Planeta Urano – Curiosidades e características

O planeta Urano é um dos Gigantes Gasosos, o sétimo planeta mais distante do Sol e também o terceiro maior do sistema solar.

Esse imenso azulado é pouco conhecido pela maior parte das pessoas. Na verdade, muitas nem imaginam que ele também conta com anéis (como é o caso do planeta Saturno e do planeta Júpiter).

Porém, ele reserva muitas curiosidades: não só na astronomia, quanto na astrologia e mitologia também!

Conheça mais sobre o planeta Urano e suas fantásticas características.

Quais são as características do planeta Urano?

Ele faz parte dos planetas gasosos, juntamente com Júpiter, Saturno e Netuno. Sua atmosfera é composta principalmente por hidrogênio e hélio, mas também por água, metano e amônia.

Dessa forma, é considerado um “gigante gelado”, pois a baixa temperatura da superfície faz com que seja formado basicamente por gelo (em maior parte) e rochas. Portanto, a temperatura em Urano pode chegar a impressionantes -224°C, enquanto a média é de -195°C.

Outro fator que colabora para o astro seja tão gelado é a distância do nosso astro rei: 2,87 bilhões de km! Ou seja: a distância entre seu vizinho Saturno e o Sol é praticamente a mesma que distancia esses dois planetas.

Qual o diâmetro do planeta Urano?

O diâmetro de Urano é de 51.724 km, o que o torna literalmente um gigante. Para se ter ideia, ele é cerca de 67 vezes maior que o nosso planeta Terra em relação ao tamanho!

Planetas gasosos em relação à Terra

Por que Urano é azul?

Em virtude da composição da atmosfera do planeta e da existência de metano. A luz vermelha incide no astro, que após entrar em contato com o metano, torna-se visivelmente azul-esverdeada.

Inclusive, o mesmo efeito acontece em seu outro vizinho, o planeta Netuno.

Quanto dura um dia em Urano?

O movimento de rotação do planeta Urano é de 17h e 14 segundos. Isso significa que o dia em Urano tem menos duração que aqui na Terra, o que para os atarefados do nosso planeta seria péssimo vivenciar! Rs

Outro fato que é curioso sobre o planeta é que esse movimento de rotação é feito com o planeta quase a 90° em relação a sua órbita. Logo, Urano rotaciona inclinado (praticamente “deitado”), com seus pólos praticamente onde ficaria a área equatorial de outros planetas.

Sendo assim, um dos seus pólos está sempre voltado ao Sol.

Quanto dura um ano em Urano?

Até rimou! Rs
Enquanto o movimento de rotação é mais rápido que o nosso, o de translação é bastante lento. Como resultado,  leva 84 anos para dar uma volta completa em torno do Sol.

Aneis e luas de Urano

Assim como os outros planetas gasosos, Urano também possui anéis. No entanto, eles não são visíveis aqui da Terra. Ainda, não tem a mesma intensidade e volume que os de Saturno, por exemplo.

No total, são 13 anéis compostos basicamente por poeira e gelo, em um sistema complexo, mas pouco visível e com diâmetro muito menor que os de Júpiter e Saturno.

PIA02963_planeta Urano e seus anéis - Imagem da Nasa

Planeta Urano e seus anéis – Imagem: Nasa

Eles refletem pouca luz solar (cerca de 5%) e recentemente foram melhor observados após análises de imagens térmicas.

Atualmente, são 27 os satélites naturais descobertos em Urano, com os maiores e mais famosos sendo Ariel, Umbriel, Titânia e Oberon.

O que significa o planeta Urano na Astrologia?

O planeta Urano, assim como os demais planetas do sistema solar, rege um signo do Zodíaco.

O astro tem associação com rebeldia e o que é imprevisto. Isso faz com que novas ideias surjam e haja inovação, revolução.

Também é ligada à Casa 11, que fala sobre o coletivo e o social que nos permeia, nos dando senso de coletividade e humanitarismo.

Em nosso mapa astral, a casa onde Urano localiza-se pode indicar mudanças bruscas, desassossego ou indicar transformações externas.

No que se refere à regência do signo do Zodíaco, é regente de Aquário. Isso diz muito sobre a vontade de mudar o mundo, o senso de liberdade e até mesmo um pouco da excentricidade dos aquarianos.

O planeta Urano também tem relação ao rápido raciocínio, à aceleração mental e nos processos em geral – também influenciando diretamente a internet e tecnologia.

Planeta Urano e a Mitologia

Na mitologia grega, Urano era o deus do céu (ou firmamento), casado com Gaia (a deusa da terra).

Urano e Gaia - Imagem blog Mitologia Helênica

Eles têm muitos filhos juntos: como por exemplo todos os Titãs, Ciclopes e os Hecatônquiros. No entanto, o deus odiava seus filhos e obrigava Gaia a mantê-los dentro de seu ventre (ou nos confins da Terra, no chamado Tártaro).

Ao que isso a revolta, convence Cronos, o seu filho mais ousado, a desafiar o pai.  Enquanto Urano dorme, Cronos arranca seus testículos com uma foice indestrutível e toma o lugar do pai.

O curioso é que, mais tarde, o próprio Cronos também seria destronado por seu próprio filho, Zeus.

Além disso, antes o céu se encontrava com a terra e depois do acontecido, supostamente, isso nunca mais aconteceu – alternando horários de luminosidade e escuridão.

Presentear com planetas

Gostou das informações sobre o planeta Urano? Certamente é um dos planetas mais misteriosos e interessantes de todos!

E já pensou em dar o sistema solar de presente?

Nós do Mapa do Meu Céu fazemos o mapa dos planetas, que mostra o alinhamento dos planetas em uma data especial para você ou alguém que você deseje presentear.

mapa dos planetas

O resultado é um quadro personalizado exclusivo! Além dos astros terem rotações completamente diferentes de acordo com o tempo, você também pode customizar com as cores, modelo e mensagem que preferir.

Crie seu mapa dos planetas ou mesmo seu mapa das estrelas e eternize um momento especial para você ou alguém importante na sua vida!

Gostou desse artigo?

Então, corre para o nosso blog e saiba tudo sobre astronomia e muito mais!

Além disso, não se esqueça de acompanhar o nosso trabalho no Instagram.

O que você vai ler nesse artigo

    Continue lendo

    Pingente dos planetas para valorizar uma data especial

    Presentes

    Pingente dos planetas para valorizar uma data especial

    Recentemente, o Mapa do Meu Céu agregou um pingente dos planetas à sua cartela de produtos, que mostra o alinhamento dos planetas do nosso sistema solar em uma data importante. Nosso foco sempre foi desenvolver projetos únicos, que fossem muito significativos para quem os adquire. Assim, nossas criações se tornam exclusivas para cada pessoa, e […]

    Mapa do céu em determinado dia: como fazer?

    Presentes

    Mapa do céu em determinado dia: como fazer?

    Quer ver um mapa do céu em determinado dia? Veja como criar um totalmente personalizado através de informações super confiáveis!

    #estrelas #mapa das estrelas #presente personalizado #quadro personalizado

    Presente para quem mora longe – Dicas e sugestões

    Presentes

    Presente para quem mora longe – Dicas e sugestões

    Quando o assunto é presente para quem mora longe, é comum que haja bastante dúvida e confusão. É claro que queremos presentear alguém que amamos e não está perto de nós, sobretudo nas datas comemorativas. Mas como viabilizar o ato, se existe a distância? Antes de mais nada, é importante ressaltar que os desafios maiores […]