Casas astrológicas – Saiba tudo sobre elas!

As casas astrológicas compõem o mapa astral de um indivíduo, que nada mais é do que a representação exata de como estava o céu no momento em que nasceu. Essa divisão mostra as forças universais que incidem sobre sua personalidade, como elas se manifestam e em que áreas da vida.

Dessa forma, quando um astrólogo cria ou analisa um mapa astral, ele entende as influências que cada astro ou signo do zodíaco exercem nos mais variados campos e como trabalhar o poder que eles têm para potencializar ou corrigir aspectos que são cruciais no dia a dia.

Entenda tudo sobre as casas astrológicas a seguir: como interpretar um mapa astral, o que cada planeta ou signo representa e as o que as regiões em si significam!

O que são as casas astrológicas?

Quando uma pessoa nasce, é possível traçar um mapa que mostra o posicionamento de signos e planetas em relação à localidade, hora e local do nascimento.

Por isso, é tão importante que todas essas informações sejam precisas no momento da elaboração do gráfico, pois informações divergentes podem levar a interpretações erradas. Se você não tem um mapa ainda, você pode fazer gratuitamente no Personare ou Astrolink, por exemplo.

A base se inicia pelo ascendente, que é signo que surgia no horizonte naquele momento, e que se posiciona do lado central e esquerdo do círculo.

mapa astral - exemplos de casas astrológicas

A partir de então, todas as casas astrológicas possuem signos que as representa, e algumas possuem planetas, também, em seu interior.

Para que fique mais claro, os signos e planetas representam forças e falam sobre características, ações ou expressões específicas, enquanto as casas mostram o local onde isso ocorre.

Ficou confuso? Não se preocupe, esmiuçamos tudo abaixo! ?

Qual a influência dos signos no mapa astral?

As doze casas astrológicas falam, ao mesmo tempo, sobre os signos. Esses últimos se dispõem em sua ordem natural (começando por Áries), porém sua posição varia de acordo com a disposição que as constelações do Zodíaco se encontravam naquele determinado dia, horário e local.

É comum que os leigos olhem para um mapa e, não sabendo interpretar direito, imaginem que não tem um signo em determinada casa. Contudo, reforçamos: todas as casas têm signos atuantes.

Para saber qual signo é dominante em alguma área da sua vida, basta olhar identificar o número e área que ocupa, acompanhando uma das linhas diagonais e direcionando o olhar até o signo que a corresponde.

A leitura de um mapa é feita no sentido anti-horário, então você deve sempre considerar o signo que está mais perto da linha diagonal esquerda, ou a superior, se considerar essa ordem contrária aos relógios.

Sendo assim, cada signo traz forças bem marcantes às casas:

  1. Áries: iniciativa, autoafirmação;
  2. Touro: materialização, dons;
  3. Gêmeos: aprendizado, socialização;
  4. Câncer: ancestralidade, sensibilidade;
  5. Leão: paixão, autoestima;
  6. Virgem: rotina, meticulosidade;
  7. Libra: parcerias, relacionamentos;
  8. Escorpião: transformação, inconsciência;
  9. Sagitário: expansão, conhecimento profundo;
  10. Capricórnio: ambição, reconhecimento;
  11. Aquário: cooperação, coletividade;
  12. Peixes: espiritualidade, sensibilidade;

Por exemplo, se uma pessoa tem Aquário em uma casa astrológica que fala sobre trabalho, a tendência é que ela necessite trabalhar em um ambiente mais colaborativo, aberto a diferentes ideias. E assim por diante.

Para entender melhor as características dos signos, você pode investigar o link ao lado, que traz um resumo de todos, ou então ver os fatores completos, clicando em cada um deles na lista acima.

Qual a influência dos planetas no mapa astral?

Por outro lado, os planetas também são bastante importantes. Primeiramente, porque os astros do sistema solar têm diferentes forças gravitacionais em relação a nós. Inclusive, já falamos da influência da Lua aqui na Terra e no nosso dia a dia.

Além disso, eles também se relacionam com o Zodíaco, pois cada um deles é regente de um ou mais planetas.

Se você tem algum planeta em determinada casa, é certo que ele será de suma importância na sua vida e seus movimentos ao longo do ano (e da vida!) farão com que você sinta mais ou menos os efeitos do poder que eles têm.

Mas se você não tem nenhum planeta em algumas áreas, saiba que isso é perfeitamente normal. Basta considerar o signo predominante.

Dessa forma, entenda o que cada planeta ou astro simboliza nas casas astrológicas e que signos eles regem na astrologia.

Pessoais (ligados fortemente à personalidade e questões básicas dos indivíduos, como amor, missão de vida e forma de agir)

Sociais (que envolvem questões da sociedade e convívio com outras pessoas)

Transpessoais ou geracionais (dizem respeito a processos maiores e mais complexos: evolutivos, humanitários ou geracionais)

Basicamente, quando estão em trânsito, podem acionar gatilhos importantes que influenciam na nossa forma de ver as coisas, nos motivam ou desaceleram.

Quais são as casas astrológicas?

Cada casa astrológica faz menção a uma área da vida, e é importante entender sobre o que elas abordam e como os astros se posicionam especificamente no seu mapa astral, buscando aprimorar o autoconhecimento e ampliar as oportunidades que o mundo traz.

