Signo de Capricórnio – Características dos capricornianos, combinações e mais!

O signo de Capricórnio é, certamente, o mais centrado dos signos do Zodíaco, com seus nativos muito responsáveis e objetivos.

Veja todas as características de Capricórnio, com quem os capricornianos combinam e a história da sua constelação.

Características do Signo de Capricórnio

Dentre os signos, provavelmente os capricornianos são os mais céticos. Isso porque eles têm como elemento base a Terra, ou seja: seus pés estão bem fincados no chão, no que frutifica, é palpável e vale a pena. Outro ponto chave dos signos terrenos é a disciplina e a dedicação que brota aos montes quando estão empenhados em obter algo.

A personalidade de Capricórnio é, particularmente, sábia e bastante discreta. Dificilmente você verá um capricorniano raiz cometendo loucuras impensadas ou sendo impulsivo.

O comprometimento também é um ponto forte desses nativos, que fazem de tudo por quem gostam e se provam leais e confiáveis.

Por outro lado, são conhecidos como os avarentos do Zodíaco por quem nasceu sob outros signos. Na verdade, a ambição que tem e a obstinação fazem com que trabalhem muito e nunca estejam plenamente satisfeitos.

Assim, querem ser sempre um pouco melhores do que ontem e constantemente isso é confundido com puro materialismo.

Outras características de Capricórnio mostram que eles são:

Ainda, há quem diga que eles são “frios e calculistas”. Rs

Obviamente, por serem bem mais práticos, o sentimentalismo ou os dramas não fazem muito parte do “pacote capricorniano”. Ainda assim, são gentis e zelam por quem os cerca – mesmo que a seu próprio modo.

Sendo assim, confira outras personalidades dos signos para entender onde cada aspecto se encaixa e quais são os pontos que podem ser enaltecidos ou reavaliados em cada perfil.

Capricórnio – O signo e a data

Quem nasce sob o signo de Capricórnio costuma vir ao mundo entre 22 de dezembro a 20 de janeiro, a depender do ano. Isso pelo motivo de a data variar de acordo com o posicionamento do Sol no período que entra de fato no signo, podendo então variar um pouco na data inicial e final.

Veja certinho quais são os signos de cada mês e alguns posicionamentos do mapa astral!

Ascendente em Capricórnio

Uma vez que o ascendente é a forma como nos mostramos ao mundo e exteriorizamos nossa personalidade mais superficialmente falando, quem tem ascendente em Capricórnio aparenta ser uma pessoa mais séria e reservada.

Deseja cumprir os seus deveres com competência e maestria. Dessa forma, usam a calma e a cautela para atingir os melhores resultados.

“Respire fundo”

Decerto, são indivíduos um pouco mais tensos, que apresentam certa dificuldade para relaxar e se jogam nos seus objetivos de vida.

Aparentam estar sempre bem em equilíbrio, e mesmo que sejam inseguros ou estejam perdendo o controle, não costumam externalizar – sobretudo de forma dramática.

Fisicamente falando, possuem olhar mais sério e compenetrado, corpo em geral magro, feições bem definidas e visual discreto.

Lua em Capricórnio

Por outro lado, a Lua no mapa astral indica os relacionamentos interpessoais, os sentimentos e também as raízes e relações familiares. Quem possui Lua em Capricórnio tende a ser um pouco rígido(a) demais e levar as coisas demasiadamente a sério.

As emoções são pautadas no que é concreto e real, com o desejo de estar sempre no controle das situações, bastante marcante.

Não têm problemas em lidar com regras e inclusive, desejam as cumprir. Precisam se sentir produtivos e respeitados e irão lutar pela aprovação das pessoas – mas não as forçando, e sim conquistando seu valor.

Retomando na questão do controle, dificilmente transbordarão o que existe no seu íntimo, se resguardando da visão de vítimas e mantendo, quase sempre, a compostura.

Devem tomar cuidado para não se cobrarem demais, pois esse é uma tendência clara de quem tem a Lua em Capricórnio.

Os capricornianos combinam com qual signo?

Os signos que mais combinam com Capricórnio são os demais de Terra (Touro, Virgem ou mesmo Capricórnio) e também os de Água (Câncer, Escorpião e Peixes).

Antes de mais nada, os de igual elemento possuem características semelhantes em termos de busca por estabilidade, praticidade e tranquilidade. Logo, compreenderão o estilo mais racional e calmo de Capricórnio.

