Universo

Planeta Saturno – Características e curiosidades!

O planeta Saturno é o segundo maior do sistema solar, perdendo apenas para seu vizinho Júpiter. Seu sistema de anéis e luas chama muito a atenção, assim como algumas outras características que possui.

O sexto planeta mais próximo ao Sol é conhecido desde a antiguidade e seus anéis podem ser vistos mesmo aqui na Terra!

Saiba tudo sobre o que envolve Saturno: seja na astronomia, na astrologia ou na mitologia.

Como é o planeta Saturno?

Assim como Júpiter, Urano e Netuno, o planeta Saturno é um dos planetas gasosos, composto basicamente por hidrogênio (97%), além de outros gases como hélio e metano.

Seu núcleo é rochoso, gelo e água. Provavelmente, por estar a mais de 1,427 bilhões de km do Sol, Saturno não recebe tanto o calor do astro e se mantém em uma temperatura bastante fria.

A temperatura média de Saturno é de -125°C, com sua composição sendo menos densa que a da água. Portanto, se conseguíssemos colocar o gigante gasoso em uma imensa bacia de água, flutuaria. Engraçado, não?

Apesar disso, seu volume é cerca de 755 vezes maior que o do nosso planeta! E seu diâmetro é de 120 536 km, ou seja: cerca de 9,4 vezes o diâmetro Terrestre.

O que capta a nossa atenção logo de cara, também, são seus diversos anéis.

O que são os anéis de Saturno?

Os anéis de Saturno fazem parte de sete grupos principais: A, B, C, D, E, F e G.

A principal teoria é de asteróides que se chocaram contra o planeta ou suas luas, desprendendo partículas que começaram o movimento gravitacional ao redor de Saturno.

Os anéis são formatos por gelo, rocha e poeira e há cálculos que apontam que o diâmetro do sistema anelar chega a até cerca de 280 mil km em algumas regiões – porém a espessura de cada um não passaria da média de 1km.

Ainda que Júpiter, Urano e Netuno também possuam anéis, somente os de Saturno são visíveis aqui da Terra.

Quantas horas dura um dia em Saturno?

O movimento de rotação do astro é de 10 horas e 39 minutos, sendo o segundo mais rápido do sistema solar, logo após do planeta Júpiter.

Devido a esse fator, também seu formato é mais achatado nos polos, que tem menor tamanho em relação a sua área equatorial.

Anéis de Saturno -imagem Nasa

Quanto dura um ano em Saturno?

Certamente você não gostaria de viver em Saturno, pois enquanto aqui o ano dura 365 dias, no planeta é preciso 29 anos, 167 dias e 6 horas para dar uma volta completa ao redor do Sol e fazer seu movimento de translação!

Quantas luas tem Saturno?

Atualmente, o planeta Saturno detém o título de planeta com o maior número de luas do sistema solar.

São 82 satélites naturais orbitando a seu redor, 3 do que as conhecidas em Júpiter.

A mais famosa é Titã, a segunda maior do sistema solar – perdendo apenas para Ganimedes, de Júpiter. Aliás, ela chega a ser até maior do que o planeta Mercúrio.

Superfície do satélite Titã, imagem da Nasa

Planeta Saturno na Astrologia

No campo da astrologia, o planeta Saturno também rege um signo do Zodíaco e exerce influências sobre nós com seus trânsitos.

O astro está intimamente ligado ao que nos limita, mas ao mesmo tempo nos traz muito aprendizado. É um regente ligado à disciplina, prudência e amadurecimento.

Ainda, é associado à casa 10, ligada à carreira e ao nosso lugar na sociedade.

Quanto ao signo, rege Capricórnio, um signo que é muito voltado ao raciocínio, determinação e ambição. Você pode conferir a personalidade dos signos na matéria que fizemos especialmente sobre isso. ?

Portanto, a posição de Saturno no seu mapa astral indica a busca por excelência naquela determinada área. É onde você se sentirá mais compelido(a) a superar as limitações e talvez isso lhe traga algum conflito interno.

Além disso, muito se fala também sobre o chamado “Retorno de Saturno”. Já que o planeta Saturno demora em média 30 anos para dar uma volta completa ao redor do Sol, quando temos essa idade temos grande impacto causado pelo astro.

