Como viver bem? Veja dicas simples e práticas para o dia a dia!

Como viver bem?

Primeiramente, a resposta para a pergunta “como viver bem?” está em você mesmo!

É cuidando de você, dos seus hábitos, bem como, suas atitudes, que você vai conseguir se sentir bem, ser feliz e atrair pessoas incríveis para a sua vida.

Antes de mais nada, você precisa trabalhar e aumentar sua autoestima.
Afinal, pessoas com o amor próprio em dia tem dias mais leves e costumam fazer escolhas mais saudáveis no dia a dia.

Alternativamente, buscar auto conhecimento ou ajuda de outras pessoas também é bem interessante para nos desprendermos de conceitos que estão enraizados em nós e podem nos bloquear de alguma forma.

Então que tal algumas dicas práticas, dessas que amamos? ?

O que é viver bem

Apesar de ser um conceito relativo à cada um, alguns pontos são comuns a todos nós: queremos ter felicidade, satisfação pessoal, saúde e alegria na vida.

Para isso, contamos com momentos especiais ao lado de nossos amigos e familiares, experiências saudáveis e alternativas que nos tragam paz interior!

Caso você goste de ler, um livro que pode ser interessante para você é o “Felicidade – Modos de Uso“, dos famosos autores Leandro Karnal, Mario Sergio Cortella e Luiz Felipe Pondé em uma discussão prática e ao mesmo tempo filosófica sobre como é possível sim, ser feliz.

Ter uma atitude positiva em relação à vida é o primeiro passo para nos conectarmos com o que realmente importa: uma vida de amor e completa.

Mas como viver bem?

Na verdade, nem sempre é fácil manter o foco ou entender de forma prática o que poderíamos melhorar em nossa vida para termos mais satisfação pessoal.

Abaixo, damos algumas dicas que podem ajudar a dar um norte e abrir sua mente para como atitudes diárias pequenas podem transformar nossos dias.

  1. Valorize suas qualidades
    Temos a tendência a sempre colocar nosso foco no que não está bom ou nos nossos defeitos. O segredo aqui é prestar atenção ao que você faz bem e dedicar-se a isso, além de aceitar e reconhecer suas potencialidades.
  2. Agradeça sempre
    A gratidão, mesmo pelas pequenas coisas da nossa vida, nos traz leveza e um novo senso de importância das coisas. Agradeça suas conquistas, por menores que sejam.
  3. Cuide da sua saúde
    Quase que um clichê, cuidar da sua saúde é essencial para que essa máquina complexa que é você funcione bem. Isso feito, tenha certeza que as engrenagens ajudarão a lidar com o resto.
  4. Preste atenção em seus hábitos
    Na verdade, esse tópico é super importante. Afinal, nem sempre as escolhas que fazemos (seja na área da saúde, relacionamento ou financeiramente falando) são as melhores. Dessa forma, mesmo inconscientemente estamos nos boicotando.
    Avalie que coisas são prejudiciais à sua vida e não tenha medo de cortá-las ou fazer adaptações!
  5. Seja seu melhor amigo
    Constantemente damos valor às outras pessoas em nossa vida, mas não prestamos atenção em como somos especiais. Seja amando suas qualidades ou perdoando seus defeitos, entenda que você é a melhor pessoa que poderia ter entrado na sua própria vida! rs
  6. Sorria mais
    Sorrir com frequência faz com que hormônios ligados à satisfação pessoal sejam liberados em nossos corpos, trazendo bem estar. Portanto, busque-a na convivência com pessoas positivas, em seus hobbies ou na simples contemplação da natureza.

moça sorridente come um sorvete colorido

Como viver bem no casamento e manter a relação saudável?

Caso você queira dicas para ter um relacionamento saudável, também trazemos algumas opções que podem te ajudar a clarear as ideias e repensar algumas atitudes.

  1. Respeite a si mesmo
    Pode parecer polêmico, mas não é: a verdade é que quando você respeita suas vontades sem se anular, o outro entende que há um limite que deve respeitar e as coisas devem ser ajustadas para que ninguém fique insatisfeito. Ou seja, tenha clareza no que quer ou não para o relacionamento e mantenha seu ponto.
  2. Demonstre carinho
    Com certeza, muitos casais pecam por não saberem como se comunicar ou como demonstrar amor nas pequenas atitudes do dia a dia. Se esse é o seu caso, saiba que com um pouco de boa vontade e dicas valiosas, você consegue resolver isso essa barreira. ?
  3. Abra mão de ter razão sempre
    Nem sempre nós temos razão e você, no fundinho do seu interior, sabe disso! Rs Sendo assim, deixe o orgulho de lado e pratique a diplomacia: nem sempre você precisa ter a última palavra ou mostrar seu ponto. Simplesmente deixe o outro saborear o gostinho da vitória, equilibrando as coisas.
  1. Tenha empatia
    Um relacionamento funciona quando os dois lados buscam entender e abraçar a perspectiva do outro. Por isso, entenda quando seu amor quiser sair com os amigos para relaxar, esteja mal com algum problema ou queira um momento sozinho. Seja seu suporte e parceiro!
  2. Cuidado com as palavras
    As mesmas palavras que conquistaram podem fazer com que uma pessoa se afaste de você. Cuidado para não se deixar levar pela intimidade e o acúmulo de raiva ou mágoa e achar que tem liberdade para dizer o que quer. Afinal, isso pode magoar e desgastar a relação.

    como viver bem em casal e com alegria

Como viver bem sozinho?

