Constelação de Peixes – Características e curiosidades

A Constelação de Peixes é uma das maiores constelações em extensão, e faz parte das Constelações do Zodíaco.

Foi uma das primeiras a ser catalogada, e, devido à magnitude de suas estrelas, não é facilmente reconhecida no céu noturno.

Saiba informações sobre as estrelas da Constelação de peixes, sua localização e também sua respectiva história na Mitologia Grega!

Onde fica a Constelação de Peixes?

O aglomerado ocupa uma boa parte do nosso céu, e em relação à área, é a 14ª maior constelação das 88 catalogadas.

Além disso, encontra-se em uma região que engloba outras constelações ligadas à água, como a Constelação de Aquário, a da Baleia ou Rio.

Também estão próximas a Constelação de Áries, a Constelação de Touro e Triângulo e Pégaso.

constelação de peixes

A princípio, aqui no Brasil ela fica visível entre o fim de outubro e começo de novembro. Depois disso, o movimento de translação da Terra dificulta a aparição para nós.

Uma vez que suas estrelas não tem um brilho tão forte, você pode se valer dos aplicativos de astronomia para conseguir se orientar melhor e encontrar a região exata onde ela está!

Estrelas da Constelação de Peixes

O genitivo referente às estrelas de Peixes é Piscium, sendo que Alrisha (“a corda” em árabe, nome em latim: Alfa Piscium) é uma estrela binária de magnitude aparente 3,8. As demais têm magnitude entre 4 e 5, apresentando brilho bem tímido.

estrelas da constelação de peixes

Seu formato representa dois peixes supostamente nas extremidades de uma corda, o que faz com que tenha um aspecto de “V” no céu. Juntamente com Áries e Aquário, torna-se bem difícil sua localização, pois além do fator da magnitude, ainda se encontram em uma área bastante escura.

Em relação a outros objetos do céu profundo, se destacam a galáxia espiral M74, que está a 32 milhões de anos-luz de nós e tem magnitude de 9,4. Ainda, a NGC 520, que é uma interação entre duas galáxias em colisão, com magnitude aparente de 11,3.

Peixes na Mitologia Grega

O mito sobre a Constelação de Peixes fala sobre o amor de Poseidon por Anfitrite, uma ninfa que era filha de Dóris e Nereu. Ela se recusa a casar com o deus, e se esconde nas profundezas do oceano.

Sem se conformar, Poseidon intima os seres marinhos a encontrá-la. Um golfinho a encontra e a convence de voltar ao encontro dele.

Em homenagem, o deus cria a Constelação de Peixes!

representação da constelação de peixes

Veja outras histórias sobre as Constelações do Zodíaco e entenda os motivos que levaram os povos antigos a encontrar figuras no céu noturno.

Signo de Peixes

Os signos do Zodíaco surgiram a partir das constelações que representam seu elemento. O Sol incide nas faixas da Eclíptica. Como resultado, segundo a Astrologia, observem-se algumas características comuns aos indivíduos desses determinados períodos.

Logo, quem nasce sob o Signo de Peixes geralmente vem ao mundo entre 19 de fevereiro a 20 de março – variando de acordo com o dia e horário que o astro rei incide.

Desse modo, a personalidade dos piscianos tem muito a ver com elementos de empatia, sensibilidade e tolerância.

Então, saiba mais sobre os signos de cada mês e em como o alinhamento dos astros influencia no nosso comportamento!

Constelações de presente

Em conclusão, após saber mais sobre a Constelação de Peixes e algumas de suas características principais, que tal conhecer um presente criativo, que tem tudo a ver com o assunto?

banner mapa das estrelas em fundo azul

O Mapa do Meu Céu faz quadros personalizados que mostram como estava o céu em um dia, horário e local escolhidos por você. O intuito? Valorizar um momento especial, unindo a grandeza do universo à delicadeza dos instantes felizes!

Ele é cheio de detalhes lindos e precisos, e você pode personalizar os elementos, escolhendo por exemplo inserir a Via Láctea ou não, a Lua, e olha só…até identificar as constelações!

mapa do meu céu detalhe das constelações e via lactea
Detalhe nas constelações e Via Láctea no Mapa do Meu Céu

Coloque frases de amor ou frases de amizade e torne tudo ainda mais exclusivo. Certamente, um presente com significado e muita beleza.

Sendo assim, crie seu mapa das estrelas e também conheça os nossos outros produtos, que também trazem um pedacinho do universo para perto de quem você gosta:

quadro de estrelas, mapa dos planetas e pingente personalizado do universo - banner ciência

Continue lendo

Quando te conheci o céu estava assim

Relacionamentos

Quando te conheci o céu estava assim

Mostre para alguém: "quando te conheci o céu estava assim", e surpreenda com a maravilhosa visão do universo em um dia especial. Confira!

#mapa do céu

Prêmio de Astrofotografia: Astronomy Photographer of the Year 2020

Astronomia

Prêmio de Astrofotografia: Astronomy Photographer of the Year 2020

Veja as imagens que concorrem ao prêmio de astrofotografia mundial Astronomy Photographer of the Year 2020. Confira e fique sem fôlego!

12 Cuidados com a prata 925 que você precisa ter

Presentes

12 Cuidados com a prata 925 que você precisa ter

Se você deseja saber quais são os cuidados com a prata 925 que você deve ter, parabéns! Importar-se com a sua peça fará com que ela dure muito mais e mantenha sua beleza. Antes de mais nada, a prata 925 é conhecida também como prata esterlina e contém em sua liga metálica 92,5% de prata […]