Eclipse lunar: o que é, calendário e como ver

O eclipse lunar é um evento astronômico bastante apreciado pelos terráqueos, que muitas vezes param tudo o que estão fazendo para admirar sua beleza. Ele pode acontecer de três diferentes maneiras e durar alguns minutos ou poucas horas.

Um eclipse acontece entre dois corpos celestes e sua classificação varia conforme o posicionamento que estão em relação à órbita um do outro.

É importante lembrar que a Terra está em constante movimento em relação ao Sol, e que a Lua, nosso satélite natural, nos acompanha a todo momento.

Sendo assim, tire todas as suas dúvidas sobre o eclipse lunar e saiba quando e como identificá-lo!

O que é um eclipse lunar?

Esse fenômeno ocorre quando a Terra se posiciona entre a Lua e o Sol, impedindo que a luminosidade alcance nosso satélite, total ou parcialmente.

Aliás, é importante ressaltar que a Lua não emite luz própria, ou seja: ela reflete a luz do astro rei ao realizar seu movimento em volta da Terra e é por isso que acompanhamos suas diferentes fases.

Quais são os tipos de eclipses lunares?

Conforme dissemos no comecinho do texto, esse tipo de eclipse se divide em três formatos e de acordo com o “ângulo” que comentamos anteriormente:

eclipse lunar infografico

Isto posto, temos que o mais sutil deles é o eclipse penumbral. Em contrapartida, o eclipse total é um dos mais aguardados e que ocorre com menor frequência: para se ter ideia, ele acontecerá em 2022 e depois novamente só em 2025.

Quando acontece o eclipse da Lua?

Sempre nas fases de Lua cheia, e ao mínimo duas vezes por ano.

Veja como foi o último eclipse lunar total visto no Brasil, que aconteceu em 26 de maio de 2021, registrado pela CNN Brasil:

Acontece somente por conta da barreira que o nosso planeta proporciona, sendo influenciada pela combinação entre a nossa distância entre nós e nosso satélite, bem como a órbita que nos encontramos e a posição da Lua.

Se essa inclinação não existisse, haveria dois eclipses por mês, um na lua nova (eclipse solar) e outro na lua cheia.

Calendário de eclipse lunar

Nos próximos anos, teremos 20 eclipses da Lua!

Em 2022, acontecerão nos dias 16 de maio e 8 de novembro e poderão ser vistos no continente americano.

O primeiro, poderá ser visto no Brasil e terá seu ápice na madrugada. Porém, infelizmente, o segundo não poderá ser visível por aqui, por conta da nossa localização geográfica na data. Para conferi-lo, será preciso procurar por registros dele em sites ou redes sociais, como o Instagram do Mapa do Meu Céu. 😉

Confira também as próximas datas (convertidas para o horário de Brasília):

tipos de eclipse lunar

Como ver um eclipse?

Admirar um eclipse lunar pode não ser tarefa tão fácil quanto gostaríamos! Assim como os demais eventos astronômicos (como as chuvas de meteoros, por exemplo), é preciso que as condições climáticas sejam favoráveis, com pouca nebulosidade (de preferência em locais altos e com tempo seco).

Além disso, que você esteja em um local mais afastado dos grandes centros urbanos, pois a grande quantidade de luz também interfere na perfeita observação. Fora isso, contar com telescópios ou binóculos também ajudam bastante – sobretudo quando o efeito é penumbral ou mais sutil.

Também atentamos para o fato de que ele pode durar alguns minutinhos apenas ou entre três e quatro horas. Logo, se você ficar a par de algum que irá acontecer em breve, já sabe: nada de bobear com o horário, hein?

As estrelas pertinho de você

Já deu para perceber que você é amante da astronomia ou no mínimo se interessa pelos mistérios do nosso universo, né?

Nesse caso, que tal trazer a beleza celeste ou o posicionamento dos planetas através de produtos que pegam dados astronômicos (confiáveis) e transformam em registros únicos e incríveis, como nossos mapas das estrelas, mapa dos planetas ou joias personalizadas, como o pingente das estrelas ou pingente dos planetas!

Veja todas as nossas opções para surpreender alguém especial ou simplesmente manter pertinho de você uma data que merece ser representada com toda a magia do cosmo!

quadro de estrelas, mapa dos planetas e pingente personalizado do universo - banner ciência

O que você vai ler nesse artigo

    Continue lendo

    Constelação de Virgem – Características e curiosidades

    Astrologia

    Constelação de Virgem – Características e curiosidades

    A Constelação de Virgem é uma das constelações do Zodíaco e foi uma das primeiras a ser identificada e catalogada. Sua origem é bastante antiga e há vários mitos que a envolvem! É a segunda maior constelação das 88 catalogadas, logo após Hydra. Apesar de não ter suas estrelas com forte magnitude, pode ser facilmente […]

    40 frases de músicas para status, fotos e mais!

    Frases e Músicas

    40 frases de músicas para status, fotos e mais!

    As frases de músicas nos ajudam sempre que a gente quer se expressar: seja uma frase de música para foto, em um recado para alguém especial ou uma mensagem de autoestima diária sobre nossa força e o quanto é maravilhoso viver. Se você também acredita no poder que a música tem e quer tornar seu […]

    Joia infantil: opções e cuidados

    Presentes

    Joia infantil: opções e cuidados

    A joia infantil é uma forma delicada de presentear uma criança ou recém-nascido, pois além de ser algo duradouro, também carrega consigo um grande simbolismo. Anteriormente, falamos sobre nossos pingentes personalizados e em como, ao longo da História, sempre foi importante a função dos adornos para os grupos. Eles ajudam a criar diferenciação e indicam […]