Shopping cart
R$0,00
Constelação de escorpião em reprodução gráfica

Constelação de Escorpião – Dados, História e mais

A Constelação de Escorpião faz parte das constelações do zodíaco e é uma das mais antigas da qual se tem notícia, conhecida pelos sumérios há cerca de 5.000 anos.

Em primeiro lugar, ocupa a 33ª posição em relação a tamanho das 88 catalogadas, sendo Antares sua estrela de maior destaque.

Saiba como localizar a constelação no céu, além de informações sobre suas estrelas e a história da Constelação de Escorpião.

Constelação de Escorpião – como localizar

 Ela está localizada no hemisfério sul, bem no centro da Via Láctea. Por esse fator, aliado a seu tamanho, torna-se mais fácil encontrá-la no céu!

No Brasil, ela é localizada principalmente no outono e no inverno, quando o movimento de translação da Terra a torna mais visível para nós.

Leia também:
5 desertos ao redor do mundo para observar as estrelas

Por ter suas estrelas principais dispostas como que a cauda de um escorpião ou mesmo uma tesoura quando traçada a trajetória linear entre suas estrelas, pode ser encontrada mesmo por amantes iniciantes da astronomia.

Constelação de Escorpião
Imagem do Pinterest

Caso não consiga localizar ou se sinta mais à vontade com uma pequena ajudinha, temos uma matéria sobre como localizar estrelas no céu e em mapa das estrelas, incluindo sugestões dos melhores aplicativos para ver o céu.

Estrelas da Constelação de Escorpião

A estrela mais brilhante da Constelação de Escorpião é a Antares, uma supergigante vermelha que é a 16ª mais brilhante de todo o céu.

De fato, ela possui massa quase 800 vezes maior que o Sol, sendo cerca de 10.000 vezes mais brilhante ele!

Antares localiza-se no coração do escorpião, com seu nome se traduzindo como “anti-Ares” ou “como Marte”, referindo-se à semelhança do tom vermelho da estrela com o planeta Marte.

Em segundo lugar, há a estrela múltipla Shaula, a segunda mais brilhante da constelação e a 25ª mais brilhante do céu. Esta estrela localiza-se na suposta cauda do escorpião.

Estrelas da bandeira do Brasil

Você sabia que as estrelas da bandeira do Brasil, além de representar os estados brasileiros…também são representações de diversas constelações?

Por exemplo, a Constelação de Escorpião foi agraciada com o maior número de estrelas representando os estados brasileiros: oito no total.
Portanto, suas estrelas na bandeira do Brasil são:

  • Antares – Piauí
  • Graffias – Maranhão
  • Wei – Ceará
  • Shaula – Rio Grande do Norte
  • Girtab – Paraíba
  • Denebakrab – Pernambuco
  • Sargas – Alagoas
  • Apollyon – Sergipe

No entanto, é bom lembrar que elas estão fora da proporção real e sem a representação de sua magnitude aparente, ok?

História da Constelação de Escorpião

Outro fato importante sobre a Constelação de Escorpião são as lendas ou mitos que giram em torno dela.

Anteriormente, citamos na matéria O misticismo das estrelas e constelações na História a importância que a astronomia tinha já nos tempos mais remotos.

Dessa forma, as constelações foram associadas quase sempre a um conto da Mitologia Grega: gerando assim suas formas imaginárias e consequentemente suas nomenclaturas.

No caso dessa constelação, não poderia ser diferente. Inclusive, a história que inspirou o escorpião celestial é bastante interessante.

Em resumo, conta a mitologia que Órion (um gigante caçador) é sequestrado e levado até a ilha de Delos pela deusa Aurora (personificação do amanhecer), que se encanta com sua beleza.

Como resultado, ele teria competido no disco (esporte olímpico) com outra deusa, Diana (sinônimo de Ártemis na Mitologia Grega), que o derrota e traz da terra um escorpião para lhe dar uma picada mortal.

Curiosamente, a Constelação de Escorpião desaparece no céu quando a Constelação de Órion passa a ser avistada, sugerindo que ele está eternamente fugindo daquele que o picou.

constelação de escorpião e órion no céu
Imagem do blog Volatilidade

Em suma, existem outras versões para contar a história da constelação, porém sempre fazendo conexão com o famoso caçador e a temível criatura que o perseguiu.

Leia também:
Constelações dos signos e a Mitologia Grega

Signo de escorpião

Em determinado momento, Astronomia e Astrologia que sempre foram consideradas uma coisa só, se separam.

É muito antiga a crença que determinados períodos do ano em que as estrelas eram avistadas no céu influenciavam não só a colheita ou direcionavam navegantes.

De mesma forma, os indivíduos que nasciam em determinados períodos do ano poderiam ter suas características e atos revelados mais facilmente se analisados seus mapas astrais.

Portanto, as constelações do zodíaco foram divididas em períodos ao longo do ano e então os signos do zodíaco foram criados.

Sendo assim, os nascidos sob a influência direta da Constelação de Escorpião teriam como característica comum sua dedicação e forte intuição, por exemplo.

Caso queira saber mais sobre a personalidade dos signos, temos uma matéria muito legal sobre todos eles: A personalidade dos signos.

Presente e Constelação

Evidentemente, você ama astronomia. E nós também!

Por isso,  nós do Mapa do Meu Céu criamos quadros com o mapa das estrelas de um momento especial para você: pode ser o dia do pedido de namoro, o dia do casamento, e mesmo o seu aniversário ou de alguém que você gosta!

Por meio de catálogos espaciais confiáveis, conseguimos reproduzir como estava o céu em uma determinada data para eternizar momentos.

várias imagens ilustrando momentos especiais, além do mapa do meu céu em várias cores diferentes

Além disso, você pode personalizá-lo com uma frase de amor ou trechos de músicas internacionais, por exemplo.

Se quiser algumas ideias, temos matérias que reúnem essas frases em um só lugar:

É isso!

Esperamos que tenha gostado das informações sobre a Constelação de Escorpião e que as estrelas possam te guiar sempre pelo melhor caminho – e que esse caminho seja o amor. 😉

Universo

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous reading
30 frases sobre estrelas para inspiração
Next reading
Músicas Internacionais – As melhores e onde encontrar