Planeta Saturno – Características e curiosidades!

O planeta Saturno é o segundo maior do sistema solar, perdendo apenas para seu vizinho Júpiter. Seu sistema de anéis e luas chama muito a atenção, assim como algumas outras características que possui.

O sexto planeta mais próximo ao Sol é conhecido desde a antiguidade e seus anéis podem ser vistos mesmo aqui na Terra!

Saiba tudo sobre o que envolve Saturno: seja na astronomia, na astrologia ou na mitologia.

Como é o planeta Saturno?

Assim como Júpiter, Urano e Netuno, o planeta Saturno é um dos planetas gasosos, composto basicamente por hidrogênio (97%), além de outros gases como hélio e metano.

Seu núcleo é rochoso, gelo e água. Provavelmente, por estar a mais de 1,427 bilhões de km do Sol, Saturno não recebe tanto o calor do astro e se mantém em uma temperatura bastante fria.

A temperatura média de Saturno é de -125°C, com sua composição sendo menos densa que a da água. Portanto, se conseguíssemos colocar o gigante gasoso em uma imensa bacia de água, flutuaria. Engraçado, não?

Apesar disso, seu volume é cerca de 755 vezes maior que o do nosso planeta! E seu diâmetro é de 120 536 km, ou seja: cerca de 9,4 vezes o diâmetro Terrestre.

O que capta a nossa atenção logo de cara, também, são seus diversos anéis.

O que são os anéis de Saturno?

Os anéis de Saturno fazem parte de sete grupos principais: A, B, C, D, E, F e G.

A principal teoria é de asteróides que se chocaram contra o planeta ou suas luas, desprendendo partículas que começaram o movimento gravitacional ao redor de Saturno.

Os anéis são formatos por gelo, rocha e poeira e há cálculos que apontam que o diâmetro do sistema anelar chega a até cerca de 280 mil km em algumas regiões – porém a espessura de cada um não passaria da média de 1km.

Ainda que Júpiter, Urano e Netuno também possuam anéis, somente os de Saturno são visíveis aqui da Terra.

Quantas horas dura um dia em Saturno?

O movimento de rotação do astro é de 10 horas e 39 minutos, sendo o segundo mais rápido do sistema solar, logo após do planeta Júpiter.

Devido a esse fator, também seu formato é mais achatado nos polos, que tem menor tamanho em relação a sua área equatorial.

Foto dos anéis de Saturno imagem Nasa, no artigo: Planeta Saturno - Características e curiosidades!

Anéis de Saturno -imagem Nasa

Quanto dura um ano em Saturno?

Certamente você não gostaria de viver em Saturno, pois enquanto aqui o ano dura 365 dias, no planeta é preciso 29 anos, 167 dias e 6 horas para dar uma volta completa ao redor do Sol e fazer seu movimento de translação!

Quantas luas tem Saturno?

Atualmente, o planeta Saturno detém o título de planeta com o maior número de luas do sistema solar.

São 82 satélites naturais orbitando a seu redor, 3 do que as conhecidas em Júpiter.

A mais famosa é Titã, a segunda maior do sistema solar – perdendo apenas para Ganimedes, de Júpiter. Aliás, ela chega a ser até maior do que o planeta Mercúrio.

Imagem da superfície do satélite natural de Saturno, Titã por imagem da Nasa, no artigo: Planeta Saturno - Características e curiosidades!

Superfície do satélite Titã, imagem da Nasa

Planeta Saturno na Astrologia

No campo da astrologia, o planeta Saturno também rege um signo do Zodíaco e exerce influências sobre nós com seus trânsitos.

O astro está intimamente ligado ao que nos limita, mas ao mesmo tempo nos traz muito aprendizado. É um regente ligado à disciplina, prudência e amadurecimento.

Ainda, é associado à casa 10, ligada à carreira e ao nosso lugar na sociedade.

Quanto ao signo, rege Capricórnio, um signo que é muito voltado ao raciocínio, determinação e ambição. Você pode conferir a personalidade dos signos na matéria que fizemos especialmente sobre isso. ?

Portanto, a posição de Saturno no seu mapa astral indica a busca por excelência naquela determinada área. É onde você se sentirá mais compelido(a) a superar as limitações e talvez isso lhe traga algum conflito interno.

Além disso, muito se fala também sobre o chamado “Retorno de Saturno”. Já que o planeta Saturno demora em média 30 anos para dar uma volta completa ao redor do Sol, quando temos essa idade temos grande impacto causado pelo astro.

imagem de uma borboleta, ilustrando a evolução marcada pelo retorno de Saturno na astrologia,  no artigo: Planeta Saturno - Características e curiosidades!

