Shopping cart
R$0,00
o poder das palavras menina escreve em caderno

O poder das palavras e como elas afetam as relações

O poder das palavras é algo inconsciente: nós nem sempre paramos para refletir à fundo sobre o quanto elas podem nos ajudar ou mexer com as nossas emoções. Porém, o fato é que elas refletem nossos sentimentos e são determinantes para que a nossa vida faça mais sentido.

A Psicologia diz que as palavras têm um poder determinante: elas podem tanto construir um ótimo relacionamento ou caráter, como também os destruir.

Então vamos explicar o porquê você deve exercitar o uso delas, fazendo bom uso desse artifício maravilhoso (nós do Blog somos suspeitos…rs)!

O poder das palavras de forma prática

A linguagem é a nossa capacidade de comunicação com os demais. Expressamos vontades, angústias e sentimentos através dela.

No caso das palavras, quando construímos uma frase e a proferimos, ou escrevemos para alguém, na verdade estamos “transbordando” uma parte do nosso inconsciente.

É a transformação de uma complexa série de vivências e emoções, que se convertem em uma determinada mensagem.

Isso é percebido pelos outros não só pelas palavras de selecionamos, mas também pelo jeito como as dizemos: o tom de voz certo pode alertar, ao mesmo tempo que pode aliviar ou estimular.

E nesse jogo da comunicação, o poder das palavras está em justamente captar qual é a necessidade que o receptor tem, para fazer o uso correto delas.

Em outras palavras, não podemos simplesmente falar “o que nos dá na telha”, sem filtros. Isso pode gerar consequências desagradáveis ou magoar pessoas queridas.

Por outro lado, muitas vezes um relacionamento se torna difícil pela ausência de diálogo – já que elas também são uma forma de demonstrar amor.

Como usar as palavras corretas

Pois então, como saber quais palavras usar ou não?

Na verdade, a espontaneidade é maravilhosa: ela indica naturalidade e originalidade combinadas e faz com que a gente se diferencie dos demais.

O problema está no fato de deixar a sinceridade rolar solta, principalmente em momentos de conflito. Pesar as palavras é determinante para manter relacionamentos saudáveis: seja com seu/sua parceiro(a), amigos ou familiares.

o poder das palavras com casal conversando em uma sala de estarUma dica de ouro para saber se as palavras estão ou seu lado é observar a reação das pessoas com mais cuidado. Certamente, quando palavras de carinho, encorajamento e frases de amor são proferidas, as pessoas reagem muito melhor.

Caso note reatividade ou tristeza por meio da sua comunicação, é hora de reavaliar! Afinal, palavras positivas realmente tem o poder de estimular, enquanto as negativas freiam e podem também nos afastar de quem nos é querido.

Ao adotar uma atitude positiva em relação à comunicação, você poderá ver mudanças substanciais e benéficas acontecendo, até mesmo em você!

O poder das palavras nas mensagens

Sendo assim, a escrita, por exemplo, surgiu para registrar as ideias da humanidade e fatos importantes para a sociedade.

Desde sua provável criação, em 3000 a.C. pelos sumérios, até hoje, com certeza muita coisa mudou.

Atualmente, as palavras são, além de funcionais, uma forma de mostrar consideração, apreço, mostrar sentimentos e principalmente: criar vínculos.

Porém, elas sempre tiveram como principal poder, o de derrubar fronteiras – fossem elas físicas ou entre pessoas! O escritor argentino Alberto Manguel fala sobre isso no vídeo abaixo (aperte o primeiro ícone, ao lado da engrenagem, para ativar a legenda):

Legal, né?

Ainda que as pessoas estejam com cada vez mais pressa ou se comuniquem menos pela forma escrita, é importante entender que a comunicação é essencial para nós e que quem domina o poder das palavras tem um diferencial imenso!

A seguir, uma citação poderosa de nada mais nada menos que Sigmund Freud:

“A ciência moderna ainda não produziu um remédio tranquilizante tão eficaz quanto algumas poucas palavras carinhosas”

Quando conseguimos tocar o coração de alguém, seja confortando, deixando evidente o quanto essa pessoa é especial ou simplesmente lhe trazendo uma palavra de positividade, ganhamos mais apreço.

Além disso, somos considerados alguém que se importa e que contribui para o desenvolvimento dos outros. Isso que é “ganhar pontos”, não?

Portanto, não tenha medo de expressar seus sentimentos e vontades, ainda que de forma sutil ou do seu próprio jeitinho. De fato, os resultados são muito enriquecedores para as duas partes. ?

Inspire com frases

Com isso tudo em mente, que tal dar um presente criativo que valorize não só alguém especial, mas também o poder das suas palavras transformadas em AÇÕES?

No Mapa do Meu Céu criamos quadros personalizados que transformam um acontecimento ou dia único em um registro lindo de como estava o céu e as estrelas.

várias imagens ilustrando momentos especiais, além do mapa do meu céu em várias cores diferentes

Você pode personalizar com as palavras que preferir, em um modelo que evidencia o mapa celeste daquele dia com um título marcante ou um que fala torna a mensagem em si o elemento central:

dois modelos de mapa das estrelas do mapa do meu céu

Escolha a data, local e horário e aproveite para celebrar um dia do passado ou futuro que seja importante para você ou para alguém que você se importe!

Se quiser inspiração para frases e pensamentos, aqui você encontra uma grande variedade de temas:

Frases e pensamentos em um só lugar

O importante é demonstrar através das palavras o quão incrível é o fato de o universo todo ter colaborado para que esse dia fosse possível.

Ter esse marco e olhar para ele todos os dias é o reforço que a nossa mente precisa para entender que sim, somos amados e a nossa vida realmente importa – seja para nós mesmos ou para as pessoas que nos cercam.

Faça bom uso das palavras e faça/seja feliz! ?

Relacionamentos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous reading
A Galáxia de Andrômeda e seus fascinantes detalhes
Next reading
Alinhamento dos planetas e a influência nas nossas vidas