Planeta Vênus: características, astrologia e mitologia

O planeta Vênus é um dos mais queridinhos do sistema solar. Nosso vizinho pode ser visto aqui da Terra, além de reservar inúmeras características e curiosidades interessantes.

Ao mesmo tempo que possui aspectos muito parecidos com o nosso próprio planeta, Vênus possui particularidades – como ser o único astro que recebeu um nome feminino, atrelado à deusa do amor e beleza.

Confira o que é dito na astronomia, astrologia e na Mitologia sobre o planeta Vênus!

Planeta Vênus e suas características

Vênus é um dos quatro planetas rochosos do sistema solar e o segundo mais próximo ao Sol, distando 108 mihões de km do astro rei.

Apesar do planeta Mercúrio ser o mais próximo ao Sol, é Vênus que tem a temperatura mais elevada de todos: cerca de 460°C na sua superfície, o bastante para derreter chumbo.

Isso acontece tanto pela proximidade, quanto pela composição da sua atmosfera (composta por 97% de dióxido de enxofre e o restante de vapor d’água, monóxido de carbono, argônio, hélio, entre outros).

Ainda sobre sua atmosfera, ela é super densa e exerce uma pressão 92 vezes mais forte que a da Terra. Além disso, as nuvens presentes no planeta Vênus são compostas de ácido sulfúrico e têm velocidades tão elevadas que podem chegar a mais de 700km/h!

Quanto a seu tamanho, ele é comparado com a Terra por ter 12.104km de diâmetro, enquanto nosso planeta tem 12.742km, ou seja: tamanho muito próximo.

o planeta vênus em comparação com a terra

Seu núcleo, assim como de Mercúrio, é composto por ferro. Porém, em menor extensão: cerca de 3.000km.

E se por acaso você acha que as nossas segundas-feiras duram uma eternidade, repense: um dia em Vênus dura 243 dias terrestres, no seu período de rotação. Já o período de translação (órbita ao redor do Sol) é de 225 dias.

Ainda, sua cor alaranjada se deve pelo fato de as partículas presentes em sua atmosfera refletirem o brilho extremo do Sol, o deixando visível para nós dessa forma.

Em conclusao, é o terceiro objeto celeste mais brilhante do nosso sistema solar, perdendo espaço somente para o próprio astro rei e a Lua.

Por esse motivo, é visto tranquilamente aqui da Terra a olho nu, sendo chamado também de Estrela da Manhã ou Estrela D’alva, Estrela da Tarde ou Joia do Céu.

Influência de Vênus nos signos

Na astrologia, os planetas são regentes e conferem características específicas aos signos Zodíaco.

O planeta Vênus representa o amor, o prazer, a materialidade e a harmonia.

Sendo assim, rege as casas 2 e 7 do mapa astral:

Fora isso, Vênus marca também a beleza, arte, sensualidade. Tanto o amor carnal, quanto o espiritual e supremo!

É o regente dos signos de Libra (fortes características de sociabilidade e estética) e de Touro (ligado aos prazeres e materialismo).

A casa no mapa astral onde o planeta Vênus está é onde o afetivo será favorecido, a forma como nos relacionamos com o outro. Ainda, os valores materiais, o conforto que a estabilidade financeira nos proporciona.

Portanto, o local o qual o planeta feminino se encontra indica como lidamos com esses dois aspectos, tirando lições poderosas do que pode nos favorecer no amor e nas finanças, quanto com o que devemos tomar cuidado.

O símbolo astrológico do planeta Vênus é intimamente relacionado ao feminino, sendo tomado pela biologia inclusive para representar esse gênero:

símbolo do planeta vênus na astrologia

E já que estamos falando de amor, que tal ver como funciona a sinastria amorosa com os signos do Zodíaco?

Vênus na Mitologia

Na mitologia, a origem de Vênus se divide em duas versões: uma, que ela seria filha de Júpiter (na Mitologia Grega, Zeus) e Dione (deusa das ninfas) e na outra, que teria sido nascido das espumas do mar, dentro de uma concha.

Inclusive, a última versão deu origem à diversas obras de arte homenageando a deusa, a mais famosa delas sendo O Nascimento da Vênus, de Sandro Boticelli:

o nascimento de vênus

A beleza dela se tornou algo evidente e muito comentado no Olimpo: todos os deuses a desejavam, enquanto algumas deusas cobiçavam suas feições ou tinham muito ciúmes.

Para resolver esses impasses, Júpiter a faz se casar com Vulcano (Hefesto na Mitologia Grega), o deus do fogo. Todavia, ele era muito feio e possuía uma deficiência que o tornara manco.

Embora fosse casada, Vênus mantinha relações fora do casamento, tanto com deuses, quanto mortais. Principalmente com Marte (Ares, na Mitologia Grega), o deus da guerra, com quem teve alguns filhos – entre eles Cupido, considerado o deus do amor.

Vênus representava o ideal de beleza, a sexualidade e ao mesmo tempo do amor e da fertilidade.

Os planetas do sistema solar de presente

O planeta Vênus é um dos mais interessantes planetas do nosso sistema solar. Se você se interessa pelo assunto e quer ter uma bela representação dele para você, ou dar um presente criativo para alguém, que tal nosso mapa dos planetas?

mapa dos planetas

Ele mostra o alinhamento exato do alinhamento dos planetas, podendo ser uma data do passado ou do futuro.

Ainda, você pode escolher o modelo preferido, personalizar com a cor que achar mais interessante e colocar uma frase de amor ou frase de amizade de sua preferência!

Os textos são livres e as conjunções dos planetas diversas. Dessa maneira, o seu mapa dos planetas se torna único, algo totalmente diferente e exclusivo!

mapa dos planetas detalhes do gráfico

Lindo, não?

Crie o seu mapa dos planetas agora mesmo e tenha não só o planeta Vênus por perto todos os dias, mas todos os demais – em uma data que marcou a sua vida, ou de alguém especial.

Continue lendo

Calendário astronômico 2021

Universo

Calendário astronômico 2021

O calendário astronômico 2021 vai lhe ajudar a aproveitar todos os eventos magníficos (e gratuitos!) que o universo proporciona. Confira!

Colar de estrelas personalizado

Presentes

Colar de estrelas personalizado

O colar de estrelas tem um simbolismo muito grande. Afinal, as estrelas fazem parte de um espetáculo diário: uma parcela do universo acessível todos os dias, dignas de admiração, respeito e reflexão. Ao mesmo tempo, comprar uma joia personalizada para alguém especial também traz um recado bastante importante. Os acessórios foram feitos para dividir com […]

6 sugestões de presentes inesquecíveis para homens

Presentes

6 sugestões de presentes inesquecíveis para homens

Ao contrário do que se pensa, há presentes inesquecíveis para homens, sim! Só é preciso encontrar a melhor forma de atingir esse público, que é um pouco mais racional e prático. Sendo assim, vamos fornecer alternativas que sejam legais, e ao mesmo tempo, emocionantes! Antes de mais nada, vamos pensar em algo que seja marcante. […]