Estrelas no céu: aprenda e identificar e confira os melhores aplicativos de astronomia

Os mapas das estrelas ou cartas celestiais são os registros gráficos usados pela astronomia e representam precisamente o posicionamento de objetos como estrelas e galáxias no céu noturno. É por meio deles que conseguimos localizar as estrelas no céu.

Amplamente utilizados desde tempos remotos, foram base para guiar as grandes navegações e também base para desenvolvimento da agricultura em alguns povos na História.

Esses mapas celestiais evoluíram muito ao longo dos séculos e hoje em dia são recriados por complexos e precisos programas tecnológicos. Diariamente, esses programas trabalham em conjunto com satélites e guiam expedições para o espaço, por exemplo.

No caso dos marinheiros, se a transmissão do Satélite de Posicionamento Global cair por algum motivo, eles ainda poderão consultar uma tabela e identificar ao mínimo 58 estrelas brilhantes usadas como guia de navegação. Dessa forma, conseguiriam medir a direção delas e através de cálculos, estabelecer sua latitude e longitude.

Sob o mesmo ponto, ainda que a Nasa seja a maior potência no estudo e trânsito espacial, em 2018 ela instruiu os astronautas da Estação Espacial Internacional a testar e treinar técnicas para observação das estrelas como um possível “plano B” de suas missões espaciais.

Portanto, para quem souber as técnicas de observação das estrelas usadas nos tempos mais remotos, não precisa se desesperar caso a tecnologia o deixe na mão: como sempre, as estrelas estarão lá para servir de guia para a humanidade.

Mas como identificar os elementos gráficos de um mapa estelar?

Como identificar as estrelas no céu?

Se você quer entender como identificar as estrelas no céu, mas quando as encontra não tem ideia nenhuma do que está acontecendo ali, tudo bem! Isso é mais do que normal e a maioria das pessoas têm dificuldade em como encontrar constelações.

Para isso, primeiramente é preciso que você entenda os gráficos estelares e o que é traduzido neles.

Os mapas das estrelas são normalmente representados de forma circular, onde as bordas representam o horizonte e as laterais indicam as direções norte, sul, leste e oeste.

Seguindo essa lógica, as estrelas que estão no centro correspondem exatamente às que aparecem acima de nossas cabeças. Logo, é preciso posicionar esse gráfico no alto, com o sentido norte apontando para essa direção.

Porém, caso você queira observar o céu noturno posicionando seu mapa dessa forma, é necessário que ele coincida com o mês vigente. Isso porque as estrelas mudam de posição de acordo com o período do ano e a translação da Terra. ?

Estrelas no céu – tipos de gráficos

O que observamos no céu à noite pode ser retratado então nesses gráficos estelares. Ainda que você já tenha aprendido sobre o posicionamento correto, há alguns formatos que você pode encontrar no mercado e que contam com diferentes elementos. Por exemplo:

Fundo claro ou escuro

O mais comum é encontrar a representação das estrelas com fundo preto e os elementos em branco. Isso torna o mapa mais natural e a observação mais compreensível.

Porém nada impede que o mapa seja colorido ou que tenha um fundo branco – o que inclusive facilita em caso de impressão e anotação caso você queira tomar algumas notas.

No Mapa do Meu Céu você consegue criar seu mapa da cor que desejar, tanto de fundo quanto dos elementos em si. Veja algumas das nossas opções:

Linhas imaginárias

Essas linhas ajudam a guiar o nosso olhar para as constelações principais (Cruzeiro do Sul, Cinturão de Órion…), delimitando espaços.

Por um lado, você pode preferir um mapa das estrelas mais “limpo” sem elas caso tenha mais experiência ou consiga se localizar bem. Se não for o caso, tudo bem, elas estão ali para te guiar mesmo.

Abaixo, detalhes dos elementos que compõe nosso mapa estelar com destaque para galáxias, linhas imaginárias e constelações:

linhas imaginárias de um mapa do céu

Figuras mitológicas ou linhas traçadas representando as constelações

A maior parte do conjunto de estrelas leva o nome, como também tem um mito grego associado a ele.

É o caso da constelação de Órion e até mesmo as constelações do zodíaco, como a constelação de Escorpião, por exemplo.

Principalmente nos tempos mais antigos, os mapas estelares reproduziam desenhos que representavam essas figuras mitológicas.

Leia também:
Constelações dos signos e a Mitologia Grega

Já nos dias atuais essas representações deram lugar à outras, como uma espécie de “desenho palito” que liga os “pontos estelares”.

Na verdade, as finalidades são distintas: caso você queira uma leitura mais mística, os antigos podem ser uma boa pedida, mas se quer somente identificar estrelas, os atuais servirão perfeitamente para o seu propósito.

Planetas

Devido às suas características e classificações, alguns planetas podem ser vistos aqui da Terra como se fossem estrelas muito brilhantes devido à sua magnitude aparente (distância que mede o brilho de um corpo celestial conforme é percebido por um observador terrestre).

Alguns desses planetas são Vênus, Saturno, Marte e Mercúrio, por exemplo, e aparecem dentro de uma zona específica demarcada pela astronomia no globo – a zona zodiacal (sim, onde localizamos as constelações do zodíaco!).

