Astronomia e Astrologia: entenda as diferenças!

Um assunto quase que polêmico, a diferença entre astronomia e astrologia é bem simples de entender! Apesar das duas começarem com o prefixo “astro”, são coisas bem diferentes que andaram juntas por muitos e muitos anos, mas são bem distintas. Saiba então a o que é astronomia e astrologia e tire suas próprias conclusões! rs

O que é Astronomia

A palavra astronomia deriva do latim aster (astro) + nomos (lei), ou seja: a lei dos astros. E é exatamente isso que significa: o estudo científico das estrelas e outros corpos celestes que compõe o universo.

O estudo astrônomo data séculos e séculos, quando povos antigos estudavam o curso dos astros para construir seus calendários solares e lunares, se orientar em relação à eventos climatológicos e prever a melhor época para agricultura ou navegação, por exemplo.

cientista trabalhando em uma base espacial  ilustrando matéria de astronomia e astrologia

Com o passar dos anos a astronomia tornou-se cada vez mais técnica e específica.

Como resultado, conseguiu atingir feitos incríveis e conhecer detalhes que os povos antigos jamais imaginaram: como captar uma estrela a milhões de kms da Terra, por exemplo.

astrônomo é alguém necessariamente com curso superior, com conhecimentos bem específicos de Matemática e Física.

Dessa forma, vê na astronomia um meio de estudar, classificar e entender a origem e evolução dos astros.

Gosta de Astronomia?
Leia também: 
12 curiosidades e tudo o que você precisa saber sobre as estrelas

O que é Astrologia

Já a palavra astrologia é derivada do latim aster (astro) + lógos (estudo). Pode parecer apenas uma diferença de semântica entre astronomia e astrologia, porém é mais do que isso.

Enquanto a primeira é uma “lei”, algo confirmado e certo, a segunda trata-se de análise e observação.

Por esse motivo a astrologia é considerada uma pseudociência, pois não tem base científica, ou seja: não pode ser comprovada de fato e é um conjunto de crenças.

Ainda é muito descreditada no meio científico e também entre certa parte da população.

Astronomia e astrologia andaram juntas por muito tempo como uma coisa só.

Com o advento da Zona Zodiacal (que para simplificar são as 12 constelações que se encontram na Eclíptica, linha que determina o círculo máximo que a Terra tem e que faz translação ao redor do Sol, completando 365 dias) e de análises antigas sobre a influência dos corpos celestes na natureza, percebeu-se características e padrões comuns à pessoas e períodos determinados.

estudos astrológicos em um papel sob mesa ilustrando matéria de astronomia e astrologia

Assim, com o passar dos anos a astrologia foi criando força e distinção, inclusive para criar os famosos mapas astrais – que eram usados também para analisar o adversário em uma disputa, conhecendo suas forças e fraquezas.

astrólogo analisa o céu e o posicionamento dos astros para criar um paralelo com o comportamento do ser humano e seus rumos na sociedade e hoje se tornou alvo de muito estudo e análise.

De fato, é difícil dizer que não faz sentido as análises de horóscopos e mapas astrais, pois às vezes são tão precisos e dizem tanto sobre nós que parece que conhecem nossa alma! (cá entre nós, tudo isso faz sentido sim, rs)

Gosta de Astrologia?
Leia também: 
A personalidade dos signos

Principais diferenças entre Astronomia e Astrologia

Nosso resumo das diferenças entre astronomia e astrologia para você entender de forma simples e de uma vez por todas!

quadro de diferenças entre astronomia e astrologia

Tanto a Astronomia quanto a Astrologia nos encantam muito!

Acreditamos que as duas têm razão de ser e o misticismo sempre rondou as estrelas e o Universo: afinal, ele é imenso e tem muita coisa que ainda desconhecemos e não entendemos…

Sendo assim, é por isso que temos astrônomos e astrólogos dedicados a estudar e descobrir cada dia alguma coisa nova!

Também ama o Universo e as belezas que ele inspira? Então se ainda não conhece, não deixe de conhecer nossos quadros personalizados!

Eles são lindos e maravilhosos e mostram com propriedade o céu de um dia especial, com o mapa das estrelas exato!

Você pode deixar seu quadro personalizado com as cores e frase que desejar e é um ótimo presente de aniversáriopresente de casamento ou mesmo um merecido presente para você! Veja como montar o seu mapa das estrelas.

 poster azul do mapa do meu ceu em fundo estrelado

Esperamos que tenha gostado…uma ótima viagem às estrelas 🙂

Continue lendo

Como fazer alguém feliz? 6 dicas práticas

Relacionamentos

Como fazer alguém feliz? 6 dicas práticas

A bem da verdade, não existe uma fórmula mágica de para fazer alguém feliz! Cada pessoa tem suas preferências, história de vida e personalidade que a torna única no mundo. No entanto, existem algumas pequenas (ou grandes!) atitudes que fazem toda a diferença no dia a dia e que, de forma geral, melhoram o dia […]

Constelação de Sagitário – Localização e dados!

Astronomia

Constelação de Sagitário – Localização e dados!

A Constelação de Sagitário tem muitos objetos e curiosidades atrelados a ela. Saiba tudo sobre a Constelação do Zodíaco!

Linguagem do Amor

Relacionamentos

Linguagem do Amor

Descubra como entender a linguagem de amor do seu parceiro pode fortalecer o seu relacionamento e trazer uma melhor conexão emocional.

#cinco linguagens do amor #dr. Gary Chapman #linguagem do amor #relacionamento