Shopping cart
R$0,00
qual signo de cada mês - imagem de mapa astral

Signo de cada mês: datas e combinações

Muitas pessoas confundem qual é o signo de cada mês e o que cada fragmento do ano representa astrologicamente para seus nativos. O nascimento de uma pessoa determina de forma certeira sua personalidade e os traços que compõe sua personalidade, criando um mapa astral personalizado para cada indivíduo.

Mas primeiro, é necessário entender de onde vem as datas dos signos e porque nos baseamos nelas até hoje.

Basicamente, a Terra faz sua órbita em torno do Sol, correto? Esse movimento terrestre projeta faixas entre nosso planeta e o astro rei, formando a chamada Eclíptica.

Ecliptica imagem Revista Galileu para ilustrar signo de cada mês
Ecliptica imagem Revista Galileu

Sendo assim, esse movimento aparente do Sol ao redor da Terra passa pelas constelações do Zodíaco, ou seja: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio e Peixes.

A partir do momento que a Astronomia se separou da Astrologia, os estudos sobre os períodos em que o Sol atravessava cada uma das constelações e as associações com as influências sobre os humanos e respectivo comportamento se intensificaram.

Portanto, foram observadas características em comuns a determinados grupos de pessoas que eram nascidas em um mesmo ciclo de transição do Sol.

Inclusive, é bastante comum que as pessoas acham que nasceram sob uma data que representa determinado signo, mas na verdade pertence a outro – porque o Sol naquele ano entrou um dia mais cedo ou mais tarde.

Isso acontece porque ele varia de ano para ano, de acordo com o movimento de translação da Terra. Dessa forma, podemos ter uma pessoa que nasceu em 20/03/82 às 14h30 sendo pisciana, enquanto outra que nasceu em 20/03/89 às 14h30 é considerada ariana!

No entanto, isso ocorre somente na transição entre eles. Confira os signos de cada mês abaixo para entender com mais clareza!

Signo de cada mês e suas datas

Conforme explicamos, pode ser que uma pessoa que nunca tenha consultado seu mapa astral acredite que nasceu sob um determinado signo, quando na verdade o Sol ainda estava na faixa zodiacal anterior.

Por isso, a análise do mapa astral é bastante importante e é super simples de fazer! Basta cadastrar-se em site como o Personare, que na versão gratuita indica o posicionamento de astro nas cada do seu mapa e pode sanar esse tipo de dúvida.

Saber qual é o signo de cada mês é relevante para entender as características de cada signo, tornando mais compreensíveis determinados comportamentos.

Confira cada período:

  • Áries: de 21 março a 20 abril;
  • Touro: de 21 abril a 20 maio;
  • Gêmeos: de 21 maio a 20 junho;
  • Câncer: de 21 junho a 22 julho;
  • Leão: de 23 julho a 22 agosto;
  • Virgem: de 23 agosto a 22 setembro;
  • Libra: de 23 setembro a 22 outubro;
  • Escorpião: de 23 outubro a 21 novembro;
  • Sagitário: de 22 novembro a 21 dezembro;
  • Capricórnio: de 22 dezembro a 20 janeiro;
  • Aquário: de 21 janeiro a 18 fevereiro;
  • Peixes: de 19 fevereiro a 20 março;

imagem de bebê recem nascido para ilustrar datas dos signos

Porém, como citamos acima, isso depende muito da posição do Sol no dia e ano que deseja consultar. No exemplo que demos, em ambos os casos os arianos nasceram dia 20 de março, mas o Sol estava adiantado. Rs

Em geral, as datas dos signos são essas, mas quem nasceu no período que vai entre 19 e 23 do mês que deseja analisar deve consultar onde estava posicionado o astro rei.

Além de saber o signo de cada mês para entender tanto quais signos combinam, quanto a personalidade de cada pessoa, também é importante saber também sobre outros aspectos do mapa astral. Como por exemplo, qual é o seu ascendente e seu oposto complementar.

Signo ascendente

Pouca gente sabe, mas o ascendente é o signo que se posicionava no horizonte leste no momento do nascimento.

Ele representa a forma como nos apresentamos ao mundo, nosso temperamento, como as pessoas nos vêem e a nossa aparência física.

Dessa forma, é um indicador forte da personalidade de um signo, juntamente com o solar (que é a nossa essência).

Signos opostos complementares

Também é possível ter uma boa noção de sinastria amorosa (ou seja: os signos que combinam mais entre si) entendendo as datas dos signos.

Nós já falamos sobre como em como os pares podem dar certo segundo a visão astrológica, mas aqui vale dizer também sobre os signos que são opostos complementares na base da definição.

Em resumo, são signos em que os elementos combinam, ou seja: Ar e Fogo, Terra e Água. Faz todo o sentido, uma vez que um complementa o outro, né?

Se você quer saber qual seu oposto complementar, confira:

  • Áries (Fogo) – Libra (Ar);
  • Touro (Terra) – Escorpião (Água);
  • Gêmeos (Ar) – Sagitário (Fogo);
  • Câncer (Água) – Capricórnio (Terra);
  • Leão (Fogo) – Aquário (Ar);
  • Virgem (Terra) – Peixes (Água);

Essa não é uma regra, mas o fato é que há muito equilíbrio nessas relações, onde normalmente um traz para a relação o contraponto: razão e emoção, tranquilidade e agitação e assim por diante.

Qual a diferença entre mapa astral e mapa celeste?

Enquanto o mapa astral é o estudo de todas as casas zodiacais que marcam o nascimento de uma pessoa, definindo sua personalidade e potencialidades, o mapa celeste é o estudo de como se apresentava o céu em determinada data.

Ou seja: o primeiro tem viés astrológico, enquanto o segundo inclina-se para o astronômico (tanto que a Nasa ainda usa a análise de mapas do céu em suas expedições).

Ambos utilizam o dia, horário e local para serem configurados, e até por isso constantemente recebemos dúvidas sobre isso aqui no Mapa do Meu Céu!

O fato é que os dois representam um belo trabalho, mas têm finalidades diferentes: o mapa astral é projetado para compreensão, enquanto o mapa das estrelas para admiração e localização.

Isso não quer dizer que não estão ligados. Afinal, o posicionamento dos astros no céu é a mesma base – tanto para um, quanto para o outro.

Além disso, no nosso mapa há a opção de inserir as constelações da data, e entre ela estão algumas do Zodíaco que se apresentavam no dia.

mapa do meu céu detalhe das constelações e via lactea
Detalhe nas constelações e Via Láctea no Mapa do Meu Céu

O resultado é um belo trabalho, riquíssimo em detalhes, que mostra como estava o céu em determinado momento do passado ou do futuro e serve para encantar tanto a si mesmo (como um presente ou item de decoração) quanto para presentear alguém especial.

Ainda, além da escolha do modelo é possível personalizar os quadros com cores, tamanho e frases que achar melhor.

Então se torna algo único e exclusivo (outra semelhança com o mapa astral! Rs), perfeito para datas como dia do nascimento, pedido de namoro, dia do casamento ou qualquer outra conquista importante que mereça ser sempre recordada e admirada.

várias versões de cores do mapa do meu céu em fundo estrelado

Gostou? Agora que você já sabe o signo de cada mês e visivelmente gosta de astrologia, temos certeza que também vai amar o nosso mapa dos planetas.  Consiste em outro tipo de quadro personalizado, que mostra exatamente o alinhamento dos planetas em uma data específica. Surpreenda-se! ?

Astrologia

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous reading
Planeta Marte: características, vida no planeta e mais
Next reading
Planeta Vênus: características, astrologia e mitologia