Em contrapartida, os de Água trazem equilíbrio e um pouco mais de emoção para o relacionamento, propondo abertura para temas mais abstratos e também complementando com afeto e sensibilidade os focados capricornianos.

Capricórnio no amor

Ao contrário do que se diz por aí, os capricornianos não tem necessariamente um “coração de gelo”.

Segundo o que dissemos anteriormente, eles são sim meticulosos e irão avaliar muito bem suas opções antes de se comprometer de cabeça em um relacionamento. Primeiramente, eles precisam analisar se realmente vale a pena se envolver e se a aposta é “segura”.

Porém, ao se apaixonarem e toparem construir um enlace, pode ter certeza de que dedicarão totalmente e provavelmente desejarão algo duradouro. Aliás, eles costumam ter bastante iniciativa e serem diretos em suas conquistas, o que traz muito mais objetividade e também facilita a vida dos parceiros.

O mesmo comprometimento que levam para as outras áreas da sua vida, levarão para a intimidade. No entanto, não espere grandes ou constantes demonstrações de romantismo deles, já que Capricórnio é conhecido como o signo menos romântico do Zodíaco.

Em virtude de serem teimosos e obstinados, em algumas situações podem querer tomar o controle do relacionamento para si, ditando ordens e inventando regras ou criticando e cobrando em excesso. Então, isso pode ser um problema para perfis mais geniosos.

Certamente irão correr de dramas, relações problemáticas ou paixonites fugazes, que não levam a lugar nenhum.

Símbolo de Capricórnio

O símbolo de Capricórnio é uma mistura entre uma cabra e uma serpente ou cobra, representando tanto a terra e a superação de obstáculos, quanto à sabedoria inerente do ser.

símbolo de capricórnio

Majoritariamente representado pela cabra, além de se relacionar com o mito grego sobre sua constelação, também faz alusão ao animal que vive nas montanhas e nunca desiste de chegar ao topo.

Constelação de Capricórnio

Em seguida, a história que a mitologia grega conta sobre esse signo do Zodíaco é marcada por grande senso de responsabilidade.

Reia, uma titânide ligada à fertilidade, gera um filho com Cronos, que é nada mais e nada menos do que Zeus, o deus de todos os deuses. Com medo de que o temível pai devore o filho, ela foge com ele para a Ilha de Creta, onde ele se alimenta de leite de cabra e mel.

Nesse meio tempo, o bebê quebra acidentalmente o chifre do animal que fornece seu alimento e para recompensa-lo, diz que tornaria tal pedaço divino. Ou seja: quem possuísse o chifre (chamado de Cornucópia) seria abençoado com que quisesse dentro do item.

Posteriormente, levam a cabra que supriu o deus aos céus, criando a Constelação de Capricórnio.

constelação de capricórnio

Quer saber mais sobre outros mitos gregos relacionados ao Zodíaco? Então veja outras versões das Constelações do Zodíaco.

Frases capricornianas

Em síntese, algumas frases representam bem a personalidade dos capricornianos:

Dados sobre Capricórnio

Em conclusão, há algumas informações importantes que você deve saber sobre o signo de Capricórnio. São elas:

Sendo assim, confira o resumo cheio de humor que o Deboche Astral fez sobre os Capricornianos:

As constelações dos signos e o melhor presente para capricornianos

Em conclusão, se você gosta de astrologia, é ou gosta muito de um capricorniano, vai gostar muito da nossa sugestão!

Nós do Mapa do Meu Céu fazemos quadros personalizados de como estava o céu em um dia, local e horário que merecem ser relembrados.

código QR do Spotify aplicado no mapa das estrelas

A riqueza de detalhes certamente vai surpreender quem é do signo de Capricórnio, porque tem base científica e é a valorização direta de um fato marcante, né?

mapa do meu céu detalhe das constelações e via lactea
Detalhe nas constelações e Via Láctea no Mapa do Meu Céu

Você também pode personalizar com frases de amor ou frases de amizade que mostrem claramente a importância dessa pessoa para você, além dos próprios elementos do quadro – tornando-o assim um presente criativo e exclusivo.

Crie seu mapa das estrelas agora e tenha um pedacinho do universo ao seu alcance.

Para outras versões individualizadas e especiais, confira nosso site:

quadro de estrelas, mapa dos planetas e pingente personalizado do universo - banner ciência