Vinho dos Signos

Descubra qual o tipo de vinho ideal para você!

Sabia que existe uma recomendação de vinho para os signos?

Assim como os signos tem suas particularidades e características que chamam a atenção, o mesmo acontece com as nuances de uma das bebidas mais amadas do brasileiro, o vinho!

Por isso, encontre o vinho ideal para você ou mesmo para surpreender alguém especial.

Quais são os benefícios do vinho?

Antes de mais nada, nem precisamos dizer que essa é uma bebida deliciosa e de sabores complexos.
Mas você sabe quais são os benefícios do vinho?

Sendo assim, listamos alguns dos principais para você:

  1. Antioxidante: evitam a ação dos radicais livres, combatendo o envelhecimento e prevenindo doenças como o câncer;
  2. Anti-inflamatório: por ter essa característica, evita doenças como artrite e artrose;
  3. Digestivo: bom para sintetizar os carboidratos, além de contribuir para o bom funcionamento da vesícula;
  4. Regula a pressão sanguínea: relaxa os vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial;
  5. benefícios do vinho com rolhas carimbadas com emoticons felizesReduz o colesterol: diminui o risco de problemas cardíacos. Aumenta o chamado “colesterol bom” e diminuição o “mau colesterol” nas células;
  6. Previne trombose e AVC: inibe a formação de coágulos no sangue;
  7. Melhora a função cerebral: o consumo moderado pode ajudar na memória, ajudando a prevenir o Alzheimer, por exemplo;
  8. Atenua a depressão: estudos mostram que a taxa de depressão entre os consumidores de vinho é menor do que os que não consomem a bebida alcoólica;

Se você precisava de um motivo para saborear uma taça hoje, já pode mostrar para alguém essa lista de benefícios do vinho! Rs

Tipo de vinho

O tipo de vinho vai depender de diversos fatores, tais como: região que é plantada a uva (características do clima e solo) e seu tipo, tempo de maturação e preparo.

Desse modo, você terá um tipo de vinho diferente dependendo da técnica de cada produtor.

Porém, listamos alguns tipos mais comuns de uvas para que você encontre características comuns a diversas marcas:

Em síntese, há muitos outros tipos de uvas, mas deixamos aqui os principais tipos de vinhos para que você consiga identificar melhor seus detalhes quando for às compras.

Mas que tal entender o vinho que melhor casa com os signos do zodíaco?

Dessa forma, você pode buscar a personalidade dos signos e combinar com a bebida ideal! Que tal?

Vinho dos Signos

Vamos ao que interessa!

Descubra agora qual vinho de cada um dos signos.

Vinho do signo de Áries

Os arianos são:

Então, para acompanhar toda essa energia e vitalidade, só uma bebida especial e animada!

Vinho do signo de Áries: Prosecco

Segundo a sommelière Dani Arruda, um espumante seria adequado para esse signo: “as borbulhas remetem a uma bebida animada, de comemoração, energizante e também refrescante para esse signo caloroso.”

Portanto, a dica é um espumante jovem, leve e com aroma de frutas cítricas. Feito para beber jovem e sem frescuras!

Vinho do signo de Touro

Os taurinos são:

Portanto, quem é do signo de touro aprecia uma bela refeição, acompanhada de uma bebida de qualidade!

Vinho do signo de Touro: Syrah ou Shiraz

A uva Syrah ou Shiraz, é bem tolerada e pode ser plantada em muitos países.

De acordo com a sommelière, essa é uma uva potente que vai bem em vinhos varietais (onde ela é a protagonista) e em vinhos de corte (misturada com outras uvas).

Ela complementa: “para um signo determinado e prático, sugiro um Shiraz Australiano, um exemplar fácil de agradar a todos e que na maior parte das vezes. Vem fechado com tampa de rosca em vez da rolha de cortiça.”

Dependendo da sua região de origem, podem ser vinhos elegantes ou mais potentes, alcóolicos e de guarda. Ou seja, perfeitos para quem busca a segurança e o luxo, características do taurino.

Vinho do signo de Gêmeos

Os geminianos são:

De fato, o signo mais comunicativo merece um vinho animado e que acompanhe a sua dualidade.

