Constelação de Aquário – Fatos e Curiosidades

A Constelação de Aquário é uma das Constelações do Zodíaco, catalogada por Ptolomeu no século II.

Ela está localizada no hemisfério norte e pode ser avistada próxima a outras constelações associadas à água, como Peixes, Baleia e Golfinho.

Também tem uma importante chuva de meteoros associada a ela, o Delta Aquarídeos (ou Delta Aquariids), que pode ser observado entre julho e agosto no céu, com média de 20 meteoros por hora.

Na Mitologia Grega, é representada por um mito de muita beleza e unicidade, o que faz com que Aquário seja uma constelação diferenciada, bem como os nativos de seu signo!

Como localizar a Constelação de Aquário?

Em primeiro lugar, é preciso saber que essa constelação não é tão fácil de ser localizada. Isso porque suas estrelas são normalmente de 4ª magnitude, pouco brilhantes.

Então, é necessário que as condições climáticas ajudem bastante!

Como mencionado anteriormente, ela está localizada em uma região que abriga outras constelações relacionadas à água. Precisamente, entre a Constelação de Capricórnio e a Constelação de Peixes.

constelação de aquário no artigo Constelação de Aquário

Imagem do blog Astronomia para Amadores

Nesse caso, o melhor a se fazer é recorrer aos aplicativos astronômicos, que vão localizar melhor a constelação para você.

Estrelas da Constelação de Aquário

A estrela mais brilhante da constelação é a Sadalsuud (Beta Aquarii). É um supergigante amarelo com magnitude 2,87, com luminosidade 2.200 vezes mais forte que a do Sol. Seu nome vem do árabe ‘sa’d al-suud’ e significa “sorte da sorte”.

Outras estrelas da constelação são Sadalmelik (Alpha Aquarii), outro supergigante amarelo e Skat (Delta Aquarii), a terceira mais brilhante.

A Constelação de Aquário e a Mitologia Grega

O mito sobre a Constelação de Aquário relata o fato de que Zeus estava passeando pelo alto dos montes e avista Ganimedes, o mortal mais lindo que seus olhos já haviam enxergado.

Então, ele se transforma em águia e o convida para subir no seu dorso. Animado com a aventura, Ganimedes é raptado pelo deus, que mais tarde lhe dá a incumbência de servir o néctar para os deuses no Olimpo.

Em sua homenagem, mais tarde o deus o transforma na constelação de Aquário, o aguadeiro!

Confira outras histórias das constelações do Zodíaco e saiba sobre a do seu próprio signo. 😉

Signo de Aquário

Da mesma forma que as demais Constelações do Zodíaco, Aquário tem é uma constelação marcada pelo momento que o Sol incide em sua faixa na Eclíptica.

Sendo assim, a Astrologia defende que durante o período de 21 de janeiro e 19 de fevereiro (variando levemente de acordo com quando o Sol entra no signo em cada ano), esses indivíduos teriam características em comum.

Logo, quem nasceu sob o signo de Aquário é por um forte senso de independência, convicção e persistência! Você concorda com isso?

Outros signos também são marcados por características comuns, que você também pode conferir na nossa matéria sobre a personalidade dos signos.

Constelações de presente

Você sabia que é possível dar de presente um quadro de como estava o céu em determinado dia, hora e local?

mapa do meu céu no artigo Constelação de Aquário

O Mapa do Meu Céu faz quadros personalizados mostrando lindamente e de forma totalmente confiável como estavam alinhados os astros em um momento especial.

Sendo assim, você pode escolher a opção que aponta o nome das constelações, para que você possa localizá-las mais facilmente.

mapa do meu céu detalhe das constelações e via lactea

Detalhe nas constelações e Via Láctea no Mapa do Meu Céu no artigo Constelação de Aquário.

Por isso, escolha uma data especial como o dia do seu nascimento, o aniversário de namoro, a data do seu casamento ou  qualquer outro data que valha a pena ser recordada na representação das estrelas.

Além disso, temos diversas opções de modelos e formatos, além do fato de que você pode incluir o texto e títulos que preferir.

Vale lembrar que enviamos para todo o Brasil!

mapa das estrelas evidenciando seus aspectos positivos no artigo Constelação de Aquário

Por fim, conheça os outros presentes astronômicos que temos, clique abaixo:

quadro de estrelas, mapa dos planetas e pingente personalizado do universo - banner ciência

Gostou desse artigo?

Então, corre para o nosso blog e saiba mais sobre os fenômenos os astronômicos e muito mais!

Além disso, não se esqueça de acompanhar o nosso trabalho no Instagram.

O que você vai ler nesse artigo

    Continue lendo

    Eclipse lunar: o que é, calendário e como ver

    Astronomia

    Eclipse lunar: o que é, calendário e como ver

    O eclipse lunar é um evento astronômico bastante apreciado pelos terráqueos, que muitas vezes param tudo o que estão fazendo para admirar sua beleza. Ele pode acontecer de três diferentes maneiras e durar alguns minutos ou poucas horas. Um eclipse acontece entre dois corpos celestes e sua classificação varia conforme o posicionamento que estão em […]

    #eclipse #lua

    Presente para padrinhos de casamento criativo, único e prático

    Presentes

    Presente para padrinhos de casamento criativo, único e prático

    Quer um presente para padrinhos de casamento único, lindo e cheio de significados? Veja como resolver de forma simples e brilhante!

    Signo de Capricórnio – Características dos capricornianos, combinações e mais!

    Astrologia

    Signo de Capricórnio – Características dos capricornianos, combinações e mais!

    O signo de Capricórnio é conhecido como um dos mais sérios dos signos do Zodíaco. Saiba tudo sobre sua personalidade e muito mais!

    #capricornianos #capricórnio #capricórnio astrologia #signo de capricórnio