Outra preocupação constante é a dos solteiros ou de quem terminou um relacionamento recentemente.

Evidentemente, é difícil passar por uma situação que pode ter sido traumática ou indesejada e estar sem rumo.

Porém é SUPER possível viver bem sozinho! Na sequência, algumas dicas para lidar bem com a solidão:

  1. Entenda o que você gosta
    Quando estamos sozinhos, muitas vezes não sabemos como viver bem, preenchendo nosso tempo ou mente. Logo, o auto conhecimento e a busca pelo que te faz se sentir bem e te traz satisfação pode ajudar a preencher essa lacuna. Pratique meditação, observe suas emoções e vá atrás do que é bom para você!
  2. Não se cobre tanto
    De certa forma, queremos sempre sermos melhores ou refletir no que não fazemos com maestria. Em primeiro lugar, pare com pensamentos de que não é bom o bastante para determinada situação. Você é totalmente capaz, basta encontrar seu caminho e não se distrair com seus pensamentos.
  1. Aprecie sua companhia
    É comum também que nós tenhamos a crença que sempre precisamos da companhia de outras pessoas (seja amigos, família ou de um amor) para estarmos bem. Na verdade, aprender a lidar com a sua própria presença é o primeiro passo para estar bem em qualquer momento da vida!
  2. Deixe as coisas fluírem
    A busca por controle também não leva a nada. Acima de tudo, aceite que cada coisa na vida tem seu momento e que não se pode forçar situações ou sentimentos. Em suma, abrace as oportunidades do momento, vivendo da melhor forma no momento presente.
  1. Se perdoe
    Por fim, mas não menos importante…o perdão. Enquanto algumas pessoas remoem o passado ou se martirizam por seus erros, a vida está passando. Por outro lado, você tem o controle da sua vida: admita, se perdoe e siga em frente!

mulher lê livro sozinha em sala

Valorize sua vida e de quem você ama

Agora que já demos algumas dicas de como viver bem, seja consigo ou com o outro, você deve ter entendido que o mais importante de tudo é valorizar a vida.

Dessa forma, compreender que somos momentos e que devemos viver de forma a desfrutar cada fase da nossa história, é algo enriquecedor e gratificantes.

Nós do Mapa do Meu Céu acreditamos no poder que as pessoas têm de transformar suas vidas e a de outras, tornando a convivência e o mundo um lugar melhor.

Por isso, criamos quadros personalizados que valorizam momentos especiais e ressaltam a importância de viver positivamente.

Afinal, olhar todo dia para algo que remete à uma vitória, um fato feliz ou mesmo um gesto de carinho só pode ter como efeito a alegria, né?

várias versões de cores do mapa do meu céu em fundo estrelado, no artigo como viver bem

Escolha uma data, local e horário e traremos como resultado um mapa das estrelas belíssimo com as cores, frases e pensamentos que você preferir.

Dessa forma, seja como um presente para você ou para outra pessoa, esse será um marco de que viver bem é também ser grato pelas coisas boas que recebemos na vida. Veja como é fácil criar o seu clicando aqui.

Esperamos que goste e que faça uma incrível jornada na busca (constante) pela felicidade. <3

Gostou do artigo?

Então, acesse o nosso blog para mais dicas de bem estar!

Além disso, não se esqueça de acompanhar nosso trabalho no Instagram.

O que você vai ler nesse artigo

    Continue lendo

    Mensagens de aniversário para namorado

    Frases e Músicas

    Mensagens de aniversário para namorado

    Se você busca por mensagem de aniversário para namorado, temos duas boas notícias! A primeira é que vamos te dar as melhores sugestões para que você arrase na mensagem e deixe ele super feliz ou emocionado: nada daquelas mensagens chatas que você vê por aí. Em segundo lugar, te daremos a MELHOR sugestão de presente […]

    O melhor presente para casal de amigos

    Presentes

    O melhor presente para casal de amigos

    Se você já se perguntou que presente para casal de amigos seria o mais legal de todos, temos uma boa notícia! Nós iremos te indicar um presente personalizado e criativo. Além disso, ele tem tudo a ver com casais e com certeza vai te tornar um(a) amigo(a) ainda mais querido por eles. Confira porque os […]

    Colar com pingente personalizado – Dicas e opções

    Presentes

    Colar com pingente personalizado – Dicas e opções

    Um colar com pingente personalizado é um excelente presente para quem a gente ama. Independentemente do tema, ele terá uma conexão direta com uma preferência ou momento especial para a pessoa, o que o torna muito mais interessante. Os presentes com significado são ótimas opções, principalmente se é alguém que já tem de tudo, ou […]