Enquanto marca nossos limites, é um período de descoberta, lidar com nossos medos e conflitos e evoluir. É quase que uma passagem ritualística do ponto de vista astrológico, quando deixamos ser crianças e nos tornamos adultos – cheios de responsabilidades e cobranças.

Nesse aspecto, muitas vezes somos estimulados energeticamente a nos desligar de hábitos, pessoas e crenças que não nos vestem mais.

Embora isso possa ser doloroso, também é algo que faz parte da nossa própria evolução, então é necessário em busca de um caminho mais claro.

Planeta Saturno na Mitologia

O planeta Saturno é um deus romano, que na mitologia grega equivale a Cronos, o filho do Céu (Urano) e da Terra (Gaia).

Ele representa o tempo e sua passagem muitas vezes cruel. Cronos toma o lugar de seu pai, que é tomado pela confusão, mas logo depois tem conhecimento de uma profecia que dizia que o mesmo aconteceria consigo.

Com medo do destino, após casar com Reia (uma titânide também filha de Urano e Gaia), começa a devorar seus filhos para evitar ser deposto.

Esse fato é muito curioso, à medida que faz um parelho com o próprio tempo, que tudo consome sem piedade ou delongas para cumprir sua própria função.

Imagem do famoso quadro onde Cronos devora um de seus filhos

Representação de Cronos devorando um de seus filhos

Porém, um dia a profecia se cumpre e Zeus (que até então estava escondido pela mãe) lhe dá uma poção para que vomite todos os filhos previamente engolidos.

Uma grande luta se desenrola, e Zeus finalmente toma o seu posto.

Há algumas versões que apontam que ele foi tornado prisioneiro por um tempo, depois reaparecendo e estabelecendo um período de paz e de ensino aos homens sobre a Agricultura.

É bonito pensar que na nossa vida ocorre o mesmo: a princípio somos inconsequentes e impulsivos, enquanto com o passar dos anos nos tornamos mais sábios, experientes e pacientes.

Assim sendo, somos realmente como o plantio, que ao longo do tempo evolui e dá frutos produtivos.

Planeta de presente

Gostou de saber todas essas informações sobre o segundo maior planeta do nosso sistema solar?

Saturno foi e ainda é um planeta muito importante para a astronomia e astrologia, e seu estudo é constante!

Que tal então dar um presente de planeta para uma pessoa querida, que é ligada à ciência, misticismo ou simplesmente aprecia as belezas do universo?

Nós do Mapa do Meu Céu criamos os chamados mapa dos planetas, que mostram exatamente como estava o trânsito planetário em um dia específico.

banner do mapa dos planetas

O resultado é muito bonito, além de ser um presente criativo e único. Além de contar com o alinhamento dos planetas (que muda o tempo todo), também é totalmente personalizado com a frase de amor que desejar, as cores, tamanho e mais.

Crie o seu mapa dos planetas e tenha mais pertinho de você ou de alguém especial não só o “planeta do tempo” quanto todos os demais, marcando uma data que merece ser recordada e estampada pela eternidade.

Gostou desse artigo?

Então, corre para o nosso blog e saiba tudo sobre astronomia e muito mais!

Além disso, não se esqueça de acompanhar o nosso trabalho no Instagram.

O que você vai ler nesse artigo

    Continue lendo

    10 passos simples de como demonstrar amor

    Frases e Músicas

    10 passos simples de como demonstrar amor

    Nem sempre é fácil o caminho de como demonstrar amor por outra pessoa, pelo menos do jeito que ela ou você sente que seria a melhor forma. Primeiramente, é importante entender que muito da dificuldade que sentimos em expressar sentimentos vem de crenças e expectativas que nós mesmos criamos e nem sempre refletem a realidade. […]

    Presente para casal usar juntos: 7 opções diferentes

    Presentes

    Presente para casal usar juntos: 7 opções diferentes

    Um bom presente para casal usar juntos é aquele que tem um significado importante para os dois e ao mesmo tempo, case bem com o estilo dos dois. É como um elo a unir ainda mais essas duas pessoas, que usam aquele item para reforçar a importância que um tem na vida do outro. E […]

    Frases de amor para Namorada

    Frases e Músicas

    Frases de amor para Namorada

    Frases de amor para namorada! As melhores frases de amor para emocionar, provocar o riso e surpreender. Confira e se inspire!

    #frases de amor #frases de amor a distância #frases de amor para namorada #frases de amor para se apaixonar #frases românticas