Fatos, curiosidades e localização da Constelação de Órion

A Constelação de Órion é uma das constelações mais conhecidas de todos os conjuntos estelares já catalogados. Devido a seu tamanho, localização e por abrigar algumas das estrelas mais brilhantes de todo o céu, desperta curiosidade e é fonte constante de estudo.

De fato, há muito o que falar sobre a Constelação de Órion: tanto fatos astronômicos, quanto mistérios e histórias de antigas civilizações!

Constelação de Órion – Como Localizar

Das 88 constelações modernas catalogadas, a Constelação de Órion ocupa a 26ª posição em relação a tamanho, e está localizada no equador celeste.

Devido a esses dois fatores, é facilmente avistada por praticamente todas as regiões da Terra: tanto no hemisfério sul, quanto no hemisfério norte. Entretanto, aqui no Brasil é mais facilmente avistada em dezembro e janeiro, ou seja: nos meses de verão.

Leia também:
Os 14 melhores lugares para observar as estrelas no Brasil

Em primeiro lugar, caso queira identificá-la no céu noturno, procure o Cinturão de Órion: também popularmente conhecido pelos brasileiros como as 3 Marias. Ficou mais fácil, certo?

A partir dessas estrelas a constelação fica muito mais fácil de ser encontrada.

Por outro lado, se mesmo assim você ainda sinta dificuldade, temos uma matéria sobre como localizar estrelas no céu e em mapa das estrelas.

Inclusive com dicas de aplicativos para ver estrelas de uma forma mais simples e prática! ?

Constelação de Órion – Estrelas

 A Constelação de Órion abriga 81 estrelas no total, sendo que duas fazem parte das estrelas mais brilhantes de todo o céu: Rigel e Betelgeuse.

Rigel (também conhecida como Beta Orionis, 19 Orionis) é a estrela mais brilhante da constelação e a sexta estrela mais brilhante do céu.

Sua magnitude aparente (brilho observado por um observador aqui na Terra) é de 0,18 e é uma supergigante azul que possui 85.000 vezes a luminosidade do Sol.

Leia também:
12 curiosidades e tudo o que você precisa saber sobre as estrelas

Já Betelgeuse é a segunda estrela mais brilhante da Constelação de Órion e a oitava estrela mais brilhante no céu.

É um supergigante vermelho de magnitude aparente de 0,42, com cerca de 10 milhões de anos de existência e está a cerca de 200 anos-luz de distância de nós.

De fato, pertencer à classificação gigante vermelho significa a última fase da estrela. Portanto, pode ser que logo (ou mesmo em alguns milhares de anos) essa estrela exploda, gerando um brilho tão intenso que seria possível observá-lo mesmo durante o dia.

Asterismos de Órion

Em outras palavras, asterismo significa um conjunto de estrelas que, alinhados, formam um objeto ou padrão reconhecível.

 Cinturão de Órion

Anteriormente, falamos sobre as 3 Marias, que são um asterismo de Órion.

São três estrelas brilhantes (Mintaka, Alnilam e Alnitak), que formam uma linha reta – que também pode ser interpretado com o Cinturão de Órion.

Triângulo de Inverno

Da mesma forma, Betelgeuse também forma com as estrelas Sirius (da constelação Cão Maior) e Procyon (da constelação Cão Menor) o Triângulo do Inverno, um asterismo facilmente identificável nessa estação.

Nebulosa de Órion

Fonte: Telescópio Hubble

As nebulosas são nuvens interestelares de poeira, hidrogênio, hélio e outros gases ionizados, normalmente resultado de uma supernova, ou seja: produto de uma explosão estrelar.

A Nebulosa de Órion é uma das mais brilhantes do céu e pode ser vista sem binóculos em um dia de céu limpo e sem interferência de poluição luminosa.

Tem magnitude de 4,0 e está a 1.344 anos-luz de distância da Terra.

A olho nu, a Nebulosa de Órion aparenta ser a “estrela” central da constelação, ao sul do Cinturão de Órion – ou como alguns preferem citar, na espada que Órion carrega consigo.

Mitos sobre constelações – Órion

Há várias versões sobre Órion na mitologia grega, mas uma delas conta que ele era um caçador extremamente belo, filho do deus Poseidon e Euryale (filha de Minos, o rei de Creta).

