Calendário astronômico 2021

O calendário astronômico 2021 promete eventos astronômicos encantadores! Ainda que alguns não consigam ser observados ao olhar o céu aqui do Brasil, vale a pena se programar e os assistir mesmo que de transmissões como as que a NASA faz constantemente.

Abaixo, listamos tudo o que você não pode perder no céu noturno esse ano!

Calendário astronômico 2021

Serão no total 4 eclipses, 3 Superluas e algumas chuvas de meteoros para brilhar no céu do nosso planeta.

Infelizmente, não são todos os eventos do calendário astronômico 2021 que conseguiremos observar em terras brasileiras.

Veja mês a mês quando você deve olhar para o céu ou buscar transmissões da NASA, por exemplo.

Março

Conjunção planetária – 09/03

Os planetas Mercúrio, Júpiter e Saturno poderão ser avistados alinhados próximos à lua crescente no dia 9 de março.

No entanto, para observar esse evento astronômico é necessário que haja boas condições climáticas: o céu limpo e com pouca poluição luminosa a seu redor.

Além disso, é necessário estar disposto a acordar (ou se manter acordado) por volta de 4h – quando o fenômeno acontece.

Abril

Superlua Rosa – 08/04

A primeira Superlua do ano acontece em abril. Esse evento é marcado quando, nessa fase, ela está até 7% maior e 15% mais brilhante que uma lua cheia considerada “normal”.

Superlua 2017 - foto do astrônomo Gowrishakhar Lakshminarayanan

Imagem do astrônomo Gowrishakhar Lakshminarayanan da Superlua em 2017

Isso acontece porque nosso satélite estará no chamado perigeu, ou seja: no ponto mais próximo à Terra dentro da sua órbita eclíptica.

Curiosamente, essa lua é chamada de “Superlua Rosa”, mesmo que sua coloração não mude em nada. O nome faz referência a uma flor que nasce na primavera nos Estados Unidos e segue tradições das antigas tribos de lá.

Chuva de meteoros Liríadas – 22/04 e 23/04

Acontecerá próxima à constelação da Lira e carrega consigo fragmentos do cometa Thatcher.

A Liríadas possui uma média de cerca de 18 meteoros avistáveis por hora. No entanto, quanto mais ao norte você estiver, melhor: no sul do Brasil, por exemplo, é possível observar cerca de 7 meteoros/hora. Enquanto isso, no nordeste do país a média é de 15 meteoros/hora.

É importante buscar um lugar escuro e com boas condições climáticas para visualizar melhor. O melhor horário para encontra-la é das 2h até um pouco antes do amanhecer.

Maio

Chuva de meteoros Eta Aquáridas – 6/04 e 7/04

Em seguida, outra chuva de meteoros estará presente no calendário astronômico 2021: a Eta Aquáridas.

Enquanto a Liríadas traz um espetáculo belo, mas tímido, essa traz uma média de 30 meteoros por hora, remanescentes do famoso cometa Halley!

Ainda, temos a sorte: os países da América do Sul são os melhores para a observação! Prefira locais onde você possa visualizar todo o horizonte, pois é próxima a ele que ela acontece.

Além do que, os meteoros partem da Constelação de Aquário e o maior avistamento acontece logo antes do amanhecer.

Superlua de Sangue e eclipse lunar total – 26/05

A segunda Superlua do ano acontece em abril e tem um bônus: aliado ao tamanho e brilho aumentado, também haverá um eclipse total do satélite.

Embora em alguns países próximos ao oceano pacífico o eclipse consiga ser visto em totalidade, aqui no Brasil enxergaremos apenas parcialmente o efeito (no sul e sudeste, a fase inicial ou penumbral).

Da mesma forma, nessa madrugada (27/05) a sombra da Terra estará projetada na Lua, o que lhe conferirá um aspecto um tanto avermelhado – e daí, então, o tal nome “Lua de Sangue”.

Calendário astronômico 2021 - Imagem da Lua de Sangue

Junho

Eclipse solar anular ou parcial – 10/06 (não visto do Brasil)

A Lua estará posicionada entre a Terra e o Sol, criando um eclipse. Porém como nosso satélite estará mais longe, não conseguirá “cobrir” totalmente o astro rei.

