12 dicas de cores para quarto

O quarto é o ambiente mais pessoal da nossa casa. É ali que descansamos, temos momentos de reflexão, intimidade e sossego. E as cores para quarta que escolhemos, seja na parede ou nos acessórios além de dizer muito sobre nós. Também influencia o nosso humor e há quem diga que até a nossa qualidade do sono!

Veja nossas dicas abaixo e tenha como inspiração de como decorar um quarto com cores que favoreçam não somente sua decoração, mas também seu bem estar!

Como decorar o quarto com as cores certas

As cores são muito importantes na decoração de um quarto! Veja as influências delas tanto no ambiente quanto no humor.

Amplitude

A verdade é que apostar nas cores claras e tons pastéis dá a sensação de um quarto maior para quem tem um quarto pequeno, mas se isso não é um problema para você, pode apostar em cores escuras – se não em todo o quarto, em uma parede.

1. Cores claras e tons pastéis deixam o quarto mais amplo

O quarto branco não é um clássico sem motivo! Principalmente para quem não sabe como decorar quarto pequeno, aposte no branco para um efeito de ampliação – uma vez que essa cor reflete a luz e além da sensação de paz, dá a impressão que o quarto é maior.
Os detalhes podem ser coloridos para contrastar com as cores e móveis claros, dando destaque e charme.

2. Cores escuras no quarto dão profundidade

O quarto com cores escuras fica ainda mais intimista, mas atenção! Elas devem ser usadas com parcimônia para não tornar o quarto muito pesado e cansativo. A sugestão é harmonizar com cores claras ou escolher uma cor viva para trazer um contraponto.

Cores para o quarto que acalmem

Depois de um dia estressante ou agitado tudo o que você não vai querer é que seu quarto traga ansiedade. As cores podem estimular ou acalmar as sensações no quarto – imaginamos que esse último é o que você deseja, né? Então a dica no geral é apostar em tons como:

3. Rosa claro e lilás nas paredes – trazem aconchego e paz

Ainda mais se combinados com o branco e em tons claros

4. Azul nas paredes – é uma cor fria e que inspira tranquilidade

Também induz o relaxamento, acalmando principalmente nos tons claros. Inconscientemente nos remete ao mar e ao céu e suas propriedades tranquilizadoras

5. Verde nas paredes tem efeito calmante e ajuda a controlar o estresse

Remete inconscientemente à natureza e seus tons têm o poder de ser tanto puxados para o frio (se mais claro) ou para o quente (se mais escuro). Também traz alegria e calma.

Cores a serem evitadas no quarto

6. O quarto cinza pode trazer melancolia e tédio

Apesar de uma cor coringa na decoração, muito utilizada e recomendada, o cinza pode entristecer o quarto – e consequentemente quem fica por ali – dependendo do uso e do tom. Evite, se possível, preferindo tons pastéis como bege ou mesmo o branco e caso seu quarto seja cinza contraste com cores que tragam boas energias, como o amarelo, verde e vermelho.

7. O quarto azul escuro induz à introspecção

Não é um problema usar o azul escuro na decoração, desde que ele seja feito conscientemente e com cuidado. Esse tom se usado em todo o ambiente e com muito afinco faz com que o ambiente fique propício à internalização dos sentimentos. Prefira usá-lo em detalhes ou bem equilibrado com o branco, por exemplo.

8. O quarto vermelho traz agitação

O vermelho é lindo mas deve ser usado também com muito cuidado, uma vez que é uma cor vibrante que pode trazer muita excitação e nervosismo. Aposte no vermelho combinado a cores calmas e nos detalhes para ter noites tranquilas de sono.

A cor ideal para cada tipo de quarto

Se você não sabe como decorar um quarto de acordo com as cores, temos algumas sugestões em relação a cada fase da vida de quem ficará por ali

9. Como decorar o quarto do bebê
É comum ver o quarto dos bebês com tons pastéis. Isso acontece porque essas cores tendem a tornar o ambiente mais tranquilo, necessário para essa fase. Aposte em tons de laranja, amarelo, verde, azul e rosa que sejam clarinhos.Imagem de Paintzen, www.paintzen.com sob licença Creative Commons

10. Como decorar o quarto de criança

Cores vivas favorecem o desenvolvimento intelectual da criança, pois nesse período há muitas descobertas e percepções. Aposte em cores como azul, amarelo, vermelho e laranja – essa última estimula o otimismo e a criatividade, por exemplo!

   

11. Como decorar quarto de adolescente

Aquela fase tensa da vida, a adolescência é um período em que tudo é um conflito…rs a sugestão é pintar o quarto em tons claros de rosa, lilás e bege para quartos mais claros e marrom e azul para tons mais escuros para trazer um pouco mais de calma e relaxamento.

12. Como decorar o quarto de casal

Recomendamos os tons que acalmam citados anteriormente, afinal a vida adulta costuma ser bem corrida! Como nessa fase a personalidade já está bem definida, aposte em detalhes na decoração que valorizem o ambiente como todo – adesivos, quadros, almofadas e tapetes e outros itens de decoração com tons que remetam à sua personalidade e do seu amor!

             

Escolha as cores de acordo com a sua personalidade

Não existem regras de como decorar um quarto de acordo com as cores. O que existe é a psicologia das cores, ou seja: o que cada cor transmite ao seu sistema nervoso e consequentemente como será sua reação em relação a ela.
Muitas pessoas usam tons fortes no quarto como um todo porque refletem sua personalidade e se estão de acordo com isso e se sentindo bem, então esse também é um caminho! O importante é se sentir bem! ?

Pensando que cada cor traz uma mensagem, o Mapa do Meu Céu desenvolveu cinco modelos diferentes de arte para você liberar sua criatividade com a cor que preferir, personalizando também com a sua frase preferida. Valorize seu quarto com um momento que foi especial para você como seu aniversário de casamento, a data do seu aniversário, uma conquista especial…afinal ter objetos no quarto que tragam positividade e bons sentimentos é um reforço diário de tudo que bom que a vida te oferece!

Escolha sua cor preferida e deixe seu cantinho ainda mais único com esse presente especial!

O que você vai ler nesse artigo

    Continue lendo

    Planeta Mercúrio: características, astrologia e mitologia

    Astronomia

    Planeta Mercúrio: características, astrologia e mitologia

    O planeta Mercúrio é o segundo mais próximo do Sol e é conhecido como o planeta de ferro por conta da sua composição base. Além disso, ele tem papel importantíssimo na astrologia, influenciando diretamente na nossa comunicação. Confira todas as características do planeta Mercúrio na astronomia, além de todo universo astrológico e mitológico que o […]

    Traga boas vibrações com a decoração

    Decoração

    Traga boas vibrações com a decoração

    A nossa casa significa muito para nós. Mais que um lugar em que simplesmente moramos, é onde as memórias residem, os vínculos se estreitam e podemos encontrar conforto, acolhimento e paz. Clique e veja como deixar sua casa pronta para receber boas vibrações.

    #boas vibrações #decoração #decoração criativa #mapa das estrelas #quadro decorativo #quadro personalizado

    Banho de ródio: o que é e porque aplicar em suas joias

    Presentes

    Banho de ródio: o que é e porque aplicar em suas joias

    O banho de ródio, apesar de ser frequentemente utilizado em joias e pingentes personalizados, ainda é bastante desconhecido por grande parte das pessoas. Optar por peças com esse cuidado é apostar em qualidade e durabilidade e por isso é tão importante que você saiba exatamente sobre o que ele se trata! O que é o […]