Lua – Características e curiosidades

A Lua é o satélite natural da Terra, o que significa que ela orbita constantemente ao redor do nosso planeta. Ela é o corpo celeste mais próximo a nós e é amplamente estudada, sendo que suas características chamam a atenção de milhões de pessoas ao redor do mundo. Assim como a sua beleza.

A seguir, trazemos diversas informações sobre a lua para que você entenda não somente sobre suas fases, mas também seu aspecto astronômico, astrológico e até mesmo mitológico.

Pegue seu capacete, nós vamos decolar.

Curiosidades sobre a Lua

Alguns fatos sobre ela são bastante interessantes:

  1. É nosso único satélite

Enquanto o planeta Saturno tem 82 luas contabilizadas até o momento, nosso planeta tem apenas um: a Lua!

Tal quantidade recebe influência pelo tamanho que o corpo celeste maior possui e a força gravitacional que exerce.

Ainda assim, que belo satélite nós temos, não é mesmo?

  1. Tem 1/3 o tamanho terrestre

O diâmetro da Lua é de 3.474,2 km, ou seja: ela possui um terço do tamanho do nosso planeta.

  1. Na distância entre a Lua e a Terra caberiam todos os planetas do sistema solar

A distância entre a Lua e a Terra é de 384.400 km. Portanto, se fosse possível fazer o alinhamento dos planetas lado a lado (considerando os respectivos diâmetros), ainda restaria 4.392 km!

Contudo, a distância entre as duas é considerada relativamente “pequena”, visto que a distância entre nós e o astro rei, por exemplo, é de mais de 149 milhões de km.

  1. É o segundo corpo celeste mais iluminado, mas não possui luz própria

Apesar de ser o segundo corpo celeste mais iluminado do sistema solar depois do Sol e seguida logo após pelo planeta Vênus, a lua (assim como os planetas) não possui luz própria.

O brilho que enxergamos nada mais é do que o reflexo dos raios solares em sua superfície. Conforme sua translação e o posicionamento dos astros, a vemos mais iluminada ou até mesmo não a vemos!

  1. Funciona como um espelho para a Terra

Quando a lua está nas fases quarto minguante ou quarto crescente, em alguns momentos é possível observá-la com um trecho bastante iluminado e o restante de sua face com uma claridade bem tênue.

Earthshine_Imagem Earth Observatory Nasa

Fenômeno Earthshine Imagem: Nasa Earth Oservatory

Isso acontece porque, dependendo do posicionamento do nosso satélite, parte da luz do Sol incide na Lua e reverbera na Terra (isso se chama “Earthshine”, em inglês).

Então, esse efeito que vemos nada mais é do que nosso próprio planeta refletido nela: e quanto mais nublado ele estiver, maior o efeito!

  1. Foi originada provavelmente de uma colisão

Há algumas teorias sobre o surgimento da Lua. A mais popular atualmente é de que a Terra colidiu com um corpo de tamanho aproximado com o do planeta Marte, criando uma fusão entre os dois corpos.

Isso teria acontecido há cerca de 4,5 bilhões de anos, desprendendo uma parte do material – e criando assim, a Lua.

  1. Há água nela

Recentemente, a Nasa declarou encontrar água em estado líquido em uma das crateras lunares, a Clavius.

A princípio, quantidade era 354,9ml, pouco mais que uma garrafinha de água. Embora não seja muito, é um grande passo, que leva a diversos outros questionamentos sobre a superfície da Lua.

Ao mesmo tempo, pode ajudar em futuras (e mais longas) expedições ao nosso satélite natural.

Fases da Lua

Antes de mais nada, é preciso entender o movimento de translação em volta da Terra e também de rotação sob o próprio eixo.

O nosso satélite natural tem a chamada “rotação sincronizada”, indicando que tanto seu período de rotação, quanto de órbita tem a mesma duração (27 dias)

Dessa forma, nós vemos sempre a mesma face lunar.

Lua - face oculta

Face oculta da Lua
Imagem: Nasa

Além disso, seu posicionamento em relação à Terra e ao Sol faz com que existam as fases da lua, que duram aproximadamente 7 dias.

Conforme o Sol se volta para a face visível da lua, a enxergamos em sua totalidade. Senão, a vemos parcialmente ou simplesmente não a enxergamos.

Veja abaixo a regrinha para cada fase:

Fases da lua - posição em relação ao sol

Na matéria sobre as influências da lua, falamos um pouco sobre como as fases afetam a vida no nosso planeta (e claro, as nossas próprias).

O espetáculo que apresenta em cada período é mágico e constantemente alvo de belas imagens de astrofotografia!

A Lua na Astrologia

lua na astrologia - mulher pensativa em pier ao por do solNo campo astrológico, a lua é praticamente tão importante quanto o sol para nós.

