Shopping cart
R$0,00
o sol

O Sol: características, informações e influências

O Sol é o astro central do nosso universo, mas muitas pessoas conhecem muito pouco sobre ele e toda a influência que exerce na nossa vida. Basicamente, é ele que torna a nossa existência possível!

Por isso, então, o Mapa do Meu Céu traz um guia completo sobre as características do Sol, além de curiosidades e informações que são pertinentes e vão te ajudar e entender – e até amar – cada vez mais esse astro.

Vamos lá? Vista seus óculos de sol, pois vamos nos aproximar cada vez mais do seu calor e intensidade!

Características do Sol

O Sol é uma estrela, pois é um corpo celeste que emite luz e calor próprios.

Ele está localizado dentro de um dos inúmeros brancos da Via Láctea, juntamente com o nosso sistema solar e, apesar de seu tamanho e toda a importância que tem para nós, é uma estrela bastante comum dentro da totalidade do universo.

braços da via lactea foto site apollo 11

A sua classificação é de estrela anã amarela, constituído em cerca de 74% de hidrogênio, 24% de gás hélio, entre outros metais.

Muitas pessoas não conseguem entender como a energia do Sol não se esgota. É devido à sua imensa pressão interna, que gera reações nucleares constantes, transformando hidrogênio em hélio.

Inclusive, é o que o classifica na “sequência principal” (produção de energia através do hidrogênio).

É uma estrela de tamanho médio, estimada em cerca de 4 bilhões de anos e provavelmente formada pelo colapso de uma imensa, gigantesca, super nuvem de poeira cósmica.

É a sua gravidade que mantém os planetas do sistema solar gravitando ao redor dele, formando o alinhamento dos planetas e suas influências astrológicas sobre nós.

Por que o sol é amarelo?

Ao contrário do que se pensa, o sol não é amarelo: ele emite uma luz branca, que quando em contato com a terra por meio dos raios ultravioleta dá a impressão de estar nessa cor.

Qual a temperatura do sol?

A superfície do Sol é chamada de fotosfera e apresenta cerca de 5.800°C em sua totalidade, enquanto nas manchas solares (pontos negros que podem chegar a 50 mil quilômetros de extensão) ela cai para até 3.800°C.

Acima da fotosfera, existe uma camada fina, chamada cromosfera, onde a temperatura do Sol varia entre 6.000°C e 20.000°C.

Finalmente, acima dessas duas camadas, a chamada coroa solar: um revestimento rarefeito e luminoso que pode ser observado nos eclipses solares e chega a medir 1 mihão de graus Celsius.

Por fim, o núcleo marca 15 milhões de graus Celsius! Inimaginável, né?

Distância da Terra ao Sol

O nosso planeta se encontra a 149,6 milhões de quilômetros de distância do astro, sendo o terceiro planeta mais próximo a ele.

Abaixo, a distância dos planetas do Sistema Solar em relação ao Sol (em milhões de km):

  1. Mercúrio: 57.910
  2. Vênus: 108.16
  3. Terra: 149.6
  4. Marte: 228
  5. Júpiter: 778.4
  6. Saturno: 1,427.0
  7. Urano: 2,869.6
  8. Netuno: 4,496.6

Sendo assim, o planeta mais próximo ao Sol é Mercúrio, que por sua proximidade com o astro rei não tem atmosfera e possui temperaturas de até 425°C, o bastante para derreter estanho.

A que horas o sol nasce?

O nascer do sol depende da localização que deseja ser pesquisada, uma vez que é influenciado pela rotação da Terra (que acontece de oeste para leste), a incidência do Sol ao longo do ano na Eclíptica e a inclinação da Terra em relação a ele.

Sendo assim, é necessário consultar sites especializados para saber a que horas o sol nasce ou então ter aplicativos meteorológicos como o Climatempo no seu celular, pois eles indicarão a hora exata para sua localização.

Além do horário do nascer do sol, você também poderá checar o horário do pôr do sol e aproveitar esses dois fenômenos maravilhosos.

Onde o sol nasce?

O sol nasce sempre no horizonte leste e se põe no horizonte oeste.

Porém, sua posição varia de acordo com a época do ano, justamente por conta da órbita que a Terra desenha ao redor do Sol.

Sol na eclíptica

Portanto, em alguns períodos do ano ele estará mais ou norte, por exemplo, e não tão elevado no horizonte.

Influência do Sol sobre nós

Embora muita gente só sinta falta do Sol efetivamente quando deseja passar um final de semana na praia, ele é extremamente importante para a manutenção da vida aqui na Terra.

Primeiramente, para a vegetação, uma vez que as plantas dependem de luz solar para que a clorofila consiga fazer a fotossíntese, que é basicamente transformar a incidência em energia.

