O que dar de presente para o chefe?

Se você não sabe o que dar de presente para o chefe, é bom seguir algumas dicas que garantir haja equilíbrio entre as suas expectativas e as do seu gestor. Afinal, é comum que as pessoas errem para mais ou para menos nesse caso – o que, obviamente, ninguém quer!

Mas então, qual o segredo para agradar?

Na maioria dos casos, a figura do chefe é de uma pessoa a quem se tem um relacionamento estritamente profissional. Assim, é raro que haja muita intimidade entre funcionários e o gestor, garantindo o profissionalismo.

E é exatamente por esse motivo que, em grande parte dos casos, há um desconforto em presentear essa figura. Ao contrário de nossos amigos e familiares, temos poucas informações para nos alertar sobre o que é certo ou errado, demais ou inferior ao que a pessoa deveria ganhar.

Por outro lado, a tendência é que você não tenha o mesmo poder aquisitivo do seu superior, então ninguém espera presentes super caros ou fora da sua realidade.

Existem muitas formas de dar um presente para chefe, que vão desde pequenos mimos, coisas simbólicas ou presentes criativos cheios de significado.

O que não dar de presente para o chefe

Cabe evitar algumas situações constrangedoras e gafes, como por exemplo:

  1. Itens que ressaltem uma característica negativa: mesmo que seu chefe seja estressado, não cabe dar nada que sugira isso, como um dia no spa ou kit relaxante. O mesmo acontece se a sua chefe tem a fama de ser “desleixada”: nada de maquiagem. Por mais que você tenha boas intenções com essa atitude, ela poderá expor a pessoa e levar a interpretação de uma crítica. Fuja dos presentes que deixam esse tipo de mensagem subentendida;

  2. Coisas muito baratas ou muito caras: esse ponto exige mais atenção! Embora você não precise dar nada caríssimo, dar algo extremamente barato pode dar a impressão de que você não valoriza sua influência. Obviamente, pequenos mimos ou lembranças são bacanas, mas no caso de um aniversário, capriche um pouco mais! Se achar melhor, proponha uma “vaquinha” com alguns colegas para dar algo mais significativo;

  3. Algo que leva em conta somente seu gosto pessoal: como o nome diz, um item que você pensou para si pode ser bem diferente do que o outro escolheria. Sempre leve em conta a personalidade da pessoa que receberá o presente, assim a sua chance de acertar aumentará exponencialmente!

Sugestões de presentes

Vale a pena refletir por alguns instantes sobre seu jeito, interação com os demais e preferências. Alguns chefes são mais sérios e tradicionais, enquanto outros são descontraídos e tratam todos com casualidade.

Esse aspecto é fundamental para satisfazer e, até mesmo, não precisar exagerar em um item que de repente não vai trazer o mesmo contentamento que um mais segmentado.

Procure entender com quem é mais íntimo do(a) gestor(a) quais são os interesses e as atividades que mais mais gosta fora do trabalho, pois isso lhe dará um ótimo norte. Ou senão, tenha uma conversa informal e discretamente tente arrancar alguns dados.

Presente para chefe tradicional

Portanto, a dica para os chefes mais tradicionais e que mantém um relacionamento mais distante é investir em vinhos ou outra bebida mais nobre.

o que dar de presente para o chefe - vinho

Ou então, uma caixa de bombons finos ou um livro que você acredite ser inspirador por algum motivo.

sugestão de presente para chefe - livro um novo mundo

Presente para chefe nerd

Se o perfil que você procura é o geek, sem problemas. Nesse caso, você pode investir em algum gadget tecnológico, ingressos para espetáculo de arte ou edições limitadas de algo que você sabe que ele irá adorar.

fone philco - presente para chefe

Uma ótima opção também é o nosso mapa dos planetas, um quadro personalizado que mostra o alinhamento planetário em uma data específica – que pode ser o dia do aniversário ou do nascimento de um filho, por exemplo.

mapa dos planetas personalizado

Presente para chefe criativo

Por fim, se o chefe por alguém disruptivo e fora da caixa, que goste de se expressar, também cabe dar algo mais inovador. Ou até mesmo personalizado, como itens de decoração diferentes ou do nosso mapa das estrelas.

Esse último mostra como estava o céu em um dia, local e horário especial. Você pode escolher também a data de aniversário ou quando ganhou um prêmio especial, por exemplo.

vários mapa das estrelas de cores diferentes

O importante é mostrar que se importa e não deixar a data de lado, pois esse tipo de cuidado faz com que a gente ganhe mais consideração por parte de quem nos avalia e nos transmite seu próprio conhecimento diariamente.

Conheça também nossos outros presentes criativos, que usam dados astronômicos para valorizar momentos e pessoas especiais!

quadro de estrelas, mapa dos planetas e pingente personalizado do universo - banner ciência