Constelação de Capricórnio – características e como localizar

A Constelação de Capricórnio é uma das Constelações do Zodíaco, e velha conhecida dos povos antigos!

Apesar de ser a mais discreta do grupo zodiacal, ela traz consigo histórias que remontam a idade Média e também possui relevância astrológica.

Veja como localizar a Constelação de Capricórnio e quais são as curiosidades sobre ela!

Como localizar a Constelação de Capricórnio

A vizinhança da constelação compreende a Constelação de Sagitário, Microscópio, Peixe Austral, a Constelação de Aquário e também a do Potro e da Águia.

Inclusive, isso faz bastante sentido, visto que era identificada no nosso céu pelos babilônios por representar um misto de peixe com cabra. Então, estar em meio aos grupos aquáticos e de animais faz todo o sentido.

constelação de capricórnio vizinhança

Principalmente pelo fato de as suas estrelas estarem bastante distantes de nós, e não terem magnitude aparente tão significativa, é bastante difícil encontrar o aglomerado.

Provavelmente, uma das melhores formas de localizá-la é seguir as três estrelas mais brilhantes da Águia, seguindo para a direção sul.

Como não é uma tarefa fácil, mesmo sob condições meteorológicas ideais, recomendamos que você se oriente pelos aplicativos de astronomia, pois eles irão facilitar muito o seu trabalho!

Estrelas de Capricórnio

As estrelas de Capricórnio possuem magnitude aparente mais alta, o que significa que seu brilho não é tão intenso para os observadores da Terra.

A estrela mais brilhante é a alpha Capricorni, um sistema múltiplo (com quatro estrelas) a cerca de cem anos-luz do nosso planeta e que também é conhecido pelo nome árabe Algiedi (“cabrito”).

Já a segunda mais brilhante é a beta Capricorni, uma gigante amarela com mais ou menos 340 anos-luz de distância. No caso, ela recebe o nome árabe Dabih, que faz menção a um personagem dos antigos contos árabes, cuja história se perdeu ao longo do tempo.

Outros objetos do céu profundo de Capricórnio

Certamente, o objeto mais notável a se falar é o Messier M 30, um enxame estelar com grande concentração de astros. Pode ser observado com binóculos, aparentando algo mais difuso, mas se torna incrível se observado de telescópios mais potentes. Tem magnitude 7.2 e está a 40.000 anos-luz da gente!

História da Constelação de Capricórnio

Há algumas histórias que falam sobre o aglomerado estelar, que como já citamos, teve reconhecimento há vários séculos.

Uma das versões mais antigas faz referência ao deus Pã, que possuía corpo humano, dois chifres e patas caprinas. As histórias contam que ele avisa os deuses do Olimpo da ameaça de monstros e Titãs contra eles.

Em certo momento, ele mergulha em um rio, com o objetivo de se metamorfosear em peixe, mas paralisado pelo medo, fica com aspecto que mistura esse animal ao da cabra.

Sendo assim, como homenagem à vitória dos deuses, eles o levam para o céu, formando a constelação.

Em contrapartida, outra versão, da mitologia grega, fala sobre o nascimento de Zeus. Sua mãe (Reia) o teria levado para longe da brutalidade do pai (Cronos), evitando que fosse devorado.

Em uma ilha, ele é alimentado pele leite de uma cabra e acaba, acidentalmente, partindo um dos chifres do animal. Posteriormente, ele leva a cabra aos céus em homenagem, criando a Constelação de Capricórnio.

constelação capricórnio representação

Descubra também outros mitos sobre as demais Constelações do Zodíaco!

Signo de Capricórnio

O Sol incide em determinadas faixas do nosso planeta ao longo do ano, determinando a órbita aparente que o astro faz ao nosso redor. Essas faixas fazem parte da Eclíptica e demarcam os 12 meses do ano, bem como os 12 signos do Zodíaco.

Supostamente, cada período de incidência confere características únicas aos que compartilham o mesmo intervalo.

Sendo assim, os capricornianos são os indivíduos que nascem entre 22 de dezembro e 20 de janeiro (dependendo da incidência solar no ano em questão) e que tem como base a responsabilidade, a inteligência e a obstinação como padrão comportamental e essencial.

Veja tudo sobre o signo de Capricórnio e entenda que outros aspectos os nativos possuem em comum.

Presentear com constelação

Uma vez que você já sabe mais sobre a Constelação de Capricórnio, que tal se auto presentear ou dar um presente que tem tudo a ver com o que falamos por aqui?

banner mapa das estrelas em fundo azul

Nós do Mapa do Meu Céu fazemos quadros personalizados que mostram como estava o céu em um dia, horário e local. O motivo? Reviver, através da beleza do universo, momentos únicos que merecem ser celebrados constantemente!

Os detalhes são lindos, e você pode escolher elementos como a Via Láctea ou o nome das constelações daquele instante. Legal, né?

mapa do meu céu detalhe das constelações e via lactea
Detalhe nas constelações e Via Láctea no Mapa do Meu Céu

Além disso, você pode personalizar com frases de amor ou frases de amizade, títulos e o que achar melhor para deixa-lo ainda mais exclusivo e com significância.

Crie seu mapa das estrelas e tenha o privilégio de ter um pedacinho do universo consigo!

Ou então, confira outros produtos astronômicos personalizados para surpreender quem você ama!

quadro de estrelas, mapa dos planetas e pingente personalizado do universo - banner ciência