A Galáxia de Andrômeda e seus fascinantes detalhes

A galáxia de Andrômeda é uma vizinha da nossa própria galáxia, a Via Láctea. Porém, não se engane: apesar de ser a que está mais próxima a nós, ela dista cerca de 2,5 milhões de anos-luz, ou seja…2,5 x 9.460.800.000.000 km! Quer saber tudo sobre ela, que mesmo tão distante, pode, impressionantemente, ser vista aqui da Terra?

Primeiramente, ela tem esse nome porque está localizada próxima à Constelação de Andrômeda.

Andromeda e estrelas

Por sua vez, a galáxia tem esse nome originário da Mitologia Grega, onde a princesa, filha de Cefeu (rei da Etiópia) e Cassiopéia, é salva por Perseu de um grande monstro (Ceteus). Eles se apaixonam, têm filhos e mais tarde ela é colocada por Atenas entre as constelações do hemisfério norte, ao lado do marido e sua mãe.

Está localizada no chamado Grupo Local, que abriga a nossa Via Láctea, a Galáxia do Triângulo e mais 30 galáxias de menor dimensão. Aliás, por falar em tamanho, a nossa vizinha é uma pequena gigante!

A Galáxia de Andrômeda tem 250 mil anos-luz de diâmetro, mais que o dobro da nossa galáxia, que por acaso abriga somente em um dos braços todo o sistema solar. Dá para imaginar o tamanho da nossa vizinha, então?

Isso significa dizer que, se pudéssemos atravessá-la, demoraríamos aproximadamente 250 mil anos. Melhor deixar pra lá, né?

Seu formato é espiral, composta por muitas e muitas estrelas e acredite: ela está vindo até nós!

Colisão da Galáxia de Andrômeda com a Via Láctea

Antes de mais nada, cabe dizer que a Galáxia de Andrômeda provavelmente “engoliu” duas outras galáxias-anãs, incorporando seus sistemas estelares. Esse estudo foi feito pela revista Nature e é bastante interessante, mas a colisão de galáxias é algo considerado natural.

A Via Láctea também passou por processos parecidos e no futuro as duas galáxias também colidirão!

Mas não se preocupe tanto: isso só deve acontecer daqui a 4 bilhões de anos e os impactos não devem ser tão catastróficos, visto que a distância entre cada astro é bastante grande e dificilmente haveria choque entre eles.

A Nasa publicou em 2012 simulações artísticas dos estudos que fizeram sobre esse evento e as imagens são impressionantes. Confira!

Imagens da NASA mostram a colisão entre as galáxias

colisao galaxia de andromeda e via lactea

Imagem via NASA / ESA / Z. Levay e R. van der Marel, STScI / T. Hallas / A. Mellinger

Sobre essa colisão, as imagens significam:

  1. Primeira linha, à esquerda: a Via Láctea, atualmente;
  2. Primeira linha, à direita: daqui a 2 bilhões de anos, a aproximação da Galáxia de Andrômeda, bem mais evidente;
  3. Segunda linha, à esquerda: 3,75 bilhões de anos, Andrômeda se torna tão evidente no céu noturno quanto a própria Via Láctea;
  4. Segunda linha, à direita: 3,85 bilhões de anos, formação de novas estrelas e fusão parcial das galáxias;
  5. Terceira linha, à esquerda: 3,9 bilhões de anos, mais estrelas se formam;
  6. Terceira linha, à direita: 4 bilhões de anos, Andrômeda sofre esticamento e Via Láctea deformidade;
  7. Quarta linha, à esquerda: 5,1 bilhões de anos, os núcleos das duas galáxias são dois lóbulos brilhantes;
  8. Quarta linha, à direita: 7 bilhões de anos, as galáxias estão fundidas e formam uma imensa galáxia elíptica;

Provavelmente, em 4 bilhões de anos a nossa galáxia não existirá da mesma forma, de qualquer maneira. O Sol estará cada vez mais luminoso em relação a nós, e a radiação terá um efeito parecido com o que acontece em Vênus – onde a temperatura da superfície derrete metais como o chumbo.

