Constelação de Áries – Curiosidades e origem

A Constelação de Áries faz parte das Constelações do Zodíaco, ou seja: ela representa uma determinada faixa por onde o Sol aparentemente incide na Eclíptica, o maior círculo máximo da esfera terrestre.

Dentre as 88 constelações catalogadas, ela ocupa a 39ª posição em relação à tamanho e pode ser encontrada no hemisfério norte, entre a Constelação de Peixes e a Constelação de Touro.

Apesar de antiga, e ter sido catalogada pelo astrônomo Ptolomeu no século II, só foi reconhecida oficialmente pela União Astronômica no ano de 1922.

Ainda que tenha poucas estrelas e objetos do céu profundo associados a ela, há algumas chuvas de meteoros que lhe são correspondentes e podem ser observadas em determinadas épocas.

São as chamadas as arietidas de maio, as arietidas de outono, as arietidas de delta, as arietidas de Epsilon, as arietidas diurnas e as triangulidas de Áries.

Objetos celestiais da Constelações de Áries

Dentro dessa Constelação do Zodíaco, há quatro objetos celestes que merecem destaque: as galáxias em espiral NGC 772, NGC 972, NGC 972 e a galáxia anã irregular – a NGC 1156.

Em contrapartida, a estrela mais brilhante é a chamada Hamal (Alfa Arietis). Ela é uma estrela gigante laranja, com duas vezes mais massa que o Sol e magnitude aparente variando entre 1,98 e 2,04.

É a estrela mais brilhante da constelação e a 48ª mais brilhante do céu. O nome Hamal significa cordeiro e deriva do árabe ‘rās al-ħamal’, que significa “cabeça de carneiro”. É exatamente onde está posicionada em relação à imagem do animal.

ilustração da constelação de aries por ahmx alromeadheen
Outras estrelas são Sheratan (Beta Arietis), uma estrela branca com magnitude aparente de 2,64 e Boteína (Delta Arietis), um gigante laranja com magnitude 4,35 e diâmetro 13 vezes maior que o do Sol.

Caso queira localizar a Constelação de Áries e esteja com dificuldades, você pode recorrer aos aplicativos de astronomia e outras técnicas que permitem localizar os astros com maior facilidade! ?

Mitologia Grega e a Constelação de Áries

Segundo a Mitologia Grega, a origem da constelação é bem heroica!

Basicamente, aborda a história do carneiro voador que possuía lã formada por fios de ouro e que salvou Frixo, filho do rei de Tebas, Átamas, com Nefele. Isso porque sua madrasta, temendo pelo bem de seus próprios filhos, tenta matar os filhos do primeiro casamento do rei.

Sendo assim, o carneiro é enviado em fuga com Frixo em seu dorso até a Cólquida. Mais tarde, é sacrificado em agradecimento ao rei de lá, que recebe a preciosa lã e se torna seu sogro.

Em contrapartida, Jasão na Tessália é desafiado por seu tio Pélias a resgatar a pele de ouro do animal. Assim, teria direito ao trono de seu pai, no reino de Iolcos.

Sem dúvida, o tio o faz de maneira maliciosa, pois o item é guardado por touros cuspidores de fogo, um dragão, entre outras armadilhas.

gravura jasao e os argonautas, autor desconhecido

Seja como for, Jasão recruta os 50 melhores heróis da época e juntos conseguem vencer todos os desafios em Cólquida, conquistando o velocino de ouro. O carneiro é homenageado então no céu, por meio da constelação de Áries.

Essa é apenas um entre diversos outros mitos gregos da Constelações do Zodíaco, onde grandes feitos geram histórias fantásticas o bastante para merecem um lugar entre as estrelas. ?

Áries: características do signo

Talvez você imaginasse que a Constelação de Áries fosse algo exclusivamente ligado à Astrologia.

Na verdade, esse estudo se desvinculou da Astronomia com o passar dos anos. E mesmo antigamente, já eram notadas características em comum de quem nascia no período em que o Sol passava pela faixa da constelação na Eclíptica.

Em outras palavras, os nascidos entre 21 de março e 19 de abril (com pequenas variações de ano para ano) costumam ter características parecidas. Por exemplo: a persistência, o entusiasmo e o individualismo!

E você? Acredita que os astros podem influenciar a personalidade dos signos?

As constelações de presente

Por fim, sabendo que você se interessou pela Constelação de Áries, que tal fazer um mapa celeste só seu?

Nós do Mapa do Meu Céu utilizamos o catálogo da Agência Espacial Européia, que se baseia em quatro anos de observação do telescópio espacial Hipparcos.

Com isso, podemos fornecer aos nossos clientes mapas estelares precisos e que contam com grande detalhamento e precisão nas informações – sejam elas do passado ou futuro.

Portanto, você consegue identificar nele 28 das 88 constelações catalogadas: as principais delas e todas as Constelações do Zodíaco, caso escolha essa opção.

mapa do meu céu detalhe das constelações e via lactea

Detalhe nas constelações e Via Láctea no Mapa do Meu Céu

Nele então, você poderá visualizar as constelações presentes em uma data ou momento especial para você: seja como estava o céu no dia que nasceu, o dia do primeiro beijo que deu com seu amor ou uma homenagem para alguém que mereça muito.

Os detalhes são incríveis e você ainda pode completar com uma frase de amor, um recadinho personalizado ou um título bem icônico que represente tudo o que você sente ou gostaria que você ou outra pessoa admirasse com frequência.

várias versões de cores do mapa do meu céu em fundo estrelado

Crie o seu mapa celeste personalizado com a cor, modelo e frases que preferir e se surpreenda com os resultados: assim como na Mitologia Grega, será digno de uma homenagem em meio às estrelas!

Continue lendo

Planeta Urano – Curiosidades e características

Astronomia

Planeta Urano – Curiosidades e características

O planeta Urano é um mais distantes do sol e é muito interessante do ponto de vista astronômico, astrológico e mitológico. Confira tudo!

#planeta urano #urano

Constelações dos signos e a Mitologia Grega

Astrologia

Constelações dos signos e a Mitologia Grega

Quer saber mais sobre as constelações dos signos ? Mostramos a história na Mitologia Grega sobre cada um deles e também suas características!

#constelações #estrelas #mapa das estrelas #mitologia #mitologia grega #quadro decorativo #quadro personalizado #singos

Sol Ascendente Lua e Meio do Céu

Astrologia

Sol Ascendente Lua e Meio do Céu

Descubra o Significado dos principais elementos Astrológicos na sua Vida: Sol, Ascendente, Lua e Meio do Céu.

#ascendente #astrologia #lua #meio do céu #signos #sol