Amor à distância: 10 dicas para driblar as dificuldades

O amor à distância pode ser muito complicado ou dolorido…mas também pode ser totalmente viável e o mais leve possível, sabia? O equilíbrio é essencial para lidar com a falta que as pessoas que nós amamos faz. Algumas dicas podem ajudar a amenizar e até mesmo dar a sensação de diminuição das barreiras físicas.

O importante é que você consiga compreender que ao mesmo tempo que apresenta desafios, essa modalidade também tem as suas vantagens.

Veja como lidar com a saudade e driblar as dificuldades do amor à distância.

Como vencer a distância?

Primeiramente, vale fazer o exercício de pensar os motivos os quais você está longe da pessoa que gosta.  Afinal, é algo temporário? Ou então, é porque, por enquanto, vocês não têm condições financeiras de estarem juntos? A pessoa irá trabalhar ou fazer um curso em outro lugar?

Na verdade, é preciso deixar um pouco os sentimentos de lado nesses casos e pensar racionalmente. Embora seja difícil lidar com a ausência, é necessário também avaliar o lado positivo – pois de fato, nada é 100% ruim.

Logo, entenda exatamente os motivos de estarem separados e tente focar nas coisas boas: pode ser evolução pessoal ou mesmo o vínculo que criaram.

Aliás, também busque compreender que muitas pessoas não tem a “sorte” de conhecer alguém que signifique tanto durante toda a vida. Então, só por esse privilégio, vale a pena segurar a ansiedade, demonstrar gratidão e pensar nas alternativas, né?

Apesar de tudo, estar fisicamente longe nos faz aproveitar mais cada momento em contato com o outro, esquecer das frivolidades e focar no que realmente importa: o amor!

Como demonstrar amor a distância?

Há formas de demonstrar amor à distância, que fazem com que os sentimentos permaneçam ativos e a saudade dê uma trégua.

No nosso artigo sobre namoro à distância nós já demos alguns conselhos podem ser bem úteis! Independentemente da sua questão ser com seu namorado ou qualquer outra pessoa, algumas dicas podem ser bem úteis!

Dessa forma, confira como você pode lidar melhor com a saudade e demonstrar amor da melhor forma:

1.       Aproveite a tecnologia

Atualmente, os recursos tecnológicos avançaram muito! É possível fazer videochamadas, jogar online, compartilhar tela, assistir a um filme ou série juntos, entre outros.

Aproveite as novidades, marque “encontros virtuais”, mande mensagens instantâneas, divida memes, frases ou artigos que fizeram com que você lembrasse dela e por aí vai!

Ou seja: esteja presente, mesmo que longe.

2.       Não tenha vergonha

Às vezes, ficamos sem saber o que fazer diante de câmeras ou sem o contato direto com alguém. Mas lembre-se de que trabalhar esse lado e imaginar que é como se você estivesse em uma mesa ou no sofá conversando com alguém.

Procure ficar confortável, se solte e principalmente, curta o momento de troca da forma mais prazerosa possível.

Ainda, se você tiver um relacionamento romântico com essa pessoa, também é legal que você apimente as coisas e flerte com ela. Temos certeza que vai animar as coisas 😉

3.       Mostre seus sentimentos

Não esqueça de declarar seus sentimentos. Todos gostam de se sentir amados e isso não muda com a distância! Logo, se for o seu amorzinho, faça uma declaração de amor, de coração.

Ou então, elogie a pessoa (um comportamento, a aparência, personalidade) de vez em quando e diga o quanto sente a sua falta ou gostaria de vê-la. Acredite, isso transforma uma relação, seja ela qual for!

4.       Confie muito

Principalmente nas relações amorosas, a confiança deve estar presente e a insegurança deve ser trabalhada. Há muitos casos onde as pessoas estão longe uma da outra e a imaginação fica fértil, imaginando ou supondo coisas que não condizem com a realidade.

“O que eu devo fazer?”

Confie na pessoa que você ama e se não tiver motivos, deixe de lado as cenas de ciúmes, pois isso desgasta bastante o relacionamento, ok?

