Planeta Netuno e suas curiosidades

O planeta Netuno é o oitavo e último planeta do sistema Solar, considerando a distância que está do Sol. Além disso, é o quarto maior em tamanho e é também considerado um Gigante Gasoso.

Por estar tão distante do nosso astro rei lhe confere características únicas e fazem com que esse planeta seja um dos mais misteriosos da Via Láctea.

Confira todas as curiosidades sobre o planeta Netuno, tanto no campo da astronomia, quanto na astrologia e mitologia!

Características do Planeta Netuno

Chamado de “Gigante de Gelo”, Netuno faz parte dos chamados planetas gasosos do sistema solar ao lado do planeta Júpiter, Saturno e Urano.

Basicamente, sua composição é parecida com a de seu vizinho (o planeta Urano) com sua atmosfera sendo formada principalmente por hidrogênio, hélio e metano.

Este último gás é o motivo vermos o planeta com cor azulada, pois faz com que a luz vermelha reflita desta forma.

A distância entre Netuno e o Sol é um fator determinante para que seja tão gelado, isso porque ele está a cerca de 4,5 bilhões de km distante do astro!

Dessa forma, apresenta temperaturas médias de -220°C, podendo chegar a quase -240°C!

Qual o diâmetro do planeta Netuno?

O diâmetro de Netuno é de 49.528km, o que o torna um pouco menor que Urano e o quarto maior planeta do sistema solar.

Na verdade, seria possível incluir cerca de 60 planetas como a Terra dentro dele e ele é aproximadamente 3,5 vezes maior que o nosso planeta.

Quanto dura um dia no planeta Netuno?

Os dias em Netuno são bastante rápidos, se comparados com os terrestres. Ele leva 16h e 6 minutos para concluir o processo de rotação. Ou seja, dar uma volta completa sob seu eixo.

Ao contrário de Urano, que tem uma enorme inclinação em relação a sua própria órbita, o planeta Netuno segue com a órbita parecida com as dos demais planetas do sistema solar.

Quanto dura um ano em Netuno?

Enquanto a Terra demora 365 dias para completar a órbita ao redor do sol, o planeta Netuno leva impressionantes 165 anos para completar seu movimento de translação!

Anéis e luas de Netuno

Assim como os demais planetas gasosos, Netuno também possui anéis. Ainda que não sejam tão expressivos quanto os de Júpiter, eles também merecem ser mencionados.

São cinco anéis (Galle, Le Verrier, Lassell, Arago e Adams), que possuem alguns milhares de km de largura cada e são compostos principalmente por rochas, gelo e poeira.

Provavelmente são resultantes de pedaços de luas ou asteroides que tenha se chocado na região, formando anéis escuros, mas muito bonitos no planeta.

Atualmente, conhecemos 14 as luas no planeta Netuno, são elas: Naiad, Thalassa, Despina, Galatea, Larissa, S / 2004 N1, Proteus, Triton, Nereida, Halimede, Sao, Laomedeia, Psámata e Neso. Todos os nomes são ligados à mitologia e aos mitos que envolvem Netuno ou seus ajudantes.

O principal satélite natural é Triton, que tem 2.700km de diâmetro, sendo maior que o planeta anão Plutão. Nele, é possível observar a movimentação vulcânica constante. Porém, em forma de geisers, que são transformados em gelo na superfície.

Recentemente, também foi descoberta a 14ª lua de Netuno, chamada temporariamente de S / 2004 N1, a partir da análise de imagens antigas do telescópio Hubble.

Diferenças entre Urano e Netuno

Ambos apresentam cor azul-esverdeada, mas o planeta Netuno possui mais nuvens em sua atmosfera, além de um “ponto preto” chamado de “Grande Mancha Escura”, que é uma enorme tempestade com aproximadamente o mesmo tamanho da Terra.

Urano e Netuno juntos

Embora os dois tenham aparentemente tamanhos parecidos, Netuno tem 18% mais massa que Urano, o que determina diretamente a estrutura do planeta. Isso faz com que seu núcleo, ao contrário do vizinho, apresente atividade térmica constante, que se transfere para atmosfera.

Portanto, a incidência de nuvens em Netuno é muito maior, assim como, suas tempestades e ventos que podem chegar a até 2.000 km/h.

Planeta Netuno na Astrologia

O último planeta do sistema solar também rege um signo, Peixes!

Talvez pelo fato de ser o planeta mais distante e carregar muitos mistérios que ainda precisam ser investigados, o astro tem relação com a psique, a intuição e fantasia.