Dessa forma, o efeito é um anel de luz solar remanescente, que poderá ser visto apenas no Canadá, Rússia e no Ártico e alguns lugares dos Estados Unidos e Europa.

Ou seja: aqui no Brasil, infelizmente, só conseguiremos sentir a potência energética do evento, sem avistá-lo!

Superlua de “Morango” – 24/06

Marcada pelo início da colheita de morangos na América do Norte, essa promete ser outra oportunidade de ver nosso satélite ainda mais vistoso e lindo!

Julho

Chuva de meteoros Delta Aquáridas – 28/07 e 29/07

Desta vez, a Delta Aquáridas é quem dá o show no calendário astronômico 2021. Com cerca de 20 a 25 meteoros por hora, advindos de restos do cometa 96P/Machholz, ela também parece vir diretamente da Constelação de Aquário.

O espetáculo dura até meados de agosto, mas tem seu pico entre os dias 28 e 29 de julho, onde pode ser vista melhor a partir das 3h.

Agosto

Chuva de meteoros – Persêidas – 11/08 e 12/08

O auge de mais uma chuva de meteoros acontecerá entre as madrugadas dos dias 11 e 12 de agosto. No caso da Persêidas, são cerca de impressionantes 60 meteoros por hora a risca o céu na madrugada, provenientes de restos aquecidos do cometa Swift-Tuttle.

Não perca essa visão fantástica, vinda da direção da Constelação Perseu!

Outubro

Chuva de meteoros Draconídeas – 7/10

Em seguida, vem a chuva de meteoros Draconídeas, com seus tímidos 10 meteoros por hora, originados do cometa 21P Giacobini-Zinner.

Ela surge diretamente na direção da Constelação de Dragão. Apesar de durar entre 6 e 10 de outubro, seu pico acontece no dia 7, onde a probabilidade de enxergar mais “estrelas cadentes” é maior.

Chuva de meteoros Oriônidas – 21/10 e 22/10

Logo após, remanescente do cometa Halley e com duração entre 2 de outubro a 7 de novembro, chega a Oriônidas. Nela, são identificados cerca de 20 meteoros por hora no pico, que acontece entre os dias 21 e 22 de outubro, também nas madrugadas.

Ela leva esse novo porque os objetos saem a partir da Constelação de Órion.

No entanto, esse ano o pico acontece em noites de lua cheia, o que pode prejudicar a visibilidade.

Novembro

Chuva de meteoros Táuridas do Sul – 5/11

A chuva tem longa duração, mas pode ser mais facilmente identificada no dia 5/11 (madrugada), quando atinge seu pico. Ao contrário de sua duração, produz poucos meteoros por hora, variando entre 5 a 10 nas cores vermelho, laranja e amarelo.

Acontecerá próxima à estrela Aldebaran – vizinha de Rigel, Betelgeuse e Sirius, alguns dos corpos celestes mais brilhantes do céu noturno.

É proveniente do cometa Enckle, historicamente importante para história da Terra e por isso amplamente estudado.

Assim como as demais chuvas de meteoros, seu nome tem origem à proximidade com a região de origem: a Constelação de Touro.

Chuva de meteoros Leônidas – 17/11

Mais uma vez, um evento do calendário astronômico 2021 é “atrapalhado” pela lua cheia. A chuva de meteoros Leônidas terá o seu apogeu na madrugada do dia 17/11 e nos dias seguintes, mas a luminosidade do nosso satélite natural pode prejudicar um pouco a observação.

Apesar disso, vale a pena tentar enxerga-la: ela tem de 10 a 20 meteoros por hora (que podem dar a impressão de serem “bolas de fogo” e chegar a até 70km/h!) no seu ápice, provenientes do cometa 55P/Tempel-Tuttle.

Ela estará na direção da Constelação de Leão, daí sua nomenclatura.

Chuva de meteoros Geminídeas – 19/11

A Geminídeas marca um belo espetáculo, pois a despeito da lentidão da queda de seus objetos, eles podem chegar a esplêndida marca de até 120 meteoros por hora!

