Lua de hoje

Quantas canções e poemas foram feitos até hoje inspirados na Lua? A verdade é que além de fonte de inspiração, ela também influencia a vida no nosso planeta e é por esse motivo que muita gente busca saber qual “a lua de hoje” em busca de respostas ou decisões.

Nós somos apaixonados e também acreditamos muito no poder e força dos astros.

É por isso que fizemos o Mapa do Meu Céuquadro personalizado com as estrelas, constelações e Via Láctea de um dia especial para você.

Assim, o céu que influenciou um nascimentopedido de namoro ou pedido de casamento (entre outros) pode ficar eternizado para ser admirado todos os dias.

Lindo como a luz do luar! <3

Quadro do Mapa do Meu Céu apoiado em mesa ao lado de uma planta

Vamos aos fatos!

Curiosidades sobre a Lua

Lua é um satélite natural da Terra, que orbita em torno do nosso planeta.

É fato que ela nos acompanha desde o início de tudo e são várias as teorias de como foi gerada, mas a mais aceita hoje é de que a cerca de 4,5 bilhões de anos a Terra se chocou com um corpo celeste imenso (aproximadamente do tamanho de Marte).

Sendo assim, dessa colisão algo se desprendeu e se transformou na Lua que conhecemos hoje. Ela exerce grande força gravitacional sobre nós, o que influencia nas marés, as tornando mais cheias ou não – dependendo de sua fase.

Ainda, esse fator influencia na rotação da Terra e faz com que a cada 100 anos a gente se afaste 3,8cm do nosso satélite.
Mas para quem está a cerca de 384.000 km de distância, até que tudo bem, né? rs

lua bem brilhante no céu

Já as fases da Lua que conhecemos se originam do fato de que ela não é uma estrela (ou seja, não emite luz própria) e sua iluminação é o reflexo do Sol em sua superfície. Explicamos!

Devido aos movimentos de translação e força gravitacional, Terra e Lua se movimentam juntas, portanto sempre vemos a sua mesma face.

Dependendo da posição da dança dos astros no céu, temos o Sol “atrás” dela, iluminando sua face oculta e então ela não parece ter tanto brilho para nós – essa fase é a lua nova.

Já quando o Sol está voltado para a face que sempre vemos, temos o brilho máximo refletido e então a belíssima lua cheia, por exemplo. Legal, né? 🙂

Influência nas nossas vidas

São vários os fatos e boatos que gravitam em torno da Lua (gostou do trocadilho? rs). Alguns comprovados cientificamente e outros reforçados pela crença popular ferrenha, os principais são:

Influência da lua nas chuvas

Comprovado por cientistas, seu posicionamento pode sim afetar a probabilidade de chuva.

Isso porque dependendo de onde se encontra, exerce mais pressão atmosférica em cima de determinada região, a umidade fica retida e então: menos umidade = menos chance de chover.

Influência da lua na agricultura

Assim como influencia nas chuvas e nas marés, também tem influência nas plantações.

Em seu livro “Plantando e Colhendo com as Fases da Lua”, o mestre em Ciências Florestais Cristiano Cardoso Gomes explica que em suas diferentes fases, a influência é maior ou menor sob a Terra e a agricultura e onde a seiva se encontra.

Por isso na lua minguante (onde não haveria tanta influência) seria bom plantar raízes como beterraba, cenoura, batata e na lua cheia (onde a influência estaria em seu esplendor) hortaliças como couve-flor, repolho, alface…além de mais propícia também para as flores!

lua iluminando um lago e ponte que liga a um campo

Influência da lua no corte de cabelo

Há quem se apegue muito a essa crença de que a lua influencia no corte de cabelo, que não é comprovada cientificamente.

lua minguante deixaria os fios mais finos e sem crescer, a lua crescente ajudaria no crescimento, lua cheia traria volume e na lua nova teríamos a melhor fase para cortá-los, pois cresceria lindo e saudável.

Como toda crença, tem quem bote todo seu coração nisso…e há quem ache uma bobagem sem fundamento porque a Lua só influencia grandes volumes de massa (mares, oceanos, plantações)!

Para nós, a melhor fase para cortar os cabelos é a que busca renovação e quer se sentir bem consigo mesma!

Influência da lua nos partos

Há obstetras a favor e contra essa ideia que supostamente determina a data do parto, mas também não é provada cientificamente. Há aquela ideia de que quando “a lua virar” o bebê pode nascer, mas não é uma regra – embora o povo diga que acontece, de fato. rs

A chance de isso acontecer é principalmente quando muda para a fase que o bebê foi concebido, mas de novo…outros fatores influenciam e esse não é o determinante.

Influência da lua nos signos

Os astros tem influência grande em nossas vidas e essa é a base da Astrologia.

Não seria diferente com a Lua, que está ligada às nossas emoções, energia feminina e personalidade: como reagimos, o que mais nos agrada, o que nos afeta, nossos impulsos e intimidade.

No nosso mapa astral temos a nossa Lua Natal que é a que exerce mais influência sob nós, indicando como nos relacionamos com o outro e expressamos nossos sentimentos.

Também ao longo do ano e de suas fases ela se encontra voltada para cada um dos signos do zodíaco, trazendo características específicas de cada um deles para determinado período.

Calendário Lunar

Sendo assim, para muitos é importante observar qual é a lua do dia para ter clareza maior do momento em que se encontra.

De acordo com suas fases, elas podem trazer momentos de maior ou menor introspecção, como citado abaixo:

Agora que já temos todas essas informações, vamos à lua de hoje? O site Galeria do Meteorito fez um calendário muito bacana e compartilhamos aqui para você ficar ligado em cada momento dela neste ano:

Calendario Lunar 2022 - Galeria do Meteorito

Curtiu? Não se esqueça de parar para observar esse astro, que além de lindo, também traz transformação à nossas vidas.

Ela nos mostra que cada momento é uma fase – mas que todas são importantes!

Não esqueça de celebrá-las e para cada uma delas o Mapa do Meu Céu está aqui, prontinho para valorizá-las. 🙂

Caso queira, veja outras características e curiosidades da lua!

O que você vai ler nesse artigo

    Continue lendo

    Sonificação: O que é e quais são os sons do universo

    Astronomia

    Sonificação: O que é e quais são os sons do universo

    A sonificação faz parte de um novo projeto da Nasa, para tornar a nossa percepção do universo ainda mais fascinante. Ainda que as imagens que observamos sejam de tirar o fôlego, agora os cientistas foram além e nos trouxeram os sons do universo! Mas como? Basicamente, coletando e trabalhando a infinidade de dados de vários […]

    Signo de Áries – Características dos arianos, combinações amorosas e mais!

    Astrologia

    Signo de Áries – Características dos arianos, combinações amorosas e mais!

    Descubra tudo sobre o signo de Áries: personalidade do signo, com quem os arianos combinam, constelação e muito mais. Confira!

    #arianas #arianos #áries #ascendente em áries #constelação de áries #lua em áries #signo de áries

    Como fazer alguém feliz? 6 dicas práticas

    Relacionamentos

    Como fazer alguém feliz? 6 dicas práticas

    A bem da verdade, não existe uma fórmula mágica de para fazer alguém feliz! Cada pessoa tem suas preferências, história de vida e personalidade que a torna única no mundo. No entanto, existem algumas pequenas (ou grandes!) atitudes que fazem toda a diferença no dia a dia e que, de forma geral, melhoram o dia […]