Constelação de Libra

A Constelação de Libra é uma das constelações do Zodíaco, conhecida e catalogada há tempos. Ela está próxima a estrelas e constelações bastante expressivas, o que ajuda bastante na sua localização!

Dentre todas as 88 constelações catalogadas, ocupa o 29º lugar em área de ocupação em nosso céu.

Veja como localizar a constelação de Libra, além de curiosidades astronômicas e também sua história na Mitologia Grega.

Onde fica a Constelação de Libra?

O aglomerado fica localizado perto da Constelação de Escorpião, Serpentário, Hidra e Constelação de Virgem.

Constelação de libra - constelações vizinhas

A propósito, até o século I a.C., ela fazia parte de Escorpião, para só depois ter sua independência.

Libra se localiza na zona equatorial e pode ser vista de praticamente todos os lugares da Terra, de acordo com a época do ano. No hemisfério sul, pode ser observada entre agosto e dezembro.

Para encontrá-la, basta localizar Antares (estrela de Escorpião, a 16ª estrela mais brilhante do céu noturno) e seguir a prolongação, chegando nas duas estrelas mais brilhantes do grupamento.

Caso ache muito complicado encontrar a constelação de Libra, também é válido apelar para os aplicativos de astronomia, buscando suas vizinhas e se adequando à sua localização no globo.

Estrelas da Constelação de Libra

As estrelas do conjunto não têm magnitude aparente tão expressiva, sendo que são duas as que possuem mais brilho.

O genitivo que descreve suas estrelas é Librae, sendo que a estrela mais expressiva é a Alpha Librae, também conhecida como Zubenelgenubi – “Garra do Sul” em árabe.

Essa estrela é dupla, sendo que uma do par também é binária. Está a cerca de 70 anos-luz de nós, tem magnitude 2.7 e pode ser observada de binóculos.

Em segundo lugar, a estrela mais conhecida: Beta Librae ou Zubeneschamali (Garra do Norte) é uma anã branco-azulada, que possui magnitude 2.6. Um fato interessante sobre ela é que sua fusão intensa de hidrogênio faz com que nossos olhos a enxerguem através de ilusão de ótica, a tornando “esverdeada”.

Da mesma forma, outro objeto notável é o NGC 5897, que tem concentração de estrelas de grande magnitude. Sua observação se dá por meio de telescópios de boa qualidade.

História da Constelação de Libra

Libra não tem mitos específicos associados a ela, mas o entendimento na mitologia é atrelar ao mito da Constelação de Virgem, onde a jovem Astreia, deusa da justiça e pureza, volta aos céus depois de desistir de levar a paz e compreensão entre os homens.

Ao passo que, em uma de suas mãos carrega uma balança – onde pesa e avalia o que é justo entre pessoas, coisas e situações.

Quando ela retorna aos céus e vira uma das Constelações do Zodíaco, sua balança também seria tem representação no céu.

Constelação de Libra - representação gráfica

Como dissemos, na antiguidade ela era vista como a continuação do aglomerado de Escorpião, sendo que duas de suas principais estrelas carregam nomes que fazem referência a partes do animal.

Do mesmo modo, viam em seu formato um barco ou uma escala, sendo que só depois de bastante tempo a associação com Astreia foi feita.

Signo de Libra

A Constelação de Libra faz parte das Constelações do Zodíaco, e dessa forma, há um período o qual o Sol incide na Eclíptica.

Conforme estudiosos da astrologia, a influência do astro conferiria aos indivíduos nascidos no mesmo período do ano características comuns.

Portanto, quem nasce no período entre 23 de setembro a 22 de outubro (variando um pouco de acordo com a entrada e saída solar no ano em questão) seria nativo do Signo de Libra.

Dessa maneira, teriam características como a diplomacia, o equilíbrio e a sociabilidade em evidência na personalidade do signo.

Presente criativo e as estrelas

Após entender alguns fatos sobre a Constelação de Libra, queremos convidar você a conhecer nosso mapa das estrelas. Em suma, um quadro personalizado que mostra como estava o céu em dia, horário e local especial.

banner mapa das estrelas em fundo azul

Ele traz a opção de agregar vários elementos, como a Via Láctea, a Lua e o nome das constelações. Aliás, os detalhes são lindos e você pode até mesmo avistar alguma das Constelações do Zodíaco nele:

mapa do meu céu detalhe das constelações e via lactea
Detalhe nas constelações e Via Láctea no Mapa do Meu Céu

Sendo assim, crie seu mapa das estrelas ou confira os outros produtos que fizemos com base em dados astronômicos e que celebram, de forma linda, uma data especial!

quadro de estrelas, mapa dos planetas e pingente personalizado do universo - banner ciência

Gostou do artigo?

Então, acesse o nosso blog para saber mais sobre constelações e muito mais!

Além disso, não se esqueça de acompanhar nosso trabalho no Instagram.

O