Dessa maneira, Netuno corresponde à Casa 12 do nosso mapa astral e aos aspectos de espiritualidade e inconsciente.

O posicionamento de Netuno no mapa indica o campo onde podemos ter um sopro de inspiração e criatividade, como ao mesmo tempo, pode significar uma área onde não se tem muita clareza.

Isso porque ao mesmo tempo que o planeta inspira a imaginação e o misticismo, também pode “afogar” o indivíduo em fantasias e escapismo.

Quanto ao signo que o planeta rege, Peixes, tem tudo a ver com o que falamos acima. Afinal, os piscianos são muito sensitivos e adoram viver “no mundo da Lua”. Ou devemos dizer “no mundo de Netuno?”. rs

Quer saber mais sobre a personalidade dos signos, incluindo os piscianos? Confira nossa matéria sobre o assunto!

Netuno na Mitologia

Netuno como Poseidon em estátua de BerlimNa mitologia romana, Netuno era o deus dos mares, filho de Saturno e Cibele. Respectivamente, na mitologia grega a Poseidon, Cronos e Reia.

Contam os mitos que ele ajuda seu irmão Zeus, Júpiter na mitologia romana, a destronar o pai e salvar seus demais irmãos após serem devorados.

Com isso, teria herdado o controle sobre as águas, se tornando um dos deuses mais poderosos do Olimpo. Sua marca registrada é o tridente, que usa para agitar as águas e gerar ondas.

Antigamente, acreditava-se que quando o mar estava revolto e assolado por tempestades, era porque Poseidon estava furioso com algo. Inclusive, o temiam e veneravam porque ele detinha o poder de destruir vilas inteiras.

O deus também teve várias esposas, sendo a principal Anfitrite, Salácia na mitologia romana, com quem teve os tritões. Ou seja, a versão masculina das sereias, metade homem, metade golfinho.

Veja também histórias que envolvem a Mitologia e os signos do Zodíaco!

Presente de planetas

Você não precisa ir até o planeta Netuno para encontrar um presente perfeito. Ele está mais perto do que você imagina!

Agora que você já sabe tudo sobre o Gigante de Gelo, que tal dar um presente para si mesmo(a) ou presentear alguém especial com um Mapa dos Planetas?

Calma, a gente explica!

Nós do Mapa do Meu Céu, usamos catálogos astronômicos confiáveis para trazer a vocês o posicionamento e o alinhamento dos planetas em uma data especial!

Com isso, você personaliza com o modelo, frases e pensamentos que achar melhor. O resultado é um quadro personalizado cheio de detalhes e exclusivo para aquela pessoa.

mapa dos planetas

Afinal, os planetas tem movimentos de translação totalmente diferentes, o que torna esse presente original.

Crie o seu Mapa dos Planetas em poucos minutos ou conheça o nosso também incrível Mapa das Estrelas, que mostra exatamente como estava o céu em uma data especial.

Você não vai querer comprar qualquer presente e enfrentar, além da fúria de Poseidon, o da pessoa que você presenteou, não é mesmo?

Aproveite e tenha o universo mais pertinho de você ou de quem você gosta!

Gostou desse artigo?

Então, corre para o nosso blog e saiba tudo sobre astronomia e muito mais!

Além disso, não se esqueça de acompanhar o nosso trabalho no Instagram.

O que você vai ler nesse artigo

    Continue lendo

    Presente para casal usar juntos: 7 opções diferentes

    Presentes

    Presente para casal usar juntos: 7 opções diferentes

    Um bom presente para casal usar juntos é aquele que tem um significado importante para os dois e ao mesmo tempo, case bem com o estilo dos dois. É como um elo a unir ainda mais essas duas pessoas, que usam aquele item para reforçar a importância que um tem na vida do outro. E […]

    Presente diferenciado: porque criar seu mapa das estrelas conosco

    Presentes

    Presente diferenciado: porque criar seu mapa das estrelas conosco

    O Mapa do Meu Céu foi criado para valorizar pessoas e datas especiais, além de ser um presente diferenciado. É um quadro que mostra exatamente as estrelas, constelações e Via Láctea de um momento especial para você, seu amor, mãe, pai, amigo ou quem desejar. Ainda, se torna único por ser totalmente personalizável e preciso […]

    #mapa das estrelas #presente criativo #presente diferente

    Casas astrológicas – Saiba tudo sobre elas!

    Astrologia

    Casas astrológicas – Saiba tudo sobre elas!

    Entender as casas astrológicas e como os signos e os planetas se relacionam é essencial para o autoconhecimento. Descubra no nosso guia!