Vinho do signo de Gêmeos: Tawny (Vinho do Porto)

Primeiramente, este é um vinho doce, com alto teor alcóolico (entre os 19% e os 22%). Perfeito para os festeiros e sociáveis nativos do signo de gêmeos.

vinho dos signos - signo de gemeos brindando com vinho em reunião de amigos

Conforme a especialista, “o Tawny é um vinho do Porto que sofre uma elevada oxidação e apresenta um sabor complexo (frutas secas como figos e nozes). Sua cor é vermelha clara. Um vinho de intensidade média, com bastante doçura, onde se nota a presença da madeira. Possui capacidade evolutiva elevada, podendo envelhecer em garrafa durante décadas.”

Portanto, um vinho mais doce, bastante apreciado pelo público jovem e cheio de vitalidade, característico de gêmeos.

Vinho do signo de Câncer

Os cancerianos são:

Então, é preciso encontrar um vinho que atenda bem às características dos cancerianos, que são extremamente ligados à tradição e à família.

Vinho do signo de Câncer: Champagne Safrado

Quando falamos de Champagne, falamos em tradição e em família! É um vinho para ser aberto com seus parentes, para apreciar e dividir com as pessoas amadas. Um vinho que tem história e dedicação dos envolvidos.

vinho dos signos - champagne para o signo de câncerSendo assim, a sommeliére explica: “há muita dedicação por parte do produtor no plantio das uvas e em todo processo de elaboração: especialmente os safrados, que são feitos apenas em anos em que a colheita foi muito boa e são únicos. A lealdade característica do signo é representada aqui pelo fato de que Champagne só existe na região de Champagne e em nenhum outro lugar do mundo! Como característica são vinhos com mais corpo, perlage (bolhas) mais delicadas e quando tomados no momento certo, possuem aromas de brioche e frutas secas.”

Além disso, é claro, não há nada mais romântico do que um Champagne!

Vinho do signo de Leão

Os leoninos são:

Então, é preciso encontrar um tipo de vinho que coroe a naturalidade elegante do signo mais majestoso do zodíaco.

Vinho do signo de Leão: Sauternes

Considerado por muitos o “Rei dos Vinhos Doces”, o Sauternes encanta com sua cor dourada, que remete à realeza. “Feito numa região de produção de uvas brancas, elas são atacadas por um fungo chamado Botrytis Cinerea, que apodrece os cachos. Devido a esse fungo, os níveis de acidez e açúcar aumentam e dão uma complexidade aromática inigualável. Esse efeito é chamado “podridão nobre””, diz a sommelière Dani Arruda.

Em resumo, essa podridão nobre só acontece em condições climáticas ideais e a partir de um fenômeno natural.

Por consequência, “o aroma dessa bebida combina frutas exuberantes e notas florais com toques de mel, cera de abelha, especiarias e amêndoas. Os vinhos Sauternes são ao mesmo tempo encorpados e aveludados, com ótimo equilíbrio entre acidez e doçura”, completa a especialista.

Vinho do signo de Virgem

Os virginianos são:

Assim sendo, o tipo de vinho ideal para combinar com as características do virgiano é aquele que tenha muito cuidado na sua elaboração.

Vinho do signo de Virgem: Borgonha

Esse vinho é feito com a uva Pinot Noir, na região de Borgonha, na França.

Borgonha é uma região lendária de enorme prestígio, que produz alguns dos melhores e mais reputados vinhos tintos e brancos do mundo.

De acordo com a sommelière: “São vinhos sem igual, que podem ser muito elegantes e complexos e que exprimem bem o conceito de “terroir. A Pinot Noir é uma uva delicada e precisa de muita atenção e condições propícias para amadurecer bem. Os Borgonhas são considerados grandes vinhos e são produzidos por produtores extremamente exigentes. Os grandes exemplares deste vinho envelhecem muito bem e desenvolvem aromas complexos e terrosos”.

Portanto, um vinho feito com toda a minúcia que o virginiano aprecia, gerando a qualidade que ele deseja!