Enquanto ele representa a nossa essência e personalidade (o masculino e a razão), a lua diz muito sobre como nos apresentamos ao mundo (feminino e afetos).

Ela representa a ancestralidade, nossas raízes e também fala sobre o nosso passado. O signo lunar indica como lidamos com nossos sentimentos e mágoas.

Falar sobre a lua na astrologia é dizer como se dão as trocas em todas as nossas relações: o quanto afetamos aos demais e o quanto somos afetados de volta.

Também se associa a Casa 4, que reflete o lar e a família.

O posicionamento lunar em determinada casa astrológica indica a área onde as emoções transitam e oscilam mais ou mesmo onde se pode observar alguma introspecção.

Por fim, a lua rege o signo de Câncer, supostamente o mais sensível do zodíaco. O instinto protetor e afetivo da figura materna e feminina é facilmente identificado nos cancerianos.

Lua na Mitologia

Na mitologia grega, a Lua é representada por Selene, filha do titã Hiperion e Téia (deusa da luminosidade), neta de Urano (deus do firmamento). Também é irmã de Hélio (Sol) e de Eos (Aurora).

Devido à tamanha importância que possui, muitos mitos foram criados a respeito dela.

Em um deles, Hélio teria se afogado nas águas do rio Erídano e ao saber disso, inconsolada, comete suicídio. Os deuses se comovem e a levam aos céus, representada por uma bela jovem que conduz uma carruagem com cavalos muito alvos e velozes.

Já em outra versão desse mito, os titãs teriam se reunido e com inveja do Sol, o afogam no Erídano. Ao que a irmã não se conforma, tira a sua própria vida.

Em sonho, Hélio aparece para Téia, mãe desconsolada e informa que os dois habitam o Olimpo, revezando entre a noite e o dia, levando luminosidade à Terra.

Além disso, muitos outros mitos associam a Lua à fertilidade e à múltiplos relacionamentos. Os principais seriam com o mortal Endimion, a grande paixão da sua vida (com quem teve 50 filhos) e ao de Pã, com que teve quatro filhos: Victor (lua crescente), Romera (lua cheia), Aluzia (lua minguante) e Krinus (lua nova).

Seja como for, a Lua sempre esteve associada à feminilidade, aos sentimentos profundos e ao amparo. O que faz bastante sentido com o que falamos na área astrológica!

A lua de presente

Que ela é fonte constante de inspiração, todos sabem!

Mas já pensou em dar um presente criativo que mostrasse o posicionamento da lua no céu noturno em um dia especial para você ou para alguém querido?

Sim! Nós do Mapa do Meu Céu recorremos aos principais catálogos astronômicos para eternizar a imagem de uma data (do passado ou do futuro) e mostrar como o universo estava naquele momento. Lindo, não?

Nesse quadro personalizado é possível incluir a lua (dependendo da fase que se encontrava no dia e se ela estava visível ou não no determinado horário) e também personalizar diversos outros aspectos!

Inclusive, após escolher o modelo preferido do seu Mapa das Estrelas, é possível personalizar com frases e pensamentos e torna-lo ainda mais especial!

várias versões de cores do mapa do meu céu em fundo estrelado

Crie o seu mapa celeste agora e tenha todo o poder e mágica do universo pertinho de você ou de alguém importante.

Gostou desse artigo?

Então, corre para o nosso blog e saiba mais sobre astronomia e muito mais!

Além disso, não se esqueça de acompanhar o nosso trabalho no Instagram.

O que você vai ler nesse artigo

    Continue lendo

    Dia da Mulher: o que todos devem saber

    Bem Estar

    Dia da Mulher: o que todos devem saber

    Texto sobre o Dia da Mulher essencial para homens e mulheres discutirem o papel da mulher na sociedade, igualdade de gênero e feminismo. Leia e saiba mais sobre a luta diária das mulheres e o feminicídio.

    #autoestima #dia da mulher #dia internacional da mulher #feminicidio #feminismo #presente personalizado #valorizar a mulher

    Os 5 piores signos do Zodíaco

    Astrologia

    Os 5 piores signos do Zodíaco

    Há muita curiosidade para saber quais são os piores signos do Zodíaco, e os motivos para tanta dúvida são vários: desde a intenção em conhecer a pessoa “certa” para si, até para evitar que um filho tenha uma personalidade um pouco mais complicada “que o normal”. rs não há consenso sobre qual deles encabeçaria essa […]

    Presentes únicos: como identificar e escolher

    Presentes

    Presentes únicos: como identificar e escolher

    Os presentes únicos são aqueles que significam tudo para quem os recebe. Veja como escolher o perfeito para quem você gosta!

    #mapa das estrelas #presente #presente criativo #presente personalizado