Assim, elas conseguem se desenvolver e produzir oxigênio – utilizado por muitos seres vivos, inclusive nós, humanos!

Outro ponto importante é sua influência no ciclo da água, evaporando-a e fazendo com que retorne à terra por meio de chuva.

Conforme citamos também, de acordo com o posicionamento terrestre ao longo do ano, temos as estações e a produção de alimento: enquanto em algumas há escassez de algum tipo de comida, em outros há abundância.

Isso posto, alguns animais utilizam o inverno (onde há menos predominância de calor, sol e comida) para hibernar e não dispender gordura e energia, saindo para caçar ou se alimentar nas épocas mais quentes.

Mas e para nós? O que sol influencia, além da agricultura?

A vitamina do sol

Conhecida como a vitamina do sol, o vitamina D é sintetizada através dos raios ultravioletas que o Sol emite.

Entre seus benefícios, está o equilíbrio do organismo em geral: a boa absorção do cálcio e do fósforo para fortalecimento de ossos, dentes, cérebro e músculos (como o coração, por exemplo). Bom, né?

Além dessas evidências importantíssimas de como dependemos do Sol, ele tem um papel importantíssimo na Astrologia, influenciando na nossa personalidade.

Sol e Astrologia

O Sol na Astrologia também tem um papel essencial nos signos do zodíaco. Ele representa a vida, a essência e nosso ego.

O signo onde o Sol estiver posicionado no dia do seu nascimento (informação a ser consultada no seu mapa astral) indica como você se posiciona perante as situações, por onde permearão suas atitudes e princípios.

É a base de tudo que somos, o elemento central que nos formou e que sente necessidade de irradiação, mostrar-se ao mundo.

Ainda, o local onde está alinhado na nossa data de nascimento revela onde provavelmente temos um propósito a seguir.

A casa astrológica a qual se posiciona também indica onde a pessoa pode expressar melhor seu verdadeiro eu.

A energia do Sol é essencialmente vista como masculina, o que indica força, consistência e paixão.

Curiosidades sobre o Sol

  1. O Sol demora 200 milhões de anos para completar seu próprio movimento de translação na Via Láctea;
  2. Da coroa solar se desprendem partículas em um fluxo constante, que formam os chamados ventos solares: ventos esses que circulam em uma velocidade média de 450km/h;
  3. Os ventos solares foram essenciais para a criação dos planetas, pois empurraram os gases em sua direção e moldaram seu tamanho e composição (por isso os mais próximos ao astro são rochosos e menores, enquanto os mais distantes são gasosos e maiores);
  4. Em 5 bilhões de anos, terá 100 vezes o tamanho atual e absorverá a Terra e demais planetas;
  5. Sua luz demora 8 minutos e 18 segundos para chegar até o nosso planeta;
  6. As sombras são maiores no inverno do que no verão, devido à incidência solar;
  7. Seu diâmetro é  de 1.392.700 km;
  8. Seu brilho aparente é 200 bilhões de vezes maior que Sirius, estrela mais brilhante do céu noturno;
  9. Ele é tão grande que dentro dele caberiam 1 milhão de planetas do tamanho da Terra;
  10. Sua massa corresponde a 99,8% da massa do sistema solar inteiro;

Alinhamento dos planetas

Deu para entender um pouco de como um só elemento – mas que elemento! –  celeste pode influenciar as nossas vidas?

Foi pensando nisso que o Mapa do Céu trouxe, além do nosso tradicional mapa das estrelas, também um mapa dos planetas.

Ele mostra exatamente como estavam ou estarão posicionados os planetas em determinada data, seja ela do presente ou futuro.

O alinhamento dos planetas é extremamente poderoso, e é através dele que inúmeras previsões precisas são feitas.

Desse modo, que tal celebrar um momento especial com um mapa planetário? Assim como o das estrelas, ele foi projetado para registrar datas que merecem ser relembradas diariamente.

mapa dos planetas

Por exemplo: o dia do seu nascimento ou de alguma pessoa especial, um pedido de namoro ou pedido de casamento, a data de um encontro ou fato que mudou a sua vida…

Você também pode personalizar com as cores e formatos que preferir, escolhendo entre três modelos e colocando as frases e pensamentos que achar mais legal!

Dê um presente criativo a si mesmo ou para alguém e mostre que é mais um(a) apaixonado(a) pelas maravilhas que o universo nos proporciona. Entre elas, como falamos…a nossa vida!

Crie o seu mapa dos planetas e tenha algo exclusivo e personalizado!

Universo

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous reading
Presente de Natal criativo, versátil e sem fila? Temos!
Next reading
35 Metas de Relacionamento que você precisa ir atrás!