Vinho do signo de Libra

Os librianos são:

Sendo assim, equilíbrio e elegância devem ser características marcantes para o tipo de vinho desse signo.

Vinho do signo de Libra: Rosé da Provence

tipo de vinho rose do signo de libraEste vinho apresenta como características: a leveza, o frescor, a facilidade de beber, o equilíbrio no paladar e a extrema versatilidade.

Sendo assim, pode ser harmonizado desde entradas a pratos principais,  sobretudo frutos do mar.

A sommelière indica que “seu charme está na cor, que vai de um delicado tom de pêssego e casca de cebola, a um salmão claro límpido e brilhante. No nariz é um vinho delicado e elegante com notas florais e de frutas frescas e secas”.

Desse modo, os melhores Provence são vinhos elegantes, que podem ser apreciados em qualquer ocasião, com ou sem comida!

Ou seja, um vinho balanceado e harmonioso, propício ao signo de libra!

Vinho do signo de Escorpião

Os escorpianos são:

Dessa forma, é necessário que o tipo de vinho seja bastante representativo e tenha uma boa presença para acompanhar o signo mais misterioso.

Vinho do signo de Escorpião: Barolo 

“O Barolo, feito com a uva Nebbiolo, é um vinho intenso, de cor vermelha profunda, com perfume complexo (aromas de frutas maduras, baunilha, alcaçuz, rosas e chocolate), grande corpo e taninos bastante persistentes.”

Segundo a sommelière, essas características fazem do Barolo um vinho potente e de grande personalidade! Ficou conhecido como “O Rei dos Vinhos e o Vinho dos Reis”, bem conveniente para um signo forte e marcante como o signo de escorpião.

Vinho do signo de Sagitário

Os sagitarianos são:

Sendo assim, para representar os dinâmicos nativos do signo de sagitário, é preciso um vinho que represente toda a sagacidade deles!

Vinho do signo de Sagitário: Jerez fino

vinhos dos signos - signo de sagitário com mesa e antepastosProduzido com três tipos diferentes de uvas brancas (Moscatel, Palomino e Pedro Ximenéz), o vinho Jerez possui origem bastante antiga.

De acordo com a especialista: “o Jerez fino é no geral bastante seco, leve e deliciosamente aromático com uma certa salinidade, boa acidez e deve ser bebido quando jovem. Um vinho expressivo, rico e equilibrado, geralmente possui aromas de frutas secas (especialmente amêndoa).”

Desse modo, combina com aperitivos e peixes defumados. Ou seja, torna a harmonização e o clima tranquilo. Por isso, leve em uma reunião entre amigos. Ele é perfeito para o estimulante sagitariano.

 

Vinho do signo de Capricórnio

Os capricornianos são:

Então, não é qualquer vinho que agrada o obstinado capricorniano.

Vinho do signo de Capricórnio: Bordeaux 

Os Bordeaux em sua maioria são vinhos muito elegantes, longevos, encorpados e com taninos bem presentes.

Sendo assim, a sommelière diz: “os melhores rótulos são realmente excepcionais. As variedades de uvas tintas mais cultivadas em Bordeaux são Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc. Os vinhos geralmente possuem aromas de frutas negras, grafite, chocolate e ervas secas. Harmonizam muito bem com carne vermelha e cordeiro.”

Então, esse é o vinho ideal para o signo de capricórnio, que é um dos mais exigentes!

Vinho do signo de Aquário

Os aquarianos são:

Desse modo, não é todo tipo de vinho que agrada o contestador nativo de Aquário.

Por isso, siga nossa dica!

Vinho do signo de Aquário: Laranja

tipo de vinho - vinhos laranjaPara os exigentes aquarianos, a especialista Dani Arruda recomenda os chamados vinhos “laranja”: “são os brancos de maceração longa, com uma cor quase âmbar. O que os define é serem vinhos feitos com uvas brancas tratados como se fossem vinificados para tintos. Possuem textura rugosas, têm bom corpo, são vinhos densos e com presença de taninos.”

Sendo assim, são vinhos “autênticos” pois não são feitos para seguir um padrão que satisfaça um gosto específico, pelo contrário, são vinhos que têm personalidade marcante, bastante heterogêneos.