Confira um resumo sobre elas:

1.       Casa 1 – Ascendente

Essa casa representa tudo o que tem a ver com a nossa autoimagem, o jeito o qual nos projetamos. Também indica a necessidade autodesenvolvimento, para nos tornarmos o que é preciso para alcançar nossos objetivos. A associação direta é com o signo de Áries.

2.       Casa 2 – Finanças

Em seguida, a casa que representa os valores materiais, recursos e também habilidades e dons que possuímos. Ainda, representa a capacidade de gerar riqueza, noção de valores em geral. Relaciona-se com Touro.

3.       Casa 3 – Comunicação

Ligada ao signo de Gêmos, simboliza a área de convívio social e as relações que temos com nossos irmãos, primos ou tios. Ao mesmo tempo, trata da forma de se comunicar e aprender ao longo da vida e em situações cotidianas.

4.       Casa 4 – Família

Apresenta as relações com nossos pais, a família de origem e tudo o que se relaciona com ancestralidade. Por isso mesmo, tem ligação com Câncer.

5.       Casa 5 – Lazer e criatividade

Diz respeito aos hobbies, a relação com os filhos e também aos amores em fase inicial ou mais informais, ou seja: voltados à paixão. Sendo assim, é uma casa astrológica com energia leonina.

6.       Casa 6 – Trabalho e saúde

Quando o assunto é rotina, cuidados com a saúde e também sobre o trabalho que nos atrai, a casa 6 é a responsável por conceder um norte. Ela aponta as tendências nesse setor e tem influência virginiana.

7.       Casa 7 – Relações amorosas

Em relação a casa 7, ela indica o tipo de pessoas que você atrai, as características pessoais dela e/ou o que você busca em seus relacionamentos. A conexão é com o signo de Libra.

8.       Casa 8 – Bens compartilhados, transformações e tabus

Por outro lado, quando falamos sobre assuntos mais profundos, temos a casa 8, que se relaciona com a separação, morte e a regeneração. Ademais, pode indicar relações com as próprias posses e com as dos demais – com heranças, por exemplo. A energia regente é a escorpiana.

9.       Casa 9 – Estudos e filosofia

A casa 9 é sobre os estudos acadêmicos, cursos e grandes viagens. Obviamente, só poderia se relacionar ao signo mais apaixonado por essas áreas: Sagitário!

10.   Casa 10 – Carreira e missão de vida

Simbolizando a carreira e o direcionamento que você terá na vida, a casa 10 também se relaciona com a 2 (finanças) e a 10 (trabalho). É a busca por reconhecimento e realizações na vida. O signo correlato é Capricórnio.

11.   Casa 11 – Grupos e sociedade

A penúltima casa se relaciona aos amigos e como você se relaciona com eles na sua vida, bem como os agrupamentos que você achará interessante segundo sua intelectualidade. Portanto, tem influência aquariana.

12.   Casa 12 – Espiritualidade e missão cármica

Por fim, a casa 12 se faz mais profunda e misteriosa, pois diz respeito à reclusão, aos nossos medos, inseguranças e ao que precisamos experimentar ou enfrentar internamente para chegar à evolução pessoal. Tem afinidade com Peixes.

Como interpretar as casas astrológicas?

A leitura de um mapa astral é bastante complexa, sensível e interpretativa. Conforme você observou neste artigo, há múltiplas maneiras de olhar e inferir sobre os dados que o documento apresenta.

De certa forma, é importante que você busque um(a) astrólogo(a) de confiança, caso queira se aprofundar no assunto.

No entanto, o que mostramos aqui já abre espaço para bastante inferências. Por exemplo: você já sabe encontrar o signo que se encontra em cada uma das casas, olhando o mapa em sentido anti-horário e buscando o que está mais próximo à cúspide (aquela linha diagonal à esquerda da casa, onde ela se inicia).

A partir dessa imagem, você pode relacionar o que cada signo do Zodíaco representa e traçar paralelos. Por exemplo, ter Câncer na casa 5 (de hobbies) pode indicar que você é uma pessoa mais caseira ou que atividades com seus familiares é algo que você sente mais satisfação.

Ou então, ter Touro na casa 7 (amor e parcerias) pode mostrar que você atrai pessoas que gostam de estabilidade e segurança.

Contudo, cuidado! Como dissemos, os planetas também são importantes na avaliação, já que o signo em que se encontram mostram como direcionam especificamente sua energia naquela casa.

Nesse sentido, também há uma interpretação na astrologia moderna, que defende que existem casas astrológicas angulares, sucedentes e cadentes. Sendo assim, cada uma representa uma faceta e teria uma ordem de importância. Portanto, elas seriam:

Assim, os planetas em casas angulares exerceriam pleno poder, enquanto em casas sucedentes seria a metade e nas cadentes apenas 25%.

Em conclusão, há vários jeitos de olhar um mapa e é preciso estabelecer relações que conectem às devidas regências e forças.

 Presente de astrologia

Uma vez que você já entendeu um pouco mais sobre as casas astrológicas, que tal comprar um presente criativo de astrologia?

O Mapa do Meu Céu faz quadros personalizados dos signos do Zodíaco, colocando as suas principais características do signo solar.

banner do quadro dos signos

Você pode escolher as cores e tamanho que achar melhor, além da representação que achar melhor: os símbolos dos signos ou de suas constelações!

Portanto, faça o seu quadro dos signos e aproveite para valorizar a sua essência ou presentear a quem você ama. ?