Órion teria se apaixonado pelas Plêiades (as Sete Irmãs), filhas de Atlas e Pleione (filha do Oceano).

Para evitar a perseguição do caçador a elas, Zeus teria colocado a todos no céu, formando a constelação de Órion.

O aglomerado de estrelas Plêiades pode ser observado na constelação de Touro, com Órion ao lado, perseguindo-as.

Outra versão famosa é sobre a morte de Órion: um escorpião teria sido enviado pela deusa Ártemis para matá-lo, e sempre que a constelação de Escorpião aparece no céu, a de Órion se afasta (em uma eterna fuga de quem o picou).

Se quiser saber mais sobre esse mito e outros das constelações do zodíaco? Veja nossa matéria Constelações dos signos e a Mitologia Grega.

Mistério 3 pirâmides – Constelação de Órion

A Constelação de Órion, por ser facilmente identificada no céu, permitiu que muitos povos e navegantes se orientassem através dela e das constelações que a cercam.

Desde então, se tornou referência para os povos anunciando o início do verão (no hemisfério sul) e a melhor época para colheitas, por exemplo.

Porém, alguns fatos curiosos foram notados ao longo do tempo. Supostamente, as pirâmides de Gizé, no Egito, estão alinhadas exatamente de acordo com a disposição das estrelas do Cinturão de Órion.

Da mesma forma, as 3 pirâmides da antiga cidade de Teotihuacan, no México, também apresentam a mesma semelhança com as estrelas da constelação.

Tanto a pirâmide da Lua, quanto a do Sol e a de Quetzalcóatl estariam dispostas na mesma proporção e alinhamento das 3 Marias.

Somente uma coincidência?

Presente – Estrelas

Já que você se interessa pelas estrelas, constelações e universo…que tal um presente que tenha tudo a ver com esse tema?

Nós fazemos quadros com mapas das estrelas que mostram exatamente como estava o céu em determinado data, local e horário!

Dessa forma, você poderá ver com qualidade e perfeição o céu eternizado em dia especial, que pode ser tanto do passado, quanto do futuro.

Leia também:
Presente difenciado: porque criar seu mapa das estrelas conosco

Por isso, é um ótimo presente para namorado, presente para amiga ou mesmo um presente para você mesmo(a)!

Ainda, você pode colocar uma frase especial que traduza tudo o que esse momento especial representa.

Caso queira ideias, temos uma matéria com dezenas de frases e pensamentos separados por temas para você se inspirar:

imagem ilustrando matéria de frases e pensamentos

Crie o seu mapa das estrelas agora mesmo, aqui.

Não deixe que o brilho se apague: faça com a Constelação de Órion e tenha um lugar especial em um céu que é só seu. ?

Continue lendo

46 Frases de Amizade para valorizar amigos

Frases e Músicas

46 Frases de Amizade para valorizar amigos

As frases de amizade ajudam a nos conectar com nossos parceiros nessa vida, aqueles que nos ajudam em todos os momentos. Isso mesmo, estamos falando dos nossos amigos! Seja os amigos de infância, do trabalho ou da faculdade…cada um tem uma particularidade que merece ser celebrada e reconhecida. Se você quer agradecer uma amiga pela […]

Constelação de Gêmeos – Saiba tudo sobre ela

Universo

Constelação de Gêmeos – Saiba tudo sobre ela

A Constelação de Gêmeos tem uma das mais bonitas histórias das constelações do Zodíaco! Ela também faz parte dos conjuntos de estrelas descobertos e catalogados pelo astrônomo grego Cláudio Ptolomeu no século II. É nela que se encontra o famoso aglomerado de estrelas Messier 35, que está a cerca de 2.800 anos-luz (ou 2.800 x […]

Frases de amor – As melhores em um só lugar!

Frases e Músicas

Frases de amor – As melhores em um só lugar!

As frases de amor que inspiram os apaixonados e os faz expressar sentimentos de forma mais clara ou verdadeira. Evidentemente, o amor sempre foi alvo das maiores criações da humanidade. Portanto, poetas e escritores ficaram famosos por suas palavras belíssimas sobre o tema. Nós do Mapa do Meu Céu sempre acreditamos no poder da comunicação […]

#carlos drummond de andrade #frases de amor #frases de amor a distância #mensagens de aniversário de namoro #quadro personalizado