5.       Use a sinceridade

Ao mesmo tempo, se não estiver feliz ou se algo lhe desagrada, converse honestamente e deixe o seu ponto claro, para que não aconteça novamente ou então entender os motivos que o outro teve.

A sinceridade é a base de todo o relacionamento e ela ajuda a construir confiança, alinhar as expectativas e seguir em frente sem rancor ou pesar.

6.       Tenha empatia

Ainda, entenda a fase e o cenário que quem você ama está enfrentando e tenha compreensão quanto a horários, frequência, irritação ou frustrações. Acima de tudo, tente ouvir com atenção e compartilhar afeto, mostrando que se importa.

7.       Comemore datas ou conquistas especiais

Do mesmo modo, festeje as datas importantes ou as vitórias – mesmo que sejam aquelas pequenas, do dia a dia. É bem importante que vocês dividam as alegrias, estreitando os laços.

Assim, que tal fazer uma mini festinha virtual, cada um no seu local, para celebrar momentos especiais?

8.       Faça o tempo juntos render

Quando conseguirem se encontrar presencialmente ou mesmo nas conversas virtuais, aproveite cada minutinho, observando os detalhes e aproveitando todas as sensações.

Conforme falamos anteriormente, esqueça as picuinhas e faça render cada minuto do lado de quem você ama.

9.       Surpreenda

Você não gostaria de que fizessem uma surpresa para você? Tenha certeza de que as surpresas são um ótimo incentivo no caso do amor à distância, pois elas quebram a rotina e trazem deleite para quem as recebe.

Enviar um café da manhã ou almoço, uma cesta de vinhos ou chocolates, deixar um recado ou declaração incomum nas redes sociais ou pedir para um vizinho ou amigo próximo levar um mimo em sua casa.

Enfim, é muito bacana que você se esforce e marque presença pontualmente. Certamente, fará com que se sinta especial!

10.   Dê presentes

Por fim, presentes em datas importantes ou até mesmo fora de data, ajudam a reforçar o que falamos acima: demonstram afeto, carinho e cuidado em um dos jeitos mais explícitos.

Mesmo que você esteja fisicamente distante, é perfeitamente possível encontrar sites de presentes criativos e entregar na casa ou qualquer outro local.

É o caso dos produtos do Mapa do Meu Céu, que podem ser entregues em qualquer lugar do Brasil. No caso do mapa das estrelas ou do mapa dos planetas, você também pode enviar a versão PDF para virtualmente, então mesmo que a pessoa viva em outro país, ela poderá imprimir ou personalizar diversos objetos com eles!

quadro de estrelas, mapa dos planetas e pingente personalizado do universo - banner
Um presente à distância que os une

Mas o que exatamente são nossos mapas e o pingente das estrelas? Os mapas são quadros personalizados quem mostram o alinhamento dos astros em um dia especial.

No caso do mapa das estrelas, mostra como estava o céu no dia, horário e local que você escolher. Inclusive, você pode escolher entre vários detalhes e tornar um presente personalizado e único.

mapa do meu céu detalhe das constelações e via lactea
Detalhe nas constelações e Via Láctea no Mapa do Meu Céu

Até porque, você pode colocar uma mensagem de amor à distância (se for para seu amor) ou frases de amor à distância gerais para demonstrar seu cuidado!

personalização de um mapa das estrelas de um dia especial

Já o mapa dos planetas mostra o alinhamento planetário em uma data marcante e traz a posição exata dos astros. Como se fosse um mapa astral, mas com outra representação gráfica, entende? Mesmo assim, algo totalmente especial e exclusivo.

mapa dos planetas personalizado

Por último, o nosso queridinho: o pingente dos planetas, que mostra também o alinhamento do sistema solar em um dia que merece celebração. Ele é feito em prata 295 com banho de ródio e também vem em três opções de modelos (unissex) para que você possa surpreender quem ama.

embalagem-presente-pingente-dos-planetas.001

Gostou das dicas para valorizar o seu amor à distância? Conte com a gente para diminuir a distância e só aumentar os sentimentos positivos entre você e quem você ama! 😉