Plutão é um planeta? Saiba tudo sobre o astro.

Uma das maiores polêmicas astronômicas é o questionamento: Plutão é um planeta ou não?

De fato, há anos ele foi rebaixado do nosso sistema solar, mas acredite, a discussão continua!

Seja como for, ele tem sim uma grande importância, inclusive no campo astrológico.

Portanto, entenda tudo sobre essa questão e veja os assuntos que envolvem Plutão, não só na astronomia, mas também na astrologia e mitologia.

Plutão é um planeta? Compreenda a polêmica.

Grande parte das pessoas que está lendo essa matéria aprendeu na escola que o sistema solar era composto por nove planetas, entre eles Plutão.

Acontece que, em 24 de agosto de 2006, a União Astronômica Internacional (IAU) decretou que ele não seria mais um planeta da série principal, sendo rebaixado à categoria de planeta/anão.

Mas porque Plutão não é mais um planeta?

Basicamente, depois de muito debaterem, 424 astrônomos votaram e definiram que Plutão não faria mais parte dos principais planetas do nosso sistema solar. Aliás, seu tempo de glória foi bem curto, já que ele foi oficialmente descoberto em 1930.

Os critérios básicos para essa tomada de decisão foram os de que ele deveria ser um corpo celeste esférico, orbitar o Sol (sem ser satélite de outro objeto) e ter massa gravitacional dominante.

Ou seja, nosso ex planetinha não passou no último critério, já que ao redor dele orbitam milhares de objetos que ele não consegue atrair, por conta de sua  gravidade pouco intensa.

Sendo assim, nem as cinco luas de Plutão foram suficientes para que mudassem de ideia, o que deixou muitos astrônomos ao redor do globo completamente indignados.

Recentemente, Alan Stern, que comandou a missão New Horizons da Nasa (que chegou ao planeta/anão em 2015), posicionou-se novamente contra o fato. Segundo ele: “usar o termo planeta, faz com que as pessoas entendam que aquele é um lugar importante do espaço”.

A New Horizons detectou céu azul em Plutão, além de montanhas de gelo, o que o tornaria ainda mais característico como o da série principal.

plutão é um planeta - atmosfera mostra céu azul - imagem Nasa_JHUAPL_SwRI

Atmosfera de Plutão mostra céu azul – imagem da Nasa /JHUAPL /SwRI

Características de Plutão

Mesmo com a atual visão, que contraria o fato de que Plutão é um planeta, vale a pena citar suas características principais.

Ele tem 2.370km de diâmetro, com sua atmosfera composta basicamente por metano, monóxido de carbono e nitrogênio.

Quanto à distância do nosso astro rei, é outro fator que faz com que ele não esteja interagindo com o restante da turminha. São cerca de 5,9 bilhões de km de distância em relação ao Sol, o que torna as missões espaciais até lá bastante complicadas. Afinal, elas levam 9 anos somente para alcançá-lo.

plutão em comparação a outros planetas

Plutão em relação aos menores planetas do sistema solar

Plutão na Astrologia

No campo da astrologia, Plutão tem sim um papel muito importante e deve ser considerado!

Na verdade, ele representa as grandes transformações que acontecem nas nossas vidas. Mas, aquelas que vêm de maneira nada sutil e que não pedem licença.

Ele está associado à Casa 8 do nosso mapa astral, que trata de aspectos de morte e cura. Afinal, é preciso “morrer” o que é antigo, para se curar e renascer melhor e mais forte.

Como seu movimento de translação é muito lento (ocorre a cada 248 anos), ele demora entre 12 e 32 anos para exercer sua influência. Essa energia, então, marca gerações inteiras.

Dessa forma, Plutão indica que é necessário atingir a inconsciência para se regenerar em uma versão mais lúcida e que vai ao encontro do coletivo. É mergulhar em águas profundas para depois respirar à superfície, libertando-se do ego.

Sendo assim, a área onde Plutão estiver no seu mapa astral indica desafio e angústia, pois nem sempre é fácil encarar de frente o que precisamos. Entretanto, a entrega é necessária, uma vez que resistir à mudança é sempre a pior coisa.

Além disso, é regente do signo de Escorpião, o que faz total sentido.

De fato, os escorpianos são misteriosos e trabalham no sistema do “ou tudo, ou nada”. O magnetismo e o controle são marcas fortíssimas desse signo e normalmente quando seus nativos estão certos de algo, dificilmente voltam atrás.

Plutão na Mitologia

Uma vez que Plutão é o planeta (ou era) de transformações, entremos nos seus aspectos míticos!

Na mitologia grega, Plutão era Hades, filho de Cronos e Reia. Além de ser o deus do submundo, era impiedoso, considerado o mais temido entre eles.

Na matéria sobre o planeta Netuno falamos sobre a batalha que derrotou Cronos e libertou seus filhos da tirania. Segundo a mitologia, o controle do universo foi dividido entre os deuses, sendo que Hades teria herdado o reino dos mortos.

Desde então, viveria longe do Olimpo, isolado em um lugar completamente escondido e triste, nas profundezas da Terra. Ninguém mencionava seu nome, devido ao medo que incitava. Também usava um capacete confeccionado por Hefesto, item que o tornava invisível.

Apesar do que se pensa, Hades não era o deus da morte e sim o que julgava e lidava com as almas depois que a transição acontecia.

Sempre quieto e misterioso, Hades nos leva a refletir sobre o que não tem escapatória e o quão silenciosa pode ser a transformação em nossas vidas.

Presente dos planetas

Agora que você já descobriu que Plutão não é um planeta (pelo menos, por enquanto), vamos falar sobre o nosso sistema solar!

Já pensou em ter um Mapa dos Planetas, que mostra o alinhamento planetário de um dia especial? Sim!

mapa dos planetas

Ele mostra exatamente onde estavam posicionados os principais astros, aqueles que admiramos e que têm forte influência sobre nós.

Legal, né?

Através de catálogos astronômicos confiáveis, o Mapa do Meu Céu personaliza um quadro cheio de detalhes especiais.

Você pode escolher como tema “o dia em que nasci”, o aniversário do namorado, uma homenagem para amiga e assim por diante. Um momento marcante que valha a pena ser eternizado!

Crie seu Mapa dos Planetas e tenha a beleza do universo em um presente único. Complete com as frases de amor que preferir e escolha as cores e os modelos preferidos para que ele ilustre um momento importante no tempo/espaço.

Gostou desse artigo?

Então, corre para o nosso blog e saiba tudo sobre astronomia e muito mais!

Além disso, não se esqueça de acompanhar o nosso trabalho no Instagram.

O que você vai ler nesse artigo

    Continue lendo

    Astrofotografias

    Astronomia

    Astrofotografias

    As astrofotografias são uma excelente eternização da beleza infinita do universo. Aprenda a tirar suas próprias fotos e pegue referências!

    #astrofotografo #astrofotrografia #astronomia #astroturismo

    Nebulosas

    Astronomia

    Nebulosas

    Nebulosas são nuvens gigantes de poeira e gás que ocupam o espaço interestelar. Suas cores e formas incríveis as tornam objetos fascinantes.

    #nebulosa #nebulosas #o que é uma nebulosa?

    Tatuagem de cada Signo

    Astrologia

    Tatuagem de cada Signo

    Descubra qual é a tatuagem perfeita para o seu signo! Leia o nosso guia completo e encontre a arte que combina com a sua personalidade.

    #signos tatuagem #tatuagem #tatuagem de cada signo #tatuagem dos signos