Curiosidades sobre o universo de tirar o fôlego

As estrelas e demais objetos celestes são alvo de estudo há muitos e muitos séculos e curiosidades sobre o universo não param de surgir o tempo todo.

Atualmente, com o avanço da tecnologia espacial e constante evolução da astronomia, algumas descobertas valiosas foram feitas e a forma de entender e consumir as informações sobre o universo, ressignificadas.

Primeiramente, a informação se tornou muito mais acessível. Antes, eram muito esporádicas e técnicas as notícias sobre astronomia.

No entanto, hoje há diversas plataformas que ensinam o que são as estrelas, como localizá-las e também a linguagem que fala sobre todos os complexos estudos de astrofísica passou a ser mais didática e muitas vezes até lúdica.

Leia também:
Estrelas no céu: aprenda e identificar e confira os melhores aplicativos de astronomia
12 curiosidades e tudo o que você precisa saber sobre as estrelas

A NASA mesmo, sendo a maior agência especial da Terra, tem um canal de notícias constantes sobre descobertas no universo, fotos e todo tipo de material que possa interessar. O mais importante: com riquezas de detalhes.

Uma boa notícia para os claustrofóbicos! Afinal, não precisamos mais ir ao espaço sideral para acompanhar a beleza do universo e o sentir dentro das nossas milhões de moléculas. rs

Na mesma linha de pensamento, trazemos para vocês criações eram de certa forma antes inimagináveis.
No entanto,  utilizando conhecimento, ciência e observação do universo, foram desenvolvidos produtos artísticos maravilhosos e acessíveis.

Confira abaixo algumas curiosidades sobre o universo que com certeza vão fazer você pirar!

A música das estrelas – Curiosidades sobre o universo

Primeiramente, não estamos falando aqui de Lady Gaga ou Elvis Presley, e sim delas: as estrelas que todos os dias fazem do nosso céu a coisa mais linda do mundo!

A canção foi mostrada ao mundo no evento Starmus de 2019, realizado em Zurique.

Achou confuso? Sem problemas, nós explicamos!

Assim como praticamente tudo o que nos cerca, as estrelas também emitem uma frequência de onda sonora, dependendo do seu estágio, tamanho e características.

Bem como a Terra tem seus abalos sísmicos, esses corpos celestes contraem e expandem, formando diferentes tipos de ondas, que ressoam internamente e geram um som característico.

Inclusive há uma área exclusiva da astronomia para estudo e avaliação do potencial de informações que esse fenômeno pode dizer sobre uma estrela, que é a asteroseismologia.

GIF da terra se aproximando lentamente da câmera

“Você escuta isso? Esse é o som da noite”

Se quiser saber mais sobre como esses estudos são feitos e como trazem informações valiosas, recomendamos uma matéria lindamente escrita pela Nasa sobre as ondas sonoras estelares.

Sendo assim, o famoso astrofísico Garik Israelian reuniu desde 2005 um conteúdo imenso e diverso captado por aparelhos especiais dessas variações de ondas que nada mais, nada menos são que explosões de estrelas ao longo do tempo – em maior e menor intensidade.

Essas ondas acústicas de infra-som (menores que 20 Hz) não são audíveis por nós humanos. Logo, foram aceleradas a ponto que nossos ouvidos as conseguissem escutar!

Dessa maneira, o material foi organizado pelo músico e compositor Brian Eno, resultando em uma música emocionante, mágica e ao mesmo tempo até meio que “assustadora”. Confira abaixo a “Starsounds”:

Alucinante, não?!
Nós também achamos.

Essa faixa provoca reações diferentes em cada um, mas o fato é que chega a ser estonteante.

Inclusive, esses sons já foram usados como fonte de inspiração para outras composições, como a trilha sonora do filme “Interestelar”, do aclamado e premiado compositor Hans Zimmer (somente o segundo maior compositor de trilhas sonoras do mundo).

Saiba mais sobre o Starmus

O Starmus é um festival internacional de ciências criado pelo antes citado astrofísico Garik Israelian.
Ele tem foco em astronomia, música, arte e ciências em geral. Seu nome tem origem em: “Star” representando “estrela” em inglês e “Mus” como prefixo de música ou music.

Com edições que aconteceram em 2011, 2014, 2016, 2017 e 2019, o festival conta com a participação de inúmeros palestrantes renomados e famosos em seus meios.

