Como agradecer alguém especial

Nem sempre sabemos como agradecer a gentileza, a ajuda ou a simples presença de algumas pessoas na nossa vida. Afinal, como fazer um esforço que tenha um significado equivalente, demonstrando gratidão na medida certa?

Bem, na verdade, não existe resposta certa para esse questionamento. É provável que você dê pesos diferentes a diferentes atitudes.

Por exemplo: se uma pessoa lhe dá um bombom, você pode querer retribuir a delicadeza do ato, mas se alguém ajuda a salvar seus pertences em meio a um vazamento, talvez o sentimento de “compensação” seja maior.

Apesar de algumas demonstrações de boa vontade ou carinho, de fato, sejam impressionantes e nos deixem quase que sem reação, não há fórmula ou etiqueta de “boas maneiras” em relação à forma de como agradecer alguém. Contanto que você deixe claro que o gesto teve importância e fez a diferença para você.

O que significa retribuir?

Retribuir funciona muito para reforçar positivamente um ato admirável. Desse modo, inconscientemente, você está validando o ato louvável de alguém e possivelmente, estimulando para que continue com esse tipo de comportamento.

É uma forma de comunicação, onde você corresponde um ato ou um sentimento.

Mas como agradecer alguém por ter feito algo legal?

Como agradecer a alguém?

Certamente, algumas atitudes mostram bem o sentimento de gratidão e estreitam relações. Sendo assim, confira algumas ideias praticas:

  1. Seja natural

Não precisa correr para responder à gentileza. Normalmente, as pessoas fazem algo de boa vontade e sem esperar pela retribuição propriamente dita.

Portanto, sem pressa! Encontre o momento certo e uma oportunidade boa – assim você também não dá a impressão de que não sabe lidar com favores ou que precisa recompensar a todo custo, entende?

2.       Entenda o perfil da pessoa

Uma vez que a gratidão tem muito mais a ver com sentimento, vale refletir um pouco mais para ter assertividade. Ou seja: se a pessoa que você quer agradecer não tem a personalidade parecida com a sua ou está em um nível elevado de hierarquia (como no trabalho, por exemplo), avalie o que seria prudente falar ou fazer.

Nesse sentido, é importante se colocar no lugar da outra pessoa e entender o que faria diferença para ela. As pessoas são diferentes, então não adianta achar que tudo o que gosta o outro tem que gostar.

Acima de tudo, está o interesse de quem lhe fez o agrado, então não se esqueça disso!

3.       Faça o que está dentro do seu alcance

Também não precisa se cobrar pela melhor demonstração de gratidão do mundo! Mesmo que você queira agradecer um ato enorme de generosidade, saiba que as pessoas estão em momentos totalmente diferentes (financeiros, de disposição e tudo o mais!) e está tudo bem.

Novamente: a pessoa dificilmente fez pensando na recompensa. Então tome o seu tempo e faça as coisas dentro dos seus limites. O gesto de agradecimento por si só já vale muito, acredite!

Caso contrário, a ajuda da pessoa pode onerar você (com esse sentimento de obrigação), o que, certamente, de jeito nenhum representa o objetivo de quem foi gentil!

4.       Use a sinceridade

Em seguida, a mensagem!
O agradecimento pode ser simplesmente verbal ou por escrito, usando palavras de amor e de carinho. Se esse for o caso, aproveite para demonstrar amor e esclarecer o quanto aquilo mudou ou melhorou o seu dia, a fase em que está ou mesmo transformou a sua vida.

É muito bom saber que a fizemos a diferença na vida de alguém, então aproveite a oportunidade para expressar os bons sentimentos!

5.       Presenteie

Outra forma de agradecer é retribuir com um presente. A ação de presentear é extremamente simbólica e não é sem motivo que é um costume em praticamente todas as culturas do mundo. Até mesmo os cachorrinhos podem levar bichinhos para seus donos, como demonstração de carinho. rs

Logo, um presente de agradecimento criativo e com significado pode ser o jeito mais nítido, mas ao mesmo tempo sutil, de mostrar que se importa.

Sendo assim, trazemos as opções do Mapa do Meu Céu para lhe inspirar.

Nas versões de quadros personalizados e pôsteres ou em joias personalizadas, que mostram o posicionamento dos astros em um dia especial ou mesmo como estava o céu em um momento marcante.

Xxxx

São várias opções de personalização, além de modelos diferentes para você escolher e surpreender uma pessoa que fez toda a diferença.

Consequentemente, um ótimo meio de agradar, pois além de equilibrar perfeitamente emocional e a ciência (tudo é baseado em dados astronômicos sérios), também se torna completamente exclusivo e individual. 😉

Nós acreditamos muito no poder que as demonstrações têm de criar laços mais fortes e em como a valorização de ocasiões e datas alegres podem reativar lembranças maravilhosas – que devem ser acessadas sempre!

Então conheça o Mapa do Meu Céu e conheça o jeito perfeito de como agradecer alguém admirável. <3