Constelação de Virgem – Características e curiosidades

A Constelação de Virgem é uma das constelações do Zodíaco e foi uma das primeiras a ser identificada e catalogada. Sua origem é bastante antiga e há vários mitos que a envolvem!

É a segunda maior constelação das 88 catalogadas, logo após Hydra. Apesar de não ter suas estrelas com forte magnitude, pode ser facilmente identificada no céu.

Como localizar a Constelação de Virgem

Ela se localiza próxima à Constelação de Libra, a da Taça, Constelação de Leão, Cabeleira de Berenice e Serpente.

constelação de virgem e arredores

Você poderá encontrá-la no outono no hemisfério sul, quando o movimento de translação da Terra possibilita a aparição no nosso céu.

Suas estrelas não tem magnitude aparente tão alta, sendo que somente uma delas é mais brilhante. Mesmo assim, você pode tentar a localização se baseando na Constelação de Leão.

Ainda com dificuldades? Então que tal recorrer aos aplicativos de astronomia? Eles podem ajudar a se situar e encontrar mais facilmente o que você procura! ?

Estrelas da Constelação de Virgem

Sem dúvidas, a estrela mais brilhante desse aglomerado é a Spica (ou Espiga), a Alpha Virginis, estrela de primeira magnitude que tem luminosidade 2.000 vezes maior que do nosso Sol. Ele está a 220 anos-luz distante de nós.

Aliás, seu nome faz referência à espiga de milho que a Virgem da história da constelação carrega consigo – falaremos mais sobre isso adiante – e consta como representante da constelação nas estrelas da bandeira do Brasil.

Outra passível de nota é a estrela Porrima, a Gamma Virginis, que é um sistema duplo com magnitude 3,7, portanto, também identificáveis com facilidade.

Outros objetos na constelação de Virgem

Há cerca de 13.000 galáxias entre Virgem e a Cabeleira de Berenice, sendo que grande parte delas se encontra mais próxima à constelação foco deste artigo.

Essa região é chamada de Superaglomerado de Virgem e alguns objetos podem ser observados com telescópios com abertura superior a 200mm.

Alguns dos mais expressivos são M49, uma galáxia brilhante elíptica, a M87, umas das galáxias mais expressivas que podemos observar (magnitude 8,6).

Ao mesmo tempo, há a Galáxia do Sombrero, de magnitude 8 e que pode ser observada com o telescópio simples ou com um de 200mm para identificar a forma escura no centro, o tornando parecido com um chapéu mexicano.

Por fim, também há o quasar (núcleo galáctico ativo, maior que de uma estrela, mas menor que o de uma galáxia) 3C273 Virginis, que está a impressionantes três biliões de anos-luz e é o objeto mais distante que um telescópio de observação amadora (200mm) pode localizar!

História da Constelação de Virgem

Provavelmente, o grupamento virginiano é o que mais têm histórias falando sobre sua origem. Pelo fato de ser uma constelação bastante antiga, ao longo dos séculos houve muita especulação sobre sua história, mas a principal se refere à Astreia, virgem filha de Zeus e Têmis (deusa da justiça e da ordem).

A jovem perambula entre os homens buscando semear a paz e a retidão. No entanto, percebe que a humanidade não tem interesse em tais aspectos e cansada de tanto conflito e guerra, retorna aos céus – formando a aglomeração estelar.

constelação de virgem

Em uma mão ela porta a justa balança e na outra, uma espiga de milho. É até por isso que antigamente, quando a Constelação de Virgem surgia nos céus no hemisfério norte, as pessoas viam isso como um bom sinal para a agricultura.

Confira as outras histórias da Constelações do Zodíaco e entenda como cada uma foi supostamente originada!

Signo de Virgem

Por último, há também a influência astrológica que a constelação também possui. A cada área da Eclíptica que o Sol incide durante o ano, foram atribuídos os signos do Zodíaco: períodos que marcam caraterísticas singulares aos indivíduos nascidos durante a incidência.

Dessa forma, os virginianos nascem entre 23 de agosto a 22 de setembro (variando um pouco, de acordo com a posição solar no ano em questão). O signo de Virgem é conhecido pela forte sistematização e por serem pessoas muito centradas!

Veja mais sobre como ocorre esse posicionamento no mapa astral e quais são os signos de cada mês!

Presente de estrelas

Agora que você já sabe bastante coisas sobre a Constelação de Virgem, que tal dar um presente criativo que valoriza um dia especial com um pedacinho do universo?

banner mapa das estrelas em fundo azul

Nós do Mapa do Meu Céu fazemos quadros personalizados que mostram como estava o céu em uma data, horário e local da sua preferência. Assim, é possível registrar um momento que merece lembrança constante!

Além disso, você pode escolher toda a personalização, selecionando os elementos que deseja colocar ou não, como: Via Láctea, Lua, o nome das constelações, cores, modelos e formatos. Legal, não?

mapa do meu céu detalhe das constelações e via lactea
Detalhe nas constelações e Via Láctea no Mapa do Meu Céu

Os detalhes são incríveis, e certamente, um presente cheio de significados! <3

Crie seu mapa das estrelas ou então conheça nossos outros produtos que aliam ciência, carinho e são completamente exclusivos:

quadro de estrelas, mapa dos planetas e pingente personalizado do universo - banner ciência

Continue lendo

O vestido de casamento de Thaila Ayala

Astrologia

O vestido de casamento de Thaila Ayala

Saiba tudo sobre o vestido de casamento da modelo Thaila Ayala, baseado na astrologia e com pedrarias representando o momento que os noivos se conheceram!

#astrologia #casamento #mapa das estrelas #quadro decorativo #quadro personalizado #thaila ayala

Planeta Urano – Curiosidades e características

Astronomia

Planeta Urano – Curiosidades e características

O planeta Urano é um mais distantes do sol e é muito interessante do ponto de vista astronômico, astrológico e mitológico. Confira tudo!

#planeta urano #urano

Como aumentar a autoestima

Bem Estar

Como aumentar a autoestima

Saiba como aumentar sua autoestima com algumas dicas simples e frases de amor próprio! Veja como se valorizar e ser feliz sempre.

#amor próprio #autoestima #mapa das estrelas #quado personalizado #quadro decorativo