Oriunda dos destroços do asteroide 3200 Faetonte, ela tem origem na Constelação de Gêmeos.

Embora também o radiante esteja próximo à Lua, também vale tentar apreciar sua aparição, normalmente mais intensa entre 2h e 3h da manhã.

Calendário astronômico 2021 - Eclipse parcial lunarEclipse lunar parcial – 19/11

O eclipse lunar parcial acontecerá no dia 19 de novembro, quando a Terra estará alinhada entre o Sol e a Lua, porém não tão perfeitamente como quando acontece no eclipse total.

Será avistado no Brasil com mais facilidade nas regiões norte e nordeste, e também no México e América Central.

Curiosamente, a Lua estará no apogeu, ou seja: no ponto mais distante da órbita em relação à Terra. Sendo assim, a lua cheia estará visualmente um pouco menor que o habitual para nós.

Dezembro

Eclipse total do Sol – 4/11 (não visto do Brasil)

Bastante esperado por todos, acontece quando a Lua bloqueia a luz solar e cria um espectro escuro. No entanto, alcançará somente alguns lugares mais remotos como a Antártica, sul da África do Sul e Austrália e Nova Zelândia. Aqui no Brasil, infelizmente, não poderá ser apreciado.

Mas não desanime! A NASA sempre faz a cobertura desses eventos mundialmente, em tempo real. Então, é só se programar e conectar-se à agência espacial!

Calendário astronômico 2021 - Eclipse total do sol

Como encontrar uma constelação?

Inegavelmente, o calendário astronômico 2021 traz muitas chuvas de meteoros associadas às constelações.

Às vezes, não é fácil encontra-las sem uma ajuda extra. Portanto, nossa dica é localizar as estrelas que você tem mais facilidade (como as 3 Marias da Constelação de Órion, por exemplo) e a partir desse ponto, tentar localizar os conglomerados próximos.

Para tornar tudo muito mais simples, há diversas opções de aplicativos de astronomia os quais você pode se basear e achar o que pretende como que num passe de mágica.

O céu de presente

Assim sendo, se você aprecia o universo ou conhece alguém que se interessa muito por ele, ótimo!

Nós do Mapa do Meu Céu utilizamos catálogos astronômicos confiáveis e toda a tecnologia de grandes empresas do setor para criar produtos que farão com que você celebre uma data única da melhor forma possível.

Você pode optar pelo mapa das estrelas, que é personalizado com diversas opções e elementos para mostrar como estava o céu em um dia, horário e local especial.

vários mapa das estrelas de cores diferentes

Ainda, você pode criar um mapa dos planetas, que mostrará o alinhamento dos planetas em uma data específica.

mapa dos planetas personalizado

Por último, também é possível criar um pingente dos planetas em prata 925, que também mostrará o alinhamento planetário em um momento extraordinário.

imagem do pingente dos planetas em uma caixa de presente

Faça como centenas de clientes e registre algo que merece ficar marcado pela eternidade, na grandiosidade que merece!

Continue lendo

Melhores mensagens de aniversário de namoro

Datas Comemorativas

Melhores mensagens de aniversário de namoro

As mensagens de aniversário de namoro marcam um momento especial que tem muito valor! Vejas a seleção especial que fizemos para você!

#aniversário de namoro #frases de amor #mensagens de aniversário de namoro #quadro decorativo #quadro personalizado

Star Wars – Tudo Sobre a Saga

Filmes

Star Wars – Tudo Sobre a Saga

Se você ainda não sabe tudo sobre a saga Star Wars, está perdendo um mundo de aventuras, histórias épicas e personagens inesquecíveis.

#cultura geek #cultura pop #dia do star wars #saga star wars #star wars #star wars day

Frases de amor para Namorada

Frases e Músicas

Frases de amor para Namorada

Frases de amor para namorada! As melhores frases de amor para emocionar, provocar o riso e surpreender. Confira e se inspire!

#frases de amor #frases de amor a distância #frases de amor para namorada #frases de amor para se apaixonar #frases românticas