Sua representação pode ou não aparecer nos gráficos, levando em conta o período do ano principalmente: esses planetas também têm seu próprio período de translação.

Pontos maiores e menores

Com as estrelas sendo representadas por pontos, podemos observar em muitos mapas pontos maiores e menores.

Isso ocorre porque os pontos maiores indicam as estrelas de maior brilho e consequentemente as estrelas menores com brilho mais fraco.

Nesse sentido, é muito complicado reproduzir o brilho dessas estrelas em escala correta em um gráfico, uma vez que cada um tem sua magnitude aparente muito específica e com variação enorme entre elas!

Distorções

Outro ponto de grande importância é falar sobre as distorções apresentadas nas cartas celestes.

Por exemplo: um mapa das estrelas em formato circular automaticamente vai fazer com que as constelações presentes na bordam fiquem um pouco mais esticadas.

Essa distorção é natural e os mapas retangulares que usam a projeção Mercator, por exemplo, esticam continentes e países localizados em suas bordas (como é o caso da Antártida).

Aplicativo para identificar as estrelas

Vivemos tempos modernos em que a tecnologia nos ajuda muito a entender e aprender mais sobre o universo o qual vivemos.

O mesmo acontece quando queremos ver as imagens de estrelas no céu e perceber o que observamos no céu à noite. Atualmente alguns aplicativos de astronomia para celular nos ajudam a identificar estrelas com maior facilidade. São eles

imagem aplicativo star walk 2 com constelação ursa maior

Imagem do aplicativo Star Walk 2

Outros aplicativos de astronomia interessantes

Se você gosta do tema, também talvez se interesse pelo aplicativo da gigante NASA, que transmite diariamente notícias, imagens incríveis do universo, streaming online de sua TV e mais de 14 mil vídeos da agência americana. Caso se interesse, você pode baixá-lo para Android ou iOS (disponível em inglês).

Por último, outro aplicativo de astronomia muito curioso é o Estação Espacial ISS Detector. Isso porque você pode não saber, mas é possível ver a Estação Espacial Internacional a olho nu! De fato, não é brincadeira…o aplicativo conta com mapas estelares e um radar que mostra sua posição no globo e dá um alerta no seu celular cinco minutos antes de que a estação possa ser avistada por você, fornecendo a direção. Certamente, por essa você não contava (disponível para Android)! Rs

As estrelas no céu – Presente criativo para alguém especial

Agora que você já é um expert em como encontrar e identificar estrelas, que tal presentear alguém especial com elas? Nós do Mapa do Meu Céu contamos principalmente com o catálogo de alta precisão da Agência Espacial Européia (Missão Hipparcos), criando mecanismos para que você possa personalizar seu mapa das estrelas com qualquer data e local – tanto do passado, quanto do futuro!

O resultado disso é que você pode eternizar momentos especiais de acordo com um acontecimento que mereça ser lembrado por você ou por alguém que você se importa.

Por isso, ele é facilmente personalizado para um presente de aniversário de namoro ou presente de aniversário de casamento, um presente para homem criativo ou simplesmente um presente especial para uma pessoa especial! Rs

Também é uma ótima sugestão de presente à distância, enviamos pelos Correios para o Brasil inteiro.

homem observa estrelas no céu e mapa do meu ceu cinza está em destaque

Ao mesmo tempo que agrada homens e mulheres, também se torna único porque você pode personalizá-lo com as cores que preferir, uma frase de saudade ou uma frase de amor e deixá-lo assim como as estrelas no céu: um espetáculo a ser observado todos os dias.

Crie seu mapa das estrelas personalizado e aproveite todo o conhecimento que adquiriu nessa matéria para valorizar esse mundo perfeito e complexo que foi feito para ser admirado, mesmo! Aproveite para celebrar a vida e dar valor às pessoas que fazem dele um lugar melhor.

Continue lendo

Pingente dos planetas para valorizar uma data especial

Presentes

Pingente dos planetas para valorizar uma data especial

Recentemente, o Mapa do Meu Céu agregou um pingente dos planetas à sua cartela de produtos, que mostra o alinhamento dos planetas do nosso sistema solar em uma data importante. Nosso foco sempre foi desenvolver projetos únicos, que fossem muito significativos para quem os adquire. Assim, nossas criações se tornam exclusivas para cada pessoa, e […]

25 frases de fé poderosas para você

Frases e Músicas

25 frases de fé poderosas para você

A fé tem um significado aparentemente simples mas que, se pensado profundamente, é bastante complexo. E de fato, muitas pessoas não conseguem expressar com clareza o que ela significa! É sabido que ela motiva pessoas ao redor de todo o mundo a fazer peregrinações e frequentar espaços que lhe proporcionem paz e transformação pessoal. Porém […]

#espiritualidade #fé #frases de fé #presente criativo #presente especial

Constelação de Libra

Astronomia

Constelação de Libra

A Constelação de Libra é uma das mais antigas do nosso céu. Confira informações e curiosidades sobre ela, além de como localizá-la!