Por último, complementa: “na sua produção é evitado o uso de qualquer substância química e que segue rigorosamente os preceitos orgânicos e biodinâmicos. Tem como aromas: compotas de frutas (maçã, abacaxi, laranja), mel, cera de abelha, especiarias e florais. Alguns trazem aroma oxidativo também.”

Vinho do signo de Peixes

Os piscianos são:

Por fim, os emotivos piscianos merecem um vinho especial! Afinal, eles estão sempre pensando nos outros. Nada mais justo que a vez deles chegar, né?

Vinho do signo de Peixes: Chablis

Concluindo nosso guia o Vinho dos Signos, fechamos com o Chablis, o vinho branco mais conhecido do mundo.

Um clássico francês, notoriamente charmoso, seco e delicioso, a companhia perfeita para ostras frescas!

Segundo a sommelière, “os que não passam por barricas, geralmente apresentam cor amarelo palha claro e brilhante, com reflexos dourados. Os aromas são intensos e típicos de frutas maduras (maçãs, pêssego e abacaxi) e tem o inconfundível toque mineral. De médio corpo, possui excelente acidez.”

Em suma, o tipo de vinho perfeito para o signo mais empático de todos!

O presente ideal

Que tal dar um presente personalizado e incrível para seu nativo dos signos do zodíaco preferido?

Além dos Vinho dos Signos que citamos, um ótimo presente é um dos quadros personalizados do Mapa do Meu Céu.

Nós mostramos lindamente como estavam as estrelas em determinada data, hora e local.

várias imagens ilustrando momentos especiais, além do mapa do meu céu em várias cores diferentes

Dessa forma, quem acredita que o posicionamento dos astros tem tudo a ver com a nossa personalidade e características dos signos, certamente vai adorar ganhar um marco confiável que represente uma data especial.

Inclusive, pode ser o dia que aquele vinho especial foi aberto. Só uma sugestão! Rs

Da mesma maneira, você pode presentear em algum aniversário, pedido de namoro ou casamento, conquista ou qualquer um dos tantos momentos especiais que mereçam ser celebrados.

Gostou de saber mais sobre o vinho dos Signos?

Esperamos que tenha gostado da matéria Vinho dos Signos!

Por isso, compartilhe com todos que você conhece e que não dispensam uma ótima taça!

Um brinde às coisas boas da vida!?

Além disso, acesse o nosso blog para descobrir mais sobre astrologia!

E não se esqueça de acompanhar nosso trabalho no Instagram.

Colaboração: sommelière Dani Arruda
[email protected]
(Contato para Consultoria, Cursos, Aulas, Degustações, Eventos e Workshops)

O que você vai ler nesse artigo

    Continue lendo

    Signo de Touro – Características dos taurinos, combinações amorosas e mais!

    Astrologia

    Signo de Touro – Características dos taurinos, combinações amorosas e mais!

    O signo de Touro é um dos mais tranquilos e carismáticos! Confira a personalidade do signo, combinações amorosas e outras curiosidades.

    #signo de touro #signos #signos do zodíaco

    Mensagens para o Dia dos Pais

    Datas Comemorativas

    Mensagens para o Dia dos Pais

    Quando pensamos em gratidão, nossos pais sempre vêm à tona! E muitas vezes não sabemos bem como agradecer por tanto carinho e dedicação...principalmente ao nosso pai que pode muitas vezes, por conta de seu jeito ou preocupações do dia a dia ser um cara mais contido, fechado ou prático do que nossa mãe. Veja frases para pai aqui!

    #dia dos pais #frases #frases de amor #frases dia dos pais #música pai #presente #presente criativo #presente dia do pais #presente para pai #presente personalizado

    Signo de Peixes – Características de Peixes, combinação e muito mais!

    Astrologia

    Signo de Peixes – Características de Peixes, combinação e muito mais!

    O Signo de Peixes é o mais empático dos signos do Zodíaco. Veja as características dos piscianos, ascendente, combinações e muito mais!

    #astrologia #astrologia peixes #peixes #peixes signo #signo de peixes