Ainda que a Galáxia de Andrômeda venha até nós a uma velocidade média de 110km/s (sim, segundos…), 4 bilhões de anos é bastante tempo e não sabemos o que acontecerá conosco até lá, certo?

A visão de Andrômeda pelo ganhador do Insight Investment Astronomy Photographer of the Year 2020

Anteriormente, falamos sobre o quão incrível é o Insight Investment Astronomy Photographer of the Year, e sobre as imagens que concorriam em 2020, listando as nossas favoritas.

O ganhador desse ano foi revelado, justamente com a foto que retrata a Galáxia de Andrômeda, com o nome “’Galáxia de Andrômeda ao Comprimento do Braço?”:

Galáxia de Andômeda pelo ganhador do Insight Investment Astronomy Photographer of the Year, com a imagem Andromeda Galaxy at Arm_s Length © Nicolas Lefaudeux

Imagem por Nicolas Lefaudeux

Essa imagem chega a nos arrepiar de tão emocionante! O fotógrado imprimiu um suporte em 3D para que a câmera, aliada ao telescópio, captasse esse efeito ilusório de proximidade. Dessa forma, realmente nos dá a impressão de que podemos tocá-la!

Um dos juízes do concurso, Ed Robinson, até chama a atenção para o fato de que ela é super apropriada para o momento que vivemos – onde tentamos estar cada vez mais próximos, fazendo adaptações, mesmo quando estamos longe.

Se você também amou essa imagem, confira quem ganhou as outras categorias do Insight Investment Astronomy Photographer of the Year 2020.

A galáxia de presente

Já que você se interessa pelas galáxias e o show que o universo nos proporciona constantemente com a aparição de estrelas, constelações e até mesmo os planetas do sistema solar, que tal se presentear ou presentear alguém especial com elas?

mapa do meu céu detalhe das constelações e via lactea

Detalhe nas constelações e Via Láctea no Mapa do Meu Céu

Nossos mapas celestes têm uma ótima resolução e qualidade, além de ser um presente diferenciado porque mostram exatamente como estava o céu em determinada hora, data e local – seja ele do passado ou futuro.

Os detalhes são muito emocionantes, e assim como a fotografia acima, registram um momento especial onde tudo estava perfeitamente alinhado para que aquilo acontecesse.

Dá para perder vários minutos contemplando essa beleza e tudo o que ela significa, né?

várias versões de cores do mapa do meu céu em fundo estrelado

E as datas podem ser variadas: o dia do seu aniversário, um presente para namorado, casamento ou mesmo um presente de agradecimento para amigo.

Então, personalize com uma frase de amor, as cores que preferir e tenha um pedacinho desse imenso cosmo com você. Corra antes que os 4 bilhões de anos chegue…aí não garantimos mais a integridade do produto! Rs

Obrigada por estar conosco novamente, e se gostou da matéria…que tal compartilhar nas suas redes sociais? ?

Continue lendo

Presente para casal usar juntos: 7 opções diferentes

Presentes

Presente para casal usar juntos: 7 opções diferentes

Um bom presente para casal usar juntos é aquele que tem um significado importante para os dois e ao mesmo tempo, case bem com o estilo dos dois. É como um elo a unir ainda mais essas duas pessoas, que usam aquele item para reforçar a importância que um tem na vida do outro. E […]

10 ideias para comemorar seu aniversário de namoro

Datas Comemorativas

10 ideias para comemorar seu aniversário de namoro

Veja como inovar na sua comemoração de aniversário de namoro com as dicas criativas e românticas que selecionamos para você!

#aniversário de namoro #comemorar aniversário de namoro #presente criativo para namorada #presente criativo para namorado #presente para namorado #presente personalizado #quadro decorativo

O que dar de presente para namorado recente?

Presentes

O que dar de presente para namorado recente?

Há pouco tempo seu namoro começou e você não sabe o que dar de presente para seu namorado recente, não é mesmo? Chegam as datas especiais como aniversário de namoro ou aniversário do namorado e você simplesmente não sabe o que dar: que seja significativo, mas ao mesmo tempo não custe horrores de dinheiro. Tudo […]