Planeta Mercúrio: características, astrologia e mitologia

O planeta Mercúrio é o segundo mais próximo do Sol e é conhecido como o planeta de ferro por conta da sua composição base. Além disso, ele tem papel importantíssimo na astrologia, influenciando diretamente na nossa comunicação.

Confira todas as características do planeta Mercúrio na astronomia, além de todo universo astrológico e mitológico que o cerca!

Planeta Mercúrio e suas principais características

Mercúrio é o menor planeta do sistema solar e o que se encontra mais próximo ao Sol.

Devido a esse fator, é bastante difícil obter informações precisas e investigar a fundo o planeta.

Porém, em 2018 a ESA (Agência Espacial Europeia) e a JAXA (Agência de Exploração Espacial Japonesa) se uniram para mandar a missão BepiColombo rumo ao planeta Mercúrio.

Dois orbitadores irão voar até Vênus durante 2020 e 2021, e finalmente, entre 2021 e 2025 chegarão a Mercúrio, orbitando sobre ele.

Veja abaixo como funcionará e o cronograma para entender melhor:

Como é o planeta Mercúrio?

De acordo com a sua relativa baixa distância em relação ao Sol, cerca de 58 milhões de km, acredita-se que os ventos solares influenciaram não só no tipo de planeta que é, como também em sua composição.

Ele é um planeta rochoso com 4878 km de diâmetro, com seu núcleo de ferro fundido medindo entre 3.600 e 3800km. Ou seja, ele é EXTREMAMENTE denso!

Como efeito comparativo, a Terra, terceiro planeta em distância ao Sol (situa-se a 149,6 milhões de km) tem cerca de 12.700 km de diâmetro, com seu núcleo externo/líquido e o interno/sólido contabilizando entre 2900 km e 6370 km.

Portanto, cerca de um terço do nosso planeta seria composto por ele, ao contrário do planeta de ferro que é praticamente formado por seu núcleo.

Mercúrio não possui atmosfera, o que faz com que seja bastante suscetível a meteoros e possua superfície muito parecida com a Lua: cheio de crateras.

Ainda, por esse fator, mesmo estando mais próximo do Sol, ele perde o posto de planeta mais quente para seu vizinho Vênus, pois perde muito da radiação solar.

_imagem getty_planeta mercúrio diante do Sol

Mercúrio em relação ao Sol, imagem de Getty Images

É um planeta pequeno que se resfriou muito rápido (irônico, não?) e sua superfície é composta por potássio, sódio, nitrogênio, oxigênio, hélio e dióxido de carbono.

Embora seu movimento de rotação em torno de si mesmo seja lento, com seu dia contabilizando 176 dias terrestres.

Porém sua translação é bastante rápida, contando com 88 dias terrestres para completar a volta em torno do Sol.

Por esse motivo, a confusão, já que:

Por fim, de acordo com seus movimentos, alguns lugares da superfície nem ao mesmo recebem iluminação do Sol. Enquanto na parte iluminada a temperatura chega a 427°C, outras regiões atingem -170°C.

É possível ver o planeta Mercúrio da Terra?

Por ser um planeta muito pequeno, muito próximo ao Sol (e de sua luminosidade) e do plano com a Terra, ver Mercúrio não é uma missão tão fácil.

Tanto no amanhecer quanto no anoitecer, o planeta fica oculto pelo brilho do astro rei, o que dificulta a visualização.

Porém, de tempos em tempos é possível sim visualizar Mercúrio, quando ele transita na parte mais externa da sua órbita.

Nesses casos, é possível enxergar sua cor laranja-amarelada a olho nu, próximo ao horizonte.

Porém, como sua órbita é rápida, também é assim sua aparição: vista em apenas alguns momentos.

Caso queira observar melhor o céu noturno, confirma as melhores aplicativos de astronomia e entenda também como ler os mapas celestes.

Influência de Mercúrio nos signos

Na astrologia, cada signo tem um “planeta regente”, que lhe confere força e características específicas.

Por ter um movimento de translação bastante rápido, os gregos denominaram o astro de Mercúrio, que na Mitologia Grega corresponde a Hermes, o mensageiro dos deuses – conhecido pela dialética e agilidade.

Sendo assim, o planeta Mercúrio é conhecido por representar o pensamento, o intelecto e a comunicação.

Especificamente, rege as casas 3 e 6 do mapa astral:

Sendo assim, Mercúrio representa o movimento, a troca e adaptação. Além disso, tem ligação com a parte de negociações e informações.

Então, a posição do planeta Mercúrio no nosso mapa astral fala sobre a forma como você se expressa, seu comportamento frente à problemas e o raciocínio lógico.

Quanto aos signos do Zodíaco, ele é regente dos signos de Gêmeos (que tem a comunicação como principal característica) e do signo de Virgem (mais analíticos e meticulosos).

Inclusive, tornou-se muito comum ouvir a expressão “é porque Mercúrio está retrógrado!” quando um período se apresenta particularmente caótico.

PIA11406_imagem do planeta Mercúrio_fonte Nasa

Fonte: Nasa

O movimento retrógrado é quando, aparentemente se observado do ponto de vista terrestre, um planeta está “caminhando para trás”, com o seu movimento de translação contrário à órbita de outro planeta.

