12 Cuidados com a prata 925 que você precisa ter

Se você deseja saber quais são os cuidados com a prata 925 que você deve ter, parabéns! Importar-se com a sua peça fará com que ela dure muito mais e mantenha sua beleza.

Antes de mais nada, a prata 925 é conhecida também como prata esterlina e contém em sua liga metálica 92,5% de prata e 7,5% de outros metais (principalmente o cobre).

Portanto, é bom lembrar que, pelo fato de ser um metal, ela oxida naturalmente.

Ao mesmo tempo, em contato com alguns agentes externos prejudiciais, ela pode sofrer danos como manchas definitivas, riscos e desgaste. E ninguém quer que isso aconteça, certo?

Veja os cuidados com prata 925 necessários para deixar sua joia linda por muito mais tempo!

Por que a prata escurece?

Basicamente, em contato com o ar, gases e elementos químicos, a prata reage e forma uma fina camada de sulfeto de prata, que tem coloração escura.

Em geral, basta limpá-la com frequência para eliminar esse aspecto. No entanto, é bom ter em mente outros cuidados gerais com a prata 925.

Cuidados com a prata que você deve ter

Listamos alguns passos que são essenciais para que você tenha sua joia sempre brilhante e perfeita. Confira:

  1. Evite contato com produtos químicos

Entre os cuidados com a prata 925, o uso de produtos químicos como água sanitária, cloro, detergentes e qualquer outro produto de limpeza é proibido!
Da mesma forma, produtos cosméticos como perfume, cremes e protetores solar também devem ser evitados.
Esses elementos podem reagir com o metal, causando sua oxidação e em alguns casos, até a corrosão.

  1. Proteja da umidade

Entre os fatores de oxidação natural da prata e seu escurecimento, está a umidade. Definitivamente, a prata não é fã do contato com a água e pode se tornar escurecida por conta desse fator.
Evite deixa-la mergulhada no líquido, não ferva e como dica, guarde em um compartimento com um pedaço de giz (que suga a umidade) ou então enrolada em papel alumínio. Isso evitará retardará a oxidação.

  1. Não entre no mar com a peça

Além de evitar contato prolongado com a água, um outro cuidado com a prata 925 é evitar a salinidade, que é outro processo que contribui para a oxidação.
Assim, retire o objeto caso entre no mar e até mesmo evite praticar exercícios com a joia – pois o suor funciona da mesma forma em relação ao metal.

  1. Limpe após o uso

A limpeza é fundamental, mas muitas vezes passa batida. Após usar sua joia de prata, limpe-a com uma flanela seca gentilmente retirando a sujeira e recuperando o brilho, ou então utilize somente produtos próprios para limpeza do material.

  1. Guarde corretamente

Por fim, sempre guarde ou retire seu acessório antes de dormir ou tomar banho. Isso porque, como falamos, o suor pode prejudicar seu aspecto e brilho por conta do ácido úrico.

Ao guardar, lembre-se de separar as peças individualmente (enroladas em tecido de seda ou saquinhos próprios) para evitar atrito e riscos desnecessários.

Por fim, feche bem o compartimento para evitar o contato com o ar e assim, você terá joias sempre conservadas!

  1. Invista no banho de ródio

O banho de ródio é um processo químico que forma uma película deste metal preciso sobre a sua peça de prata 925.
Ele a torna muito mais brilhante, forma uma película protetora e, seguindo os cuidados listados, faz com que seu aspecto de nova dure por anos!

Como limpar zircônia

Frequentemente, as joias de prata vêm com aplicações de pedras – como é o caso da zircônia.

Se você não sabe como limpar zircônia, é muito simples: use água e sabão neutro (de preferência o de coco, líquido) e esfregue gentilmente com uma escovinha de cerdas macias.

É importante lembrar que o calor intenso pode alterar a coloração da gema, assim como os choques térmicos podem causar rupturas. Portanto, evite temperaturas excessivas se esse for o caso da sua joia.

Esses processos, aliados aos cuidados com a prata, farão com que as zircônias tenham sempre o brilho característico intacto.

Pingente personalizado de prata 925

Agora que você já sabe quais são os cuidados com a prata 925, que tal se auto presentear com um lindo pingente personalizado ou mesmo dar um presente especial para alguém?

Ainda, registrar toda a beleza do universo em uma data especial?

Nós do Mapa do Meu Céu temos orgulho em criar as mais belas e significativas joias em prata, mostrando como estava o alinhamento dos planetas em determinado dia.

pingente personalizado dos planetas cravejado com zircônias

Com isso, o mapa do sistema solar se torna único àquela pessoa, uma vez que os astros têm rotações em tempos completamente diferentes!

É uma belíssima recordação, que pode ser usada como um presente de aniversário, de casamento, em uma homenagem para a mãe ou amiga e quando mais você desejar.

Afinal, ele é unissex e tem o design perfeito para ser ao mesmo tempo moderno e diferenciado. São 3 modelos disponíveis, que agradam a todos os estilos.

Inclusive, todos os nossos pingentes dos planetas recebem banho de ródio para torna-lo ainda mais brilhante e duradouro.

Crie o seu pingente personalizado dos planetas e case a beleza da prata 925 com o magnetismo do universo!