Planeta Marte: características, vida no planeta e mais

O planeta Marte é o segundo menor planeta do sistema solar, perdendo posição somente para o planeta Mercúrio. Além disso, é o quarto planeta mais próximo ao Sol, vizinho da Terra, o que lhe confere características bastante únicas e faz o homem sonhar em viver por lá um dia.

Portanto, é bom entender todos os mistérios, possibilidades e desafios que o planeta nos proporciona. Ainda que seja improvável, um dia o planeta pode ser o seu novo lar. Rs

Veja então todas as curiosidades sobre o planeta Marte: seja na astronomia, na astrologia ou mesmo na mitologia!

Quais são as características do planeta Marte?

Nosso planeta vizinho é o último planeta rochoso do sistema Solar, acompanhado (em ordem de proximidade em relação ao astro rei) por Mercúrio, Vênus e a Terra.

Na verdade, sua distância em relação ao Sol é de 228 milhões de km, o que torna suas características semelhantes como as do nosso planeta em alguns aspectos. Afinal, ele não está nem tão perto e nem tão longe para que o calor (ou a ausência dele) torne a vida inviável.

Com cerca de metade do tamanho do tamanho da Terra (6.794 de diâmetro), seu movimento de rotação é bem parecido com o nosso (23h, 56 minutos e 41 segundos) e tem 24 horas e 37 minutos.

PIA01249_visão mais nítida de marte imagem Nasa Hubble

Imagem mais nítida do planeta Marte pelo Hubble / Imagem Nasa

Já o movimento de translação do planeta Marte (ou seja, o ano marciano) dura 687 dias terrestres.

Sua superfície tem cor avermelhada, devido à grande presença de óxido de ferro. Em virtude disso, também é conhecido como “planeta vermelho” ou “Estrela Vermelha”.

Assim sendo, frequentemente conseguimos enxergar o planeta à olho nu daqui, como se fosse uma estrela vermelha bem brilhante.

Existe vida no planeta Marte?

Em primeiro lugar, a vida em Marte foi possível, mas ainda não há comprovação de que existiu de fato.

Isso porque sua atmosfera era mais densa, permitindo a existência de água no estado líquido, tornando admissível a manutenção da vida há cerca de 3,8 bilhões de anos.

No entanto, sua superfície se tornou cada vez mais fina, tornando-se composta 95% de dióxido de carbono (o famoso CO2), contanto também com a presença de nitrogênio, oxigênio, argônio e outros gases.

Quanto às temperaturas, elas variam de máxima de 25°C no verão, enquanto no inverno podem chegar a 140°C.

Sendo assim, hoje em dia encontramos água no planeta que, assim como o nosso, possui vales, planícies e planaltos. No entanto, ela está armazenada em calotas polares, dispostas em sua superfície e também no subsolo.

É possível viver em Marte?

Acima de tudo, a temperatura média na superfície é de cerca de -63°C e por mais que os problemas de radiação teoricamente seja resolvido por roupas especiais, também teríamos que lidar com a alta concentração de gás carbônico.

Além do fato de não sabermos exatamente se a obtenção de água e o desenvolvimento de vida ali seria possível para gerar alimento e subsistência aos terráqueos.

Com a finalidade de investigar mais sobre todos os aspectos que permeiam a discussão da vida em Marte, a Nasa enviou mais uma sonda ao planeta, a Perseverance.

PIA05036_solo do planeta marte imagem de Nasa

Imagem: Nasa

Ela deve pousar na cratera Jazero em fevereiro de 2021, onde supostamente correu um rio há 4 bilhões de anos, em busca de microrganismos, ou seja…evidências e possibilidades de vida.

Influência de Marte nos signos

Astrologicamente falando, o planeta Marte também é regente de um signo do Zodíaco: Áries.

O planeta Marte representa a impulsividade, energia e os desafios.

Do mesmo modo, ele rege a casa 1 do nosso mapa astral, que a responsável pela nossa identidade (por isso é onde nosso signo ascendente está), em como o mundo nos enxerga. Portanto, ela também é conhecida como “Casa do Eu”.

A influência de Marte no mapa astral é que ele está a como direcionamos nossa iniciativa, sendo também um indicador dos nossos impulsos sexuais.

Ainda, ele indica a liderança e impaciência, características inatas do signo que rege – Áries.

Enquanto o planeta Vênus representa a feminilidade, Marte é responsável pela masculinidade e agressividade. Assim como Vênus, seu símbolo astrológico foi adotado pela biologia – dessa vez representando o masculino:

simbolo astrológico de marte representa o masculino

Marte na Mitologia

O planeta Marte é o equivalente a Ares na mitologia grega. Filho de Zeus e Hera (protetora dos casamentos e da fertilidade), Ares era conhecido como deus da guerra sangrenta. Enquanto isso, sua irmã Atena era deusa da sabedoria, das batalhas estratégicas e diplomáticas e isso criava grande rivalidade entre os dois.

Todas as versões da mitologia indicam que Vênus (ou Afrodite) mantinha uma relação extra conjugal com Marte, que era seu principal amante.

Dessa paixão ardente entre os deuses surgiram vários filhos, entre eles Cupido, Fobos (medo) e Deimos (terror). É interessante notar que esses dois últimos nomes foram, na realidade, utilizados para caracterizar as duas luas que são os satélites do planeta Marte.

O nome pode estar associado ao feroz e impulsivo deus grego, fazendo menção ao sangue derramado em suas batalhas e que é a tonalidade que o astro se apresenta.

Alinhamento dos planetas do sistema solar

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre as interessantes informações acerca do planeta Marte, que tal se presentear ou presentear alguém com um mapa dos planetas? Calma, a gente explica!

Ele é a representação exata de como estava o alinhamento dos planetas do sistema solar em uma data específica, que pode ser do passado ou futuro. Ainda é possível personalizar o modelo, cores e colocar uma mensagem especial!

O resultado é uma bela imagem, além de um presente criativo, único e especial.

mapa dos planetas

Tenha o universo um pouquinho mais perto de você ou surpreenda alguém especial. Mostre como estava o céu em um momento único como o dia de seu nascimento ou alguma conquista marcante. ?

Crie o seu mapa dos planetas agora mesmo e tenha o planeta Marte ao seu alcance!

Continue lendo

Banho de ródio: o que é e porque aplicar em suas joias

Presentes

Banho de ródio: o que é e porque aplicar em suas joias

O banho de ródio, apesar de ser frequentemente utilizado em joias e pingentes personalizados, ainda é bastante desconhecido por grande parte das pessoas. Optar por peças com esse cuidado é apostar em qualidade e durabilidade e por isso é tão importante que você saiba exatamente sobre o que ele se trata! O que é o […]

6 sugestões de presentes inesquecíveis para homens

Presentes

6 sugestões de presentes inesquecíveis para homens

Ao contrário do que se pensa, há presentes inesquecíveis para homens, sim! Só é preciso encontrar a melhor forma de atingir esse público, que é um pouco mais racional e prático. Sendo assim, vamos fornecer alternativas que sejam legais, e ao mesmo tempo, emocionantes! Antes de mais nada, vamos pensar em algo que seja marcante. […]

Dia da Mulher: o que todos devem saber

Bem Estar

Dia da Mulher: o que todos devem saber

Texto sobre o Dia da Mulher essencial para homens e mulheres discutirem o papel da mulher na sociedade, igualdade de gênero e feminismo. Leia e saiba mais sobre a luta diária das mulheres e o feminicídio.

#autoestima #dia da mulher #dia internacional da mulher #feminicidio #feminismo #presente personalizado #valorizar a mulher