe o sistema solar) que a astrologia se desenvolveu.

Então, confira o posicionamento que cada uma das constelações ocupa no céu e clique para saber mais sobre elas. Conhecendo seus objetos em destaque, o mito grego que as representam, bem como, as características dos nativos de cada um dos signos.

Constelação de Áries

Primeiramente, a Constelação de Áries ocupa a 39ª posição em relação às demais, quando falamos de grandeza. Além disso, situa-se entre a Constelação de Peixes e a de Touro.

quadro do signo de áries - mapa do meu céu. No artigo: Constelações: o que são, origens e e-book grátis sobre elas

Constelação de Touro

Dentre todas as 88 constelações, a Constelação de Touro ocupa o 17º lugar em tamanho, assim como, está cercada entre as constelações de Áries e Touro.

quadro do signo de touro - mapa do meu céu
No artigo: Constelações: o que são, origens e e-book grátis sobre elas

Constelação de Gêmeos

A Constelação de Gêmeos, é a 30ª maior constelação do Céu, sendo assim, próxima às constelações de Câncer, Touro e Cão Menor.

quadro do signo de gêmeos - mapa do meu céu. No artigo: Constelações: o que são, origens e e-book grátis sobre elas

Constelação de Câncer

Já a Constelação de Câncer ocupa a 31ª colocação em área, bem como, está entre as constelações de Leão e Gêmeos.

quadro do signo de câncer - mapa do meu céu. No artigo: Constelações: o que são, origens e e-book grátis sobre elas

Constelação de Leão

Em seguida, a Constelação de Leão, com o expressivo 12º lugar e posicionada junto às Constelações de Câncer e Virgem.

quadro do signo de leão - mapa do meu céu. No artigo: Constelações: o que são, origens e e-book grátis sobre elas

Constelação de Virgem

Enorme, a Constelação de Virgem tem o segundo lugar em tamanho no céu noturno, além disso, está próxima Constelação de Libra, Leão, Cabeleira e Serpente.

quadro do signo de virgem - mapa do meu céu. No artigo: Constelações: o que são, origens e e-book grátis sobre elas

Constelação de Libra

A Constelação de Libra está no 29º lugar e junto a ela estão as constelações de Escorpião, Serpentário, da mesma forma que a constelação de Virgem.

quadro do signo de libra - mapa do meu céu

Constelação de Escorpião

O 33º lugar é da Constelação de Escorpião, que está perto das constelações de Sagitário, Serpentário, bem como as constelações de Libra e Lobo.

quadro do signo de escorpião - mapa do meu céu

Constelação de Sagitário

Por outro lado, a Constelação de Sagitário tem a 15ª posição em tamanho, mas é um pouco difícil de ser encontrada pela forma que sugere. Além disso, perto dela estão as constelações de Capricórnio, Coroa Austral, Serpentário e Escorpião.

quadro do signo de sagitário - mapa do meu céu

Constelação de Capricórnio

A Constelação de Capricórnio é menor e é a 40º constelação em área no céu, sendo assim, uma das mais discretas. Desse modo, ao seu redor, estão Sagitário, Peixe Austral e Aquário.

quadro do signo de capricornio - mapa do meu céu

Constelação de Aquário

Apesar de bem expressiva em área, com o 10º lugar em tamanho, a Constelação de Aquário não é tão fácil de achar. Pois, suas estrelas são de baixa de magnitude e ela está entre a Constelação de Capricórnio e a de Peixes.  

quadro do signo de aquário - mapa do meu céu

Constelação de Peixes

Por fim, a Constelação de Peixes é a 14ª das 88 constelações se levarmos em conta o seu tamanho. Além disso, suas vizinhas também estão relacionadas com água, são elas: a Constelação de Aquário, a da Baleia e Rio.

quadro do signo de peixes - mapa do meu céu

E-book grátis: As Constelações e Suas Origens

Então, gostou de saber um pouco mais sobre os agrupamentos? Desse modo, você vai adorar o nosso e-book “As Constelações e Suas Origens”, que traz 21 das principais constelações que você precisa saber.

Sendo assim, uma leitura objetiva e completa, que menciona todas as Constelações do Zodíaco e a Cruzeiro do Sul, uma das mais importantes do nosso céu.

Além disso, ele é ilustrado, com a possibilidade de imprimir as estrelas para colorir!

Por isso, acesse agora mesmo e baixe grátis! 😉

estrelas para colorir - capa

O que você vai ler nesse artigo

    Continue lendo

    Como fazer a mulher feliz – 15 dicas infalíveis

    Relacionamentos

    Como fazer a mulher feliz – 15 dicas infalíveis

    Para saber como fazer uma mulher feliz, basta conferir nossas dicas simples e bem explicativas. Não tem como errar, confira!

    #mulher feliz #mulheres felizes #valorizar a mulher

    Frases de Amor Próprio – Só as melhores!

    Bem Estar

    Frases de Amor Próprio – Só as melhores!

    Separamos as melhores frases de amor próprio para você celebrar sua vida com quem mais importa: você! Veja nossas frases de amor próprio.

    #amor próprio #autoestima #presente criativo #quadro decorativo #se presentear

    Aurora Boreal

    Astronomia

    Aurora Boreal

    A Aurora Boreal é um dos fenômenos naturais mais espetaculares da Terra. Neste artigo, vamos explorar tudo o que você precisa sobre ele.

    #Aurora Boreal #Círculo Polar Ártico #cores #fenômeno natural #fotografia #guia turístico #inverno #partículas solares #preparação #vento solar