Constelação de Sagitário – Localização e dados!

A Constelação de Sagitário é uma das Constelações do Zodíaco e é uma das mais antigas catalogadas.

Ela fica bem ao centro da Via Láctea e simboliza o centauro mitológico com o arco na mão.

Veja como encontrar a Constelação de Sagitário, quais são suas estrelas e objetos principais, além de sua história na Mitologia Grega.

Como localizar a Constelação de Sagitário?

Apesar de ser a 15ª maior constelação em área do nosso céu, encontrar Sagitário não é tão fácil, devido ao seu formato pouco óbvio.

Ela está cercada pela Constelação de Capricórnio, Coroa Austral, Serpentário, Escudo e da Constelação de Escorpião – sendo que essa última serve mais como base para localizar o aglomerado em questão.

constelação de sagitário e constelações vizinhas

O “ferrão” de Escorpião se encontra próximo à flecha de Sagitário, bem como o arco que a Coroa Austral forma.

É uma constelação que posicionada na zona equatorial, visível para nós durante o outono e inverno principalmente. Entre o final de julho e começo de agosto, fica bem acima de nossas cabeças.

Também está ao centro da Via Láctea, o que lhe confere alguns objetos bem especiais!

Se quiser achar a Constelação de Sagitário com mais precisão, recorra aos aplicativos de astronomia, pois eles mostrarão a região exata onde você deve observar! 😉

Estrelas de Sagitário e objetos do céu profundo

A região é bastante conhecida por suas nebulosas expressivas e também as áreas massivas de estrelas.

São oito as estrelas que formam o asterismo famoso da constelação, o chamado “Bule de Chá”, sendo que a mais brilhante delas é a Kaus Australis (Epsilon Sagittarii), uma estrela laranja de grande dimensão, a 85 anos-luz de nós.

A segunda mais brilhante é a Sigma Sagittarii, popularmente conhecida como Nunki – uma estrela branco-azulada, há cerca de 210 anos-luz da Terra.

No entanto, a extremidade do bule aponta para o centro de nossa galáxia, e ali podemos ver diversos corpos celestes incríveis.

Quando falamos de nebulosas, as que tem mais destaque na constelação de Sagitário são as difusas ou gasosas (formadas por nuvens de gás e poeira): a Nebulosa da Lagoa (M8), a Nebulosa Ômega (M17) e a Nebulosa Trífida (M20).

Já os aglomerados de mais destaque são o M22, M23 e M25. No primeiro, são por volta de 70.000 estrelas em uma área de mais de 200 anos-luz de diâmetro.

Globular M22

Em seguida, no M23, são mais de 120 estrelas visíveis, sendo que foi um dos mais antigos dessa categoria.

Messier 23 - aglomerado de estrelas

Por fim, o M25, que tem extensão de 23 anos-luz, com mais de 85 estrelas registradas.

Messier 25 - aglomerado estelar

Ainda que existam muitos objetos fantásticos em toda a região, é uma área um pouco escura o centro da Via Láctea. Isso porque a enorme quantidade de poeira absorve grande parte da luz visível, nos impedindo de enxergar todo esse espetáculo extraordinário! Interessante, não?

História da Constelação de Sagitário

Segundo a Mitologia Grega, a história da Constelação de Sagitário tem a ver com a criatura mitológica do centauro.

Contudo, não qualquer um: Quíron, filho de Cronos (deus do tempo) com uma ninfa, Filira. Ele é dotado de muita inteligência e sabedoria, sendo mestre em diversas áreas de conhecimento.

Porém, um dia, o herói Hércules o atinge com uma flecha envenenada, sem intenção. O centauro fica gravemente ferido e nada consegue restaurar sua saúde.

Então, ele pede para Zeus ter misericórdia e o deus, compadecido, transfere sua imortalidade. Assim, quando ele finalmente tem paz, o levam aos céus e o transformam na constelação.

Constelação de Sagitário - representação gráfica

Veja outros mitos sobre as Constelações do Zodíaco e entenda como os povos antigos enxergavam as estrelas no passado!

Signo de Sagitário

Em certo momento, a Astronomia e a Astrologia se separam, sendo que uma fica voltada ao estudo científico dos astros, enquanto a outra busca por influências místicas e cósmicas destes.

Dessa forma, notou-se que, de acordo com o período que o Sol incidia na Eclíptica em determinadas faixas, as características de determinados grupos iam convergindo.

Portanto, os Signos do Zodíaco são a representação desses meridianos e suas respectivas particularidades.

Assim sendo, quem nasce entre os dias 22 de novembro a 21 de dezembro pertence ao Signo de Sagitário, possuindo fortes traços de intelectualidade, sinceridade e autoconfiança.

Entenda mais sobre a personalidade dos signos e em como cada um é único à sua própria maneira!

Presente das constelações

Uma vez que você já conheceu um pouco mais sobre a Constelação de Sagitário e se interessa pelos mistérios do universo, que tal um presente criativo e cheio de significado, que tem tudo a ver com o tema?

Nós do Mapa do Meu Céu fazemos mapas celestes que mostram como estava o céu em um dia, horário e local especiais para você!

banner mapa das estrelas em fundo azul

Com base em dados astronômicos totalmente confiáveis, criamos um maravilhoso quadro personalizado, cheio de detalhes lindos.

mapa do meu céu detalhe das constelações e via lactea
Detalhe nas constelações e Via Láctea no Mapa do Meu Céu

Você pode colocar a mensagem que achar melhor, além do seu modelo preferido, cores e informações, tais como: a Via Láctea, a Lua, os nomes das constelações, entre outros. Legal, né?

Tenha o cosmo mais pertinho de você ou de quem ama, podendo admirá-lo constantemente! Aliás, confira outros presentes personalizados que também carregam toda a delicadeza e grandeza do universo consigo:

quadro de estrelas, mapa dos planetas e pingente personalizado do universo - banner ciência