Isso acontece porque seu movimento se torna mais lento do que o da Terra, dando essa impressão.

Dessa forma, como o planeta Mercúrio é o maior responsável pela comunicação, nesses momentos a astrologia defende que é preciso tomar cuidado com o que é dito, principalmente como é dito.

Não é uma completa certeza que você sentirá as influências desse fenômeno de modo brusco, mas podem acontecer alguns desentendimentos sim e até interferências e mau funcionamento dos aparelhos eletrônicos, satélites e telecomunicações.

Poderoso, não? É interessante notar como o alinhamento dos planetas do sistema solar influenciam na nossa vida e ficarmos atentos, observando os sinais!

Mercúrio e a Mitologia

Na Mitologia Romana, Mercúrio era um deus, filho de Júpiter e Maia – equivalentes na Mitologia Grega a Zeus e a uma das plêiades (filha de Atlas e Pleion). Assim, é conhecido pelos gregos como Hermes.

Na primeira saída de sua mãe, se esgueira até a Tessália, roubando alguns animais do rebanho do irmão Apolo e sacrificando dois deles aos deuses. Retorna e ao se deparar com uma tartaruga, a mata e junto às tripas dos animais, forma a primeira lira.

Ao que Apolo descobre a façanha, o entrega a Zeus, que prontamente o faz prometer que não mentiria novamente (pois quando é interrogado, afirma não ter feito nada).

Astuto, Hermes promete, colocando a condição que nem sempre precisaria dizer a mensagem por inteiro.

Devido então ao seu intelecto avançado e à grande capacidade de se comunicar, é designado por seu pai a ser o mensageiro dos deuses, levando mensagens e transitando entre o Olimpo e a Terra.

Ganha sandálias divinas, que o faz ser extremamente veloz. Por sua capacidade de interlocução, participava de todas as negociações divinas que aconteciam.

Mercurio na Mitologia Grega é Hermes - estátua grega do deus mensageiro

Além disso, por suas habilidades esquivas, tornou-se símbolo de trapaças e também o princial auxílio a comerciantes e ladrões.

Conduzia também os mortos ao Inferno e os trazia de volta quando necessário, tornando-se também padroeiro dos viajantes e das estradas.

Extremamente fiel à Zeus, o planeta Mercúrio então representa esse deus que dual: transitava entre a vida e a morte, ao eterno e o efêmero, à luz e às trevas.

À medida que ele presta grandes serviços à humanidade, também é um pouco responsável por caos e atos não tão nobres. Ainda assim, nos faz pensar na importância da complementaridade.

Afinal, onde há falta, também sobra vontade e ao mesmo tempo que ele separa, também une.

Portanto, na Mitologia Grega, Hermes ou Mercúrio simboliza a tradução da vontade dos deuses, o intelecto e a estratégia.

E a essa troca e flexibilidade somos muito gratos, pois é o que nos torna seres sociáveis e únicos.

O alinhamento dos planetas no mapa

Agora que você já sabe um montão de coisas sobre o planeta Mercúrio, que tal ter um dia especial representado com o posicionamento exato o qual estava o astro naquele momento, juntamente com os outros do sistema solar?

Nós do Mapa do Meu Céu fazemos o mapa dos planetas, que mostra a disposição deles em uma data importante para você ou alguém (um presente criativo e especial!), com riqueza de detalhes e totalmente personalizado.

mapa dos planetas

Desse modo, você pode personalizar com a frase e o modelo que desejar, além das cores, tamanhos, molduras…

Escolha uma frase de amor caso seja um presente romântico, uma frase de amizade caso entregue para alguém bacana ou uma frase de amor próprio se for a representação da data do seu nascimento, por exemplo! Por que não?

Crie o seu mapa dos planetas e tenha um pedaço do universo pertinho de você, para admirar a grandeza da Via Láctea quantas vezes quiser! ?

Continue lendo

Frases e pensamentos em um só lugar

Frases e Músicas

Frases e pensamentos em um só lugar

As frases e pensamentos têm o poder de expressar sentimentos que muitas vezes queremos transparecer, mas não conseguimos. Uma mensagem de felicidade por ter alguém especial em nossas vidas, um reforço de quanto nos amamos por frases de amor próprio, um sorriso que despertamos com uma frase de amor verdadeiro: esses são só alguns exemplos de […]

#frases #frases de amor #frases de amor a distância #frases de fé #frases de saudade #presente criativo

10 passos simples de como demonstrar amor

Frases e Músicas

10 passos simples de como demonstrar amor

Nem sempre é fácil o caminho de como demonstrar amor por outra pessoa, pelo menos do jeito que ela ou você sente que seria a melhor forma. Primeiramente, é importante entender que muito da dificuldade que sentimos em expressar sentimentos vem de crenças e expectativas que nós mesmos criamos e nem sempre refletem a realidade. […]

O misticismo das estrelas e constelações na História

Astrologia

O misticismo das estrelas e constelações na História

Os povos antigos e de diversas culturas possuem várias histórias e lendas sobre as estrelas e constelações.

#constelações #estrelas #mapa das estrelas #misticismo #mitologia grega #povos antigos