Inclusive o guitarrista da banda Queen (e também astrofísico), Brian May, é um dos criadores do festival e também membro do conselho.

A próxima edição será dedicada à Marte e acontecerá em setembro de 2021, na Armênia.

Saiba mais sobre o Starmus e seus desdobramentos.

Perfume espacial – Eau de Space – Curiosidades sobre o universo

Pode parecer loucura: mas existe uma empresa britânica disposta a vender um perfume que simula, segundo ela, a fragrância similar ao experimentado no espaço sideral.

De acordo com Steve Pearce, fundador da Omega Ingredients (empresa de aromas responsável pelo projeto), o aroma é único: uma combinação ‘metálica’ e ao mesmo tempo adocicada.

Isso porque os astronautas relatam que o espaço tem um cheiro único, que varia de acordo com a percepção de cada um. Enquanto alguns afirmam sentir nuances exóticas como pólvora, enxofre ou solda (!), outros citam coisas mais agradáveis como framboesas ou rum.

Perfume espirrando estrelas na matéria de curiosidades sobre o universo

Supostamente, o aroma ficaria levemente impregnado nos tecidos das roupas dos astronautas.

Com isso, a empresa teria sido capaz de simular seu agradável odor, transformando-o em perfume a ser comercializado para qualquer um que queira viajar alto em meio à imensidão do universo.

Se você quiser saber mais sobre esse lançamento que de certa forma nos cheira bem, pode ver a matéria da CNN que fala mais sobre esse assunto.

 Presentear com as estrelas

Por fim, o universo é fonte de inspiração antiga – e acreditamos que eterna.

A arte sempre se inspirou nas estrelas e na complexidade do cosmos para nos aproximar do que nos é desconhecido: seja por meio das diversas obras cinematrográficas, séries (como The Big Bang Theory) e também na criação de diversos comercializados diariamente.

Assim como você, nós também admiramos as estrelas e toda beleza que o mundo nos traz.

Portanto, fazemos quadros personalizados mostrando exatamente como estava o céu em determinada data.

Isso é possível através de cálculos precisos e de catálogos astronômicos confiáveis. Sendo assim, você pode ter em mãos um pedaço do seu passado (ou futuro!) lindamente registrado.

linhas imaginárias de um mapa do céu

Assim como as fotografias, nossos quadros reproduzem e eternizam momentos a serem lembrados para sempre.

Por exemplo: a data de um aniversário, o dia de uma formatura, um pedido de casamento ou qualquer data que mereça ser celebrada.

várias versões de cores do mapa do meu céu em fundo estrelado

Personalize seu mapa com o local, data e horário que preferir. Além disso, escolha sua cor preferida, tamanho, moldura, frases e pensamentos para torná-lo único e exclusivo para sua finalidade. ?

Dessa forma, você tem um presente criativo belíssimo para alguém especial. Ou mesmo para comemorar uma conquista sua.

Seja como nós e os dedicados criadores citados nessa matéria de curiosidades sobre o universo.
Valorize, além das estrelas que te presenteiam com uma linda visão todas as noites, seus momentos mais marcantes.

Um brinde à tecnologia, que aliada à paixão, se torna transcendental.

Continue lendo

7 Passos para ter um Relacionamento Saudável

Bem Estar

7 Passos para ter um Relacionamento Saudável

7 Passos para ter um Relacionamento Saudável. Se você procura dicas de como equilibrar seu relacionamento, você está no lugar certo. 

Signo de Virgem – Características de Virgem e muito mais!

Astrologia

Signo de Virgem – Características de Virgem e muito mais!

O signo de Virgem é o mais perfeccionista dos signos do Zodíaco. Descubra tudo sobre os virginianos em um só lugar!

#Astrologia virgem #signo de virgem #virgem #virgem signo #virginianos

Decoração de casamento simples: dicas e sugestões!

Datas Comemorativas

Decoração de casamento simples: dicas e sugestões!

Dá para planejar a decoração de casamento simples e barato que também seja uma decoração de casamento simples e elegante. Veja nossas dicas, gaste pouco e faça um casamento lindo e intimista!

#casamento simples #constelações #decoração casamento diy #decoração de casamento #decoração de casamento simples #mapa estelar #quadro personalizado