Planeta Urano – Curiosidades e características

O planeta Urano é um dos Gigantes Gasosos, o sétimo planeta mais distante do Sol e também o terceiro maior do sistema solar.

Esse imenso azulado é pouco conhecido pela maior parte das pessoas. Na verdade, muitas nem imaginam que ele também conta com anéis (como é o caso do planeta Saturno e do planeta Júpiter).

Porém, ele reserva muitas curiosidades: não só na astronomia, quanto na astrologia e mitologia também!

Conheça mais sobre o planeta Urano e suas fantásticas características.

Quais são as características do planeta Urano?

Ele faz parte dos planetas gasosos, juntamente com Júpiter, Saturno e Netuno. Sua atmosfera é composta principalmente por hidrogênio e hélio, mas também por água, metano e amônia.

Dessa forma, é considerado um “gigante gelado”, pois a baixa temperatura da superfície faz com que seja formado basicamente por gelo (em maior parte) e rochas. Portanto, a temperatura em Urano pode chegar a impressionantes -224°C, enquanto a média é de -195°C.

Outro fator que colabora para o astro seja tão gelado é a distância do nosso astro rei: 2,87 bilhões de km! Ou seja: a distância entre seu vizinho Saturno e o Sol é praticamente a mesma que distancia esses dois planetas.

Qual o diâmetro do planeta Urano?

O diâmetro de Urano é de 51.724 km, o que o torna literalmente um gigante. Para se ter ideia, ele é cerca de 67 vezes maior que o nosso planeta Terra em relação ao tamanho!

Planetas gasosos em relação à Terra

Por que Urano é azul?

Em virtude da composição da atmosfera do planeta e da existência de metano. A luz vermelha incide no astro, que após entrar em contato com o metano, torna-se visivelmente azul-esverdeada.

Inclusive, o mesmo efeito acontece em seu outro vizinho, o planeta Netuno.

Quanto dura um dia em Urano?

O movimento de rotação do planeta Urano é de 17h e 14 segundos. Isso significa que o dia em Urano tem menos duração que aqui na Terra, o que para os atarefados do nosso planeta seria péssimo vivenciar! Rs

Outro fato que é curioso sobre o planeta é que esse movimento de rotação é feito com o planeta quase a 90° em relação a sua órbita. Logo, Urano rotaciona inclinado (praticamente “deitado”), com seus pólos praticamente onde ficaria a área equatorial de outros planetas.

Sendo assim, um dos seus pólos está sempre voltado ao Sol.

Quanto dura um ano em Urano?

Até rimou! Rs
Enquanto o movimento de rotação é mais rápido que o nosso, o de translação é bastante lento. Como resultado,  leva 84 anos para dar uma volta completa em torno do Sol.

Aneis e luas de Urano

Assim como os outros planetas gasosos, Urano também possui anéis. No entanto, eles não são visíveis aqui da Terra. Ainda, não tem a mesma intensidade e volume que os de Saturno, por exemplo.

No total, são 13 anéis compostos basicamente por poeira e gelo, em um sistema complexo, mas pouco visível e com diâmetro muito menor que os de Júpiter e Saturno.

PIA02963_planeta Urano e seus anéis - Imagem da Nasa

Planeta Urano e seus anéis – Imagem: Nasa

Eles refletem pouca luz solar (cerca de 5%) e recentemente foram melhor observados após análises de imagens térmicas.

Atualmente, são 27 os satélites naturais descobertos em Urano, com os maiores e mais famosos sendo Ariel, Umbriel, Titânia e Oberon.

O que significa o planeta Urano na Astrologia?

O planeta Urano, assim como os demais planetas do sistema solar, rege um signo do Zodíaco.

O astro tem associação com rebeldia e o que é imprevisto. Isso faz com que novas ideias surjam e haja inovação, revolução.

Também é ligada à Casa 11, que fala sobre o coletivo e o social que nos permeia, nos dando senso de coletividade e humanitarismo.

Em nosso mapa astral, a casa onde Urano localiza-se pode indicar mudanças bruscas, desassossego ou indicar transformações externas.

No que se refere à regência do signo do Zodíaco, é regente de Aquário. Isso diz muito sobre a vontade de mudar o mundo, o senso de liberdade e até mesmo um pouco da excentricidade dos aquarianos.

O planeta Urano também tem relação ao rápido raciocínio, à aceleração mental e nos processos em geral – também influenciando diretamente a internet e tecnologia.

Planeta Urano e a Mitologia

Na mitologia grega, Urano era o deus do céu (ou firmamento), casado com Gaia (a deusa da terra).

Urano e Gaia - Imagem blog Mitologia Helênica

Eles têm muitos filhos juntos: como por exemplo todos os Titãs, Ciclopes e os Hecatônquiros. No entanto, o deus odiava seus filhos e obrigava Gaia a mantê-los dentro de seu ventre (ou nos confins da Terra, no chamado Tártaro).

Ao que isso a revolta, convence Cronos, o seu filho mais ousado, a desafiar o pai.  Enquanto Urano dorme, Cronos arranca seus testículos com uma foice indestrutível e toma o lugar do pai.

O curioso é que, mais tarde, o próprio Cronos também seria destronado por seu próprio filho, Zeus.

Além disso, antes o céu se encontrava com a terra e depois do acontecido, supostamente, isso nunca mais aconteceu – alternando horários de luminosidade e escuridão.

Presentear com planetas

Gostou das informações sobre o planeta Urano? Certamente é um dos planetas mais misteriosos e interessantes de todos!

E já pensou em dar o sistema solar de presente?

Nós do Mapa do Meu Céu fazemos o mapa dos planetas, que mostra o alinhamento dos planetas em uma data especial para você ou alguém que você deseje presentear.

mapa dos planetas

O resultado é um quadro personalizado exclusivo! Além dos astros terem rotações completamente diferentes de acordo com o tempo, você também pode customizar com as cores, modelo e mensagem que preferir.

Crie seu mapa dos planetas ou mesmo seu mapa das estrelas e eternize um momento especial para você ou alguém importante na sua vida!

Gostou desse artigo?

Então, corre para o nosso blog e saiba tudo sobre astronomia e muito mais!

Além disso, não se esqueça de acompanhar o nosso trabalho no Instagram.

O que você vai ler nesse artigo

    Continue lendo

    Mensagens de aniversário para namorado

    Frases e Músicas

    Mensagens de aniversário para namorado

    Se você busca por mensagem de aniversário para namorado, temos duas boas notícias! A primeira é que vamos te dar as melhores sugestões para que você arrase na mensagem e deixe ele super feliz ou emocionado: nada daquelas mensagens chatas que você vê por aí. Em segundo lugar, te daremos a MELHOR sugestão de presente […]

    Ascendente em Câncer – Sensibilidade e proteção

    Astrologia

    Ascendente em Câncer – Sensibilidade e proteção

    O ascendente em Câncer é um posicionamento muito empático para se ter em um mapa astral. Saiba o que define quem o possui!

    #ascendente em câncer #Câncer #signo de câncer

    Os 5 piores signos do Zodíaco

    Astrologia

    Os 5 piores signos do Zodíaco

    Há muita curiosidade para saber quais são os piores signos do Zodíaco, e os motivos para tanta dúvida são vários: desde a intenção em conhecer a pessoa “certa” para si, até para evitar que um filho tenha uma personalidade um pouco mais complicada “que o normal”. rs não há consenso sobre qual deles encabeçaria essa […]