Shopping cart
R$0,00

Constelação de Aquário – Fatos e Curiosidades

A Constelação de Aquário é uma das Constelações do Zodíaco, catalogada por Ptolomeu no século II. Ela está localizada no hemisfério norte e pode ser avistada próxima a outras constelações associadas à água, como Peixes, Baleia e Golfinho.

Também tem uma importante chuva de meteoros associada a ela: o Delta Aquarídeos (ou Delta Aquariids), que pode ser observado entre julho e agosto no céu, com média de 20 meteoros por hora.

Na Mitologia Grega, é representada por um mito de muita beleza e unicidade, o que faz com que Aquário seja uma constelação diferenciada, bem como os nativos de seu signo!

Como localizar a Constelação de Aquário?

Em primeiro lugar, é preciso saber que essa constelação não é tão facilmente de ser localizada. Isso porque suas estrelas são normalmente de 4ª magnitude, pouco brilhantes.

Então, é necessário que as condições climáticas ajudem bastante!

Como mencionado anteriormente, ela está localizada em uma região que abriga outras constelações relacionadas à água. Precisamente, entre a Constelação de Capricórnio e a Constelação de Peixes.

constelação de aquario
Imagem do blog Astronomia para Amadores

Nesse caso, o melhor a se fazer pode ser recorrer aos aplicativos astronômicos, que vão localizar mais facilmente a constelação para você.

Estrelas da Constelação de Aquário

A estrela mais brilhante da constelação é a Sadalsuud (Beta Aquarii). É um supergigante amarelo com magnitude 2,87, com luminosidade 2.200 vezes mais forte que a do Sol. Seu nome vem do árabe ‘sa’d al-suud’ e significa “sorte da sorte”.

Outras estrelas da constelação são Sadalmelik (Alpha Aquarii), outro supergigante amarelo e Skat (Delta Aquarii), a terceira mais brilhante.

A Constelação de Aquário e a Mitologia Grega

O mito sobre a Constelação de Aquário relata o fato de que Zeus estaca passeando pelo alto dos montes e avista Ganimedes, o mortal mais lindo que seus olhos já haviam enxergado.

Então, ele se transforma em águia e o convida para subir no seu dorso. Animado com a aventura, Ganimedes é raptado pelo deus, que mais tarde lhe dá a incumbência de servir o néctar para os deuses no Olimpo.

Em sua homenagem, mais tarde o deus o transforma na constelação de Aquário, o aguadeiro!

Confira outras histórias da Mitologia Grega associada aos signos do Zodíaco:

Constelações dos signos e a Mitologia Grega

Signo de Aquário

Da mesma forma que as demais Constelações do Zodíaco, Aquário tem é uma constelação marcada pelo momento que o Sol incide em sua faixa na Eclíptica.

Sendo assim, a Astrologia defende que durante o período de 21 de janeiro e 19 de fevereiro (variando levemente de acordo com quando o Sol entra no signo em cada ano), esses indivíduos teriam características em comum.

São marcados por um forte senso de independência, convicção e persistência! Você concorda com isso?

Outros signos também são marcados por características comuns, que você também pode conferir na nossa matéria sobre a personalidade dos signos:

A personalidade dos signos

Constelações de presente

Você sabia que é possível dar de presente um quadro de como estava o céu em determinado dia, hora e local?

mapa do meu céu formato novo com data especial

O Mapa do Meu Céu faz quadros personalizados mostrando lindamente e de forma totalmente confiável como estavam alinhados os astros em um momento especial.

Nele, você pode escolher a opção que aponta o nome das constelações, para que você possa localizá-las mais facilmente:

mapa do meu céu detalhe das constelações e via lactea
Detalhe nas constelações e Via Láctea no Mapa do Meu Céu

Escolha uma data especial como o dia do seu nascimento, o aniversário de namoro, dia do casamento, nascimento de um bebê ou qualquer outra data marcante que valha a pena ser admirada e recordada diariamente na representação exata das estrelas.

Lembrando que enviamos para todo o Brasil e temos diversas opções de modelos e formatos, além do fato de que você pode incluir o texto e títulos que preferir.

mapa das estrelas evidenciando seus aspectos positivos

Esperamos que você tenha gostado das informações sobre a Constelação de Aquário e que não deixe de conferir nossas outras matérias sobre Constelações. 😉

Gostou? Compartilhe nas suas redes socias!

Universo

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous reading
Presente para homem: como surpreender?
Next reading
15 Poemas de Amor para se inspirar