Constelação de Leão – Fatos e Curiosidases

A constelação de Leão é uma das constelações do Zodíaco, catalogada há muitos anos e que denota grande importância entre os povos antigos. Com estrelas brilhantes e expressivas, ela se encontra na zona equatorial da Terra.

Sendo assim, não há tanta dificuldade em localizá-la, tanto pela dimensão que ocupa quanto pela magnitude de seus astros. Aliás, ela é a 12ª maior constelação das 88 catalogadas e a terceira maior Zodíaco.

Principalmente em partes da Ásia, a sua associação era direta com o Sol, pois sua aparição na região indicava o solstício de Verão.

Ao mesmo tempo, a história mais comumente associada à Constelação de Leão é uma das mais interessantes. Na verdade, ela se associa diretamente à força e poder, o que também se relaciona com o nosso astro rei.

Onde está a Constelação de Leão?

O aglomerado de estrelas está localizado entre a Constelação de Câncer e a Constelação de Virgem.

Também ao seu redor estão as Constelações da Hidra, Sextante, Taça, Leão Menor e também a Ursa Maior, com algumas de suas estrelas, inclusive, apontando na direção da Constelação de Leão.

constelação leão

Para localizar, você pode usar a mesma estrela que os povos antigos utilizavam no passado, ou seja: Regulus. Ou então, usar um dos diversos aplicativos de astronomia para encontrar o aglomerado ainda mais facilmente.

Estrelas da Constelação de Leão

As nomenclaturas associadas ao conjunto derivam de Leonis. A estrela mais brilhante da constelação é Regulus (Alpha Leonis), que é um sistema múltiplo.

Do mesmo modo, são bastante conhecidas a Gamma Leonis (estrela dupla de aspecto laranja amarelado, com magnitudes 2 e 3) e a R Leonis (próxima à Regulus, de magnitude variável entre 5,9 e 11).

estrelas da constelação de leao

Lembrando que quanto menor a magnitude aparente, mais brilhante a estrela – o Sol é -26,72 e a estrela mais brilhante de todas as constelações do nosso céu é Sirius (Cão Maior), com -1,46.

Outros objetos relevantes são as galáxias em espiral M65, M66 (observáveis com telescópios) e a NGC 3628.

A Constelação de Leão na Mitologia Grega

O mito relacionado à constelação é sobre um dos 12 trabalhos do herói Hércules, que foram criados pela vingativa deusa Hera (ligada ao matrimônio e esposa de Zeus).

Havia uma temível fera na cidade de Nemeia, um leão com pele tão resistente. Nem mesmo metais como prata ou bronze conseguiam perfurar! Ele assolava a região, e nenhum dos habitantes ou caçadores conseguia se livrar da destruição que causava.

Então, chamam o herói para eliminá-lo e após dias de tentativas frustradas e luta corpo a corpo, ele consegue acuar a besta, desorienta-la com sua clave e finalmente sufoca-la.

Portanto, o leão resiste bravamente até o final e por sua coragem, é levado aos céus, formando a Constelação de Leão.

Outras histórias da Constelações do Zodíaco também mostram características clássicas dos nativos dos outros signos.

Signo de Leão e a importância dos astros na Astrologia

Uma vez que o grupamento é uma das Constelações do Zodíaco, isso mostra que faz parte da Eclíptica.

Isto é, o Sol passa pela área da constelação em alguns período do ano. Segundo a Astrologia, isso faz com que pessoas que nasceram naquele mesmo período tenham características semelhantes.

Assim, quem nasce no período em que o Sol incide nessa área (entre 22 de julho a 22 de agosto, variando um pouco de acordo com cada ano) é um nativo do Signo de Leão, que é o quinto do Zodíaco.

São pessoas que têm em comum a generosidade, vaidade e o orgulho. Além disso, o astro que os rege realmente é o Sol, que lhes confere também muita exuberância e vitalidade.

Presente de estrelas

Para todos que amam astrologia ou astronomia e curtiram as informações sobre a Constelação de Leão, nós também temos uma ótima sugestão de presente criativo, que tem tudo a ver com a temática!

Nós do Mapa do Meu Céu fazemos quadros personalizados que mostram como estava o céu em um dia, local e horário que são especiais para você e/ou outra pessoa.

banner mapa das estrelas em fundo azul

Logo, uma representação exata das estrelas, Lua, Via Láctea e das constelações eterniza um momento incrível e que merece não só ser relembrado, mas admirado diariamente.

mapa do meu céu detalhe das constelações e via lactea
Detalhe nas constelações e Via Láctea no Mapa do Meu Céu

Escolha os elementos, coloque frases de amor e deixe tudo totalmente personalizado para encantar com o universo.

Além dessa opção, também há outras versões maravilhosas de itens que fazemos com base científica e que trazem todo o esplendor do cosmo para perto de você:

quadro de estrelas, mapa dos planetas e pingente personalizado do universo - banner ciência

Confira nosso trabalho e visualize com riqueza de detalhes um céu maravilhoso! ?

Gostou do artigo?

Então, acesse o nosso blog para saber mais sobre constelações e muito mais!

Além disso, não se esqueça de acompanhar nosso trabalho no Instagram.

O que você vai ler nesse artigo

    Continue lendo

    Elementos dos signos: cálculo no mapa astral e tudo sobre o assunto!

    Astrologia

    Elementos dos signos: cálculo no mapa astral e tudo sobre o assunto!

    Os elementos dos signos são vitais para o entendimento das características base de alguém. Eles fazem parte da construção de quem somos, da manutenção da vida na Terra e também dizem muito sobre o nosso comportamento no dia a dia. Antes de mais nada, é preciso esclarecer porque esse conceito é tão importante para a […]

    Ascendente em Touro e suas características

    Astrologia

    Ascendente em Touro e suas características

    Ter o ascendente em Touro pode ser muito bom, pois esse é um dos signos mais equilibrados do Zodíaco. Veja pontos favoráveis e de atenção!

    #ascedente #ascendenteemtouro #signo #signo de touro #signos do zodíaco

    11 passos para aumentar a autoestima e o amor próprio

    Bem Estar

    11 passos para aumentar a autoestima e o amor próprio

    Entenda como ter amor próprio, cuidar de si e também entender como aumentar a autoestima. Confira nossas dicas e frases de amor próprio.

    #amor próprio #autoestima #bem estar #quadro decorativo #quadro personalizado