Shopping cart
R$0,00
imagem do céu noturno representando a constelação de touro

Constelação de Touro | Fatos, estrelas e mitos

A Constelação de Touro é uma das mais antigas de todas as constelações catalogadas e assim como as demais constelações do zodíaco, está localizada na Eclíptica. É muito facilmente avistada, tanto pelo seu posicionamento, quanto pelo por suas estrelas muito brilhantes.

Além disso, é nela que encontramos alguns objetos muito famosos, como o aglomerado das Plêiades, a estrela Aldebarã e também a Nebulosa do Caranguejo.

Veja todos os fatos astronômicos sobre a Constelação de Touro, além da história da mitologia referente à essa constelação!

Como localizar a Constelação de Touro?

Como dissemos, ela é uma das constelações mais fáceis de ser encontrada!
Localizada no hemisfério norte, ocupa a 17ª posição em relação a tamanho, entre todas as 88 constelações catalogadas.

Assim, está entre as constelações de Áries e Gêmeos e próxima também à Constelação de Órion (ou seja: você pode procurar as Três Marias e se localizar a partir daí).

Aqui no Brasil pode ver melhor avistada a leste no verão, quando suas estrelas alcançam o brilho máximo!

Além de poder localizar as estrelas através de aplicativos astronômicos, outro fator faz com que não haja dificuldade em achá-la: as Plêiades, famoso aglomerada que trataremos em seguida.

O que são as Plêiades?

Também conhecido como aglomerado de Plêiades ou Messier 45 (M45), é um conjunto de estrelas muito brilhantes, envolto por poeira cósmica.

Mais de 500 estrelas fazem parte desse aglomerado, mas sete delas se destacam por seu brilho intenso e azulado. São elas: Merope, Maia, Alcione, Asterope, Electra, Taigete e Celeno.

Sendo assim, as chamadas Sete Irmãs são estrelas azuis quentes, envoltas em uma nebulosa de reflexão: uma nuvem de poeira cósmica que reflete a luz de estrelas próximas.

Pleiades da constelação de Touro por Marco Lorenzi e APOD Nasa
Foto: Marco Lorenzi
Fonte: APOD Nasa

Sem dúvida, um espetáculo para quem gosta de observar as estrelas!

Acima de tudo, as Plêiades carregam consigo uma lenda sobre suas estrelas que vem diretamente da Mitologia, dando origem ao nome do conjunto.

Mitos sobre constelações – Constelação de Touro

A Constelação de Touro na Mitologia se refere a Júpiter na mitologia grego (equivalente a Júpiter na mitologia romana) e seu encanto por Europa – filha de Agenor (rei da Fenícia) e Teléfassa.

A mortal era extremamente bela e alva, e ao brincar na beira do mar, é surpreendida por um touro belíssimo e de chifres em formato de lua crescente. Ela fica deslumbrada com a aparição, enfeitando o touro e se sentando em seu torso.

Todavia, o animal nada mais era do que o próprio Zeus, que se transformou para conquistá-la. Dessa forma, no momento em que ela se distrai, ele habilmente corre em direção ao mar e à ilha de Creta, a sequestrando.

Após esse evento e Zeus ter voltado à sua forma original, eles se casam e têm três filhos. Então, quando a mortal morre, é considerada uma divindade pelos habitantes da ilha. Eles levam aos céus o touro que a trouxe até o local – criando a Constelação de Touro.

Do mesmo modo, a constelação é ligada às Plêiades na mitologia grega. De acordo com a história, as Plêiades eram filhas de Pleione (uma oceânide filha de Oceano e Tétis) e Atlas (o deus condenado a carregar o mundo em suas costas por toda a eternidade).

Em suma, as irmãs Mérope, Alcione, Electra, Celeno, Maia, Taigete e Asterope encantaram o famoso caçador Órion, que passa a persegui-las com total afinco.

Após reclamarem aos deuses sobre a obsessão de Órion, são protegidas por eles, que as colocam entre as estrelas para que fiquem inalcançadas por seu perseguidor.

Portanto, são enviadas à Constelação de Touro, protegidas pela cauda do animal e próximas às estrelas que representam seus pais (Pleione e Atlas), como forma extra de proteção.

aglomerado de pleaides no céu junto a atlas e pleione

Estas são só dois dos mitos das Constelações do Zodíaco, em que os deuses e outros personagens constantemente se envolvem em disputas e conquistas, dando origem à belas constelações e aglomerados que nós podemos observar.

Estrelas da Constelação de Touro

Certamente, a estrela mais famosa de todas desta constelação é a Aldebarã (ou Alpha Tauri), uma estrela gigante vermelha.

Ela é a estrela mais brilhante da constelação e a 13ª mais brilhante de todo o céu noturno. Pudera, pois é 425 vezes mais luminosa que o sol – a diferença entre a luminosidade aparente se dá porque Aldebarã está muitíssimo mais distante de nós do que o astro rei.

Seu nome vem do árabe ‘al-dabarān’ e significa “o seguidor”, por aparentemente estar seguindo o aglomerado de Plêiades quando observado o movimento de rotação terrestre.

Ainda, é localizada seguindo as 3 Marias da Constelação de Órion, que apontam para ela se traçada uma linha reta.

Outro aglomerado aberto que merece ser mencionado são as Híades, que mesmo não tendo o reconhecimento e esplendor das Plêiades, também tem seu valor.

Basicamente, suas estrelas mais brilhantes estão situadas em forma de “V” no que supostamente seria a cara do touro, com Aldebarã representando um de seus olhos (ainda que não faça parte do aglomerado). Sua aparição era fortemente associada à chuvas pelos povos antigos.

hiades na constelação de touro

Nebulosa do Caranguejo

A super conhecida Nebulosa do Caranguejo, também conhecida como Messier 1, é um remanescente de supernova, ou seja: um composto de gás que foi originado pela explosão violenta de uma estrela.

Também está localizada na Constelação de Touro, e tem grande notoriedade principalmente pela grande quantidade de energia liberada em seu interior.

Tanto é que, mesmo a cerca de 6.300 anos-luz de distância, pôde ser vista durante mais de dois meses inteiros durante o dia – sendo registrada como uma estrela por astrônomos chineses no ano de 1.054.

Sua estrutura é bastante complexa, tendo no centro um pulsar que emite pulsos de radiação 30 vezes por segundo. Recentemente, a NASA divulgou uma imagem a qual a reprodução só foi possível combinando tecnologias de raio X, luz visível e infravermelha.

nebulosa do caranguejo - foto da Nasa
Foto: Nasa

Incrivelmente bela, é bastante estudada por astrônomos e seu nome deriva de um esboço feito por William Parsons em 1844. Nele, ele a menciona como “Nebulosa do Caranguejo, visto que seu desenho lembrava o animal.

Signo de Touro

O Sol passa a 30° na faixa da Eclíptica a qual está situada a Constelação de Touro. Isso faz com que ela seja uma das Constelações do Zodíaco.

Mais tarde, com o advento da astrologia, estudiosos determinaram características particulares a cada um dos signos do zodíaco. O mesmo acontece com quem nasceu com o Sol no período que começa entre 21 de abril e 20 de maio (com pequenas variações de ano para ano).

Sendo assim, quem tem influência da Constelação de Touro em seu signo do zodíaco pode contar com a teimosia do caçador Órion (citada anteriormente) em perseguir seus ideais. Também são pessoas muito centradas e cuidadosas.

Presente de constelações

Por fim, nós amamos as estrelas e tudo o que elas representam. É incrível o fato de estarem no céu há milhões de anos, se transformando e observando tudo o que acontece no nosso planeta.

Como resultado, toda em toda a História temos a influência dos astros: seja na criação das civilizações ou no seu desenvolvimento.

Nesse sentido, que tal gravar para sempre um momento importante da sua própria história, ou da história de alguém em um quadro com as constelações de um dia especial?

mapa do meu céu com nome das constelações

O nosso mapa das estrelas aponta o nome das constelações e seus posicionamentos exatos. Isto é feito a partir de uma base de dados super confiável e de catálogos astronômicos sérios.

Com o propósito de trazer belas imagens, você pode observar com qualidade os elementos que fizeram parte de determinado momento especial. Assim, torná-lo digno de uma lembrança diária e exclusiva.

Escolha entre a data do nascimento de alguém ou de seu filho, o dia do casamento, formatura, entre outros. Qualquer evento que mereça ser, assim como as constelações, destaque entre as estrelas.

várias versões de cores do mapa do meu céu em fundo estrelado

Crie o seu mapa personalizado agora mesmo e saiba quais constelações faziam parte do seu céu. ?

Universo

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous reading
Momentos especiais: como celebrá-los?
Next reading
46 Frases de Amizade para valorizar amigos