Shopping cart
R$0,00
PIA22946_planeta jupiter - imagem nasa

Planeta Júpiter – tudo sobre o maior planeta de todos!

O planeta Júpiter é um gigante, conhecido como o maior planeta do sistema solar! Ele também é um planeta que guarda diversas características muito únicas, tanto na astronomia, quanto na astrologia e mitologia.

Portanto, se você quer saber todas as características de Júpiter, o quinto planeta mais próximo ao Sol, veio ao lugar certo!

Características planeta Júpiter

Confira todos os fatores que o tornam um planeta muito especial!

Júpiter é o maior planeta do sistema solar?

Sim! O planeta Júpiter é o maior do sistema solar, com cerca de 139.820km de diâmetro.

Além disso, é incrível saber que apenas ele representa o equivalente a 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas do sistema solar.

Júpiter é quantas vezes maior que a Terra?

Em relação à massa, Júpiter tem cerca de 318 vezes o tamanho da Terra! Já imaginou?
Estima-se que dentro dele caberiam cerca de 1.000 planetas iguais ao nosso.

Qual a distância do planeta Júpiter ao Sol?

Quanto à distâncias, ele dista 778 milhões de km do Sol e cerca de 628 milhões de km de distância da Terra.

Júpiter é um planeta gasoso?

Ele é um dos planetas gasosos, juntamente com Saturno, Urano e Netuno. A característica principal desses planetas é ter na composição hidrogênio, hélio e metano – com um núcleo muito sólido muito pequeno.

A pressão atmosférica no planeta é muito grande, transformando os átomos de hidrogênio em metal. Também é possível identificar vapor de água, carbono, etano, enxofre, entre outros gases.

Além disso, ocorrem muitas tempestades na sua atmosfera, sendo que a maior delas é a Grande Mancha Vermelha, com ventos de 500km/h.

ilustração de sonda passando próxima ao planeta júpiter

Curiosidades sobre o planeta Júpiter

Outros aspectos são bastante interessantes sobre o astro:

  • Júpiter também possui anéis

Assim como Saturno, possui ao menos quatro anéis que não são tão visíveis ou complexos como os de Saturno, mas são formados por poeira cósmica e fragmentos de seus inúmeros satélites.

  • É dono de 79 luas

Atualmente, foram contabilizados 79 satélites naturais que orbitam ao redor do planeta Júpiter. Na verdade, quatro deles foram descobertos no século XVII pelo astrônomo Galileu Galilei, por meio de um telescópio que ele mesmo inventou!

Estes são os maiores e mais famosos, nomeados como “luas de Galileu” e tem os nomes provenientes da mitologia grego-romana: Ganimedes, Calisto, Europa e Io. Algumas curiosidades sobre elas:

  • Ganimedes: apenas 2,4 vezes menor que a Terra, maior que Plutão e Mercúrio, inclusive!
  • Calisto: formada por rochas e gelo;
  • Europa: por baixo da sua superfície de gelo, é provável que exista um oceano que abrigue 2 vezes a quantidade de água do nosso planeta;
  • Io: rochosa, tem tamanho parecido com o da nossa Lua e o objeto com maior atividade vulcânica já registrada no sistema solar;
  • Um dia em Júpiter leva 9h 56m

Sendo assim, seu movimento de rotação é o mais rápido de todo o sistema solar!

  • Um ano em Júpiter leva 11,86 anos para ser concluído

O movimento de translação ao redor do Sol demora aproximadamente 12 anos para ser concluído. Isso significa que seríamos muito, mas muito mais jovens caso habitássemos o planeta! Rs

  • A temperatura média de Júpiter é de -110°C

Embora a temperatura do seu núcleo seja estimada em 20.000°C (três vezes menor que o da Terra), na sua imensa atmosfera – que tem impressionantes 3.000km de profundidade – as coisas são diferentes.

A temperatura média do planeta é de -110°C, ainda que em algumas regiões atmosféricas mais altas possam marcar temperaturas muito elevadas. É o caso da Grande Mancha Vermelha, que pode marcar impressionantes 1300°C, temperatura superior a qualquer outro astro do sistema solar!

Júpiter na Astrologia

Mas nem só de gás e rapidez vive um planeta. Já citamos em artigos diversos que cada planeta é regente de um signo específico do Zodíaco, e com o planeta Júpiter não seria diferente.

Além disso, representa o desenvolvimento, a determinação e a prosperidade.

No mapa astral de um indivíduo, rege a casa 9, que representa a religião e a filosofia de vida de cada um.

Logo, Júpiter fala muito sobre entusiasmo, otimismo e o que consideramos justo e certo para nós.

Onde o maior planeta do sistema solar estiver no seu mapa astral, há grandes chances para expansão e realização em busca da felicidade e expressão.

Quanto ao signo que mencionamos anteriormente: Sagitário é regido por Júpiter, o que tem tudo a ver, uma vez que os sagitarianos costumam ser bem cultos e éticos, além de muito determinados!

Júpiter e a Mitologia Grega

Basicamente, Júpiter é o equivalente a Zeus na mitologia grega. Nada mais justo que o maior planeta do nosso sistema solar leve o nome do deus de todos os deuses do Olimpo, correto?

Filho de Cronos (ou Saturno, na mitologia romana) e Réia (uma titânide), o mito diz que ele foi destinado a assumir o trono de seu pai desde seu nascimento.

Escondido do até então deus supremo, que tinha o hábito de devorar seus filhos, em certo momento se alia a Métis (deusa filha de Oceano) para libertar seus irmãos das entranhas do pai.

Ao que isso acontece, a prole se junta para combater Cronos, que se alia aos Titãs e então se tem o início da maior guerra que a humanidade já presenciou.

pintura mostra zeus com o raio nas mãos no olimpo

Zeus vence, cumprindo a profecia e tomando o lugar de Cronos no Olimpo. É marcado pela virilidade e tem diversos filhos com deusas e mortais.

Ainda, carrega consigo sempre um raio nas mãos, representando as tormentas e trovões – como dissemos anteriormente, característica marcante do poderoso planeta Júpiter.

Presente com planetas

Agora que você já sabe praticamente tudo sobre Júpiter, que tal ilustrar um ambiente com os planetas ou mesmo dar o universo de presente a alguém?

Nós do Mapa do Meu Céu criamos mapa dos planetas que mostram exatamente como estavam o alinhamento dos astros em um dia específico, seja do passado ou do futuro.

Com isso, é possível registrar momentos marcantes como uma data de nascimento, dia do primeiro beijo, do pedido de casamento e muito mais!

mapa dos planetas

A data e a mensagem são totalmente personalizadas, tornando esse quadro exclusivo e uma representação belíssima de um momento que fez com que o tempo parasse por um instante.

Crie o seu mapa dos planetas em tempo real com as cores, tema e frases que preferir e traga toda a complexidade e magia do cosmo até você – de maneira simples, rápida e encantadora!

Universo

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous reading
Presente de planeta personalizado e exclusivo
Next reading
Presente de Deus com criatividade, força e significado