Enquanto marca nossos limites, é um período de descoberta, lidar com nossos medos e conflitos e evoluir. É quase que uma passagem ritualística do ponto de vista astrológico, quando deixamos ser crianças e nos tornamos adultos – cheios de responsabilidades e cobranças.

Nesse aspecto, muitas vezes somos estimulados energeticamente a nos desligar de hábitos, pessoas e crenças que não nos vestem mais.

Embora isso possa ser doloroso, também é algo que faz parte da nossa própria evolução, então é necessário em busca de um caminho mais claro.

Planeta Saturno na Mitologia

O planeta Saturno é um deus romano, que na mitologia grega equivale a Cronos, o filho do Céu (Urano) e da Terra (Gaia).

Ele representa o tempo e sua passagem muitas vezes cruel. Cronos toma o lugar de seu pai, que é tomado pela confusão, mas logo depois tem conhecimento de uma profecia que dizia que o mesmo aconteceria consigo.

Com medo do destino, após casar com Reia (uma titânide também filha de Urano e Gaia), começa a devorar seus filhos para evitar ser deposto.

Esse fato é muito curioso, à medida que faz um parelho com o próprio tempo, que tudo consome sem piedade ou delongas para cumprir sua própria função.

Representação de Cronos devorando um de seus filhos

Porém, um dia a profecia se cumpre e Zeus (que até então estava escondido pela mãe) lhe dá uma poção para que vomite todos os filhos previamente engolidos.

Uma grande luta se desenrola, e Zeus finalmente toma o seu posto.

Há algumas versões que apontam que ele foi tornado prisioneiro por um tempo, depois reaparecendo e estabelecendo um período de paz e de ensino aos homens sobre a Agricultura.

É bonito pensar que na nossa vida ocorre o mesmo: a princípio somos inconsequentes e impulsivos, enquanto com o passar dos anos nos tornamos mais sábios, experientes e pacientes.

Assim sendo, somos realmente como o plantio, que ao longo do tempo evolui e dá frutos produtivos.

Planeta de presente

Gostou de saber todas essas informações sobre o segundo maior planeta do nosso sistema solar?

Saturno foi e ainda é um planeta muito importante para a astronomia e astrologia, e seu estudo é constante!

Que tal então dar um presente de planeta para uma pessoa querida, que é ligada à ciência, misticismo ou simplesmente aprecia as belezas do universo?

Nós do Mapa do Meu Céu criamos os chamados mapa dos planetas, que mostram exatamente como estava o trânsito planetário em um dia específico.

O resultado é muito bonito, além de ser um presente criativo e único. Além de contar com o alinhamento dos planetas (que muda o tempo todo), também é totalmente personalizado com a frase de amor que desejar, as cores, tamanho e mais.

Crie o seu mapa dos planetas e tenha mais pertinho de você ou de alguém especial não só o “planeta do tempo” quanto todos os demais, marcando uma data que merece ser recordada e estampada pela eternidade.

Gostou desse artigo?

Então, corre para o nosso blog e saiba tudo sobre astronomia e muito mais!

Além disso, não se esqueça de acompanhar o nosso trabalho no Instagram.

Mapa do Meu Céu

Share
Published by
Mapa do Meu Céu
Tags: anéis de saturno astrologia saturno planeta saturno saturno

Recent Posts

  • Sem categoria

Presentes Personalizados e com Afeto: Tornando Momentos Especiais Inesquecíveis

A Personalização como Expressão de Afeto:Comemorar datas especiais é uma oportunidade maravilhosa de expressar nosso…

3 meses ago
  • Relacionamentos

Linguagem do Amor

Descubra como entender a linguagem de amor do seu parceiro pode fortalecer o seu relacionamento…

12 meses ago
  • Relacionamentos

Frases para o dia dos namorados

Para celebrar o Dia dos Namorados selecionamos 55frases de amor incríveis que irão emocionar o…

12 meses ago
  • Frases e Músicas

Músicas Românticas Internacionais – 20 canções

20 músicas românticas, desde clássicos atemporais até sucessos modernos. Essas canções celebram o poder do…

12 meses ago
  • Frases e Músicas

Frases de Santo Agostinho

Explore as frases de Santo Agostinho sobre fé, amor, sabedoria e amizade, iluminando nossa busca…

12 meses ago
  • Universo

Star Wars – Tudo Sobre a Saga

Se você ainda não sabe tudo sobre a saga Star Wars, está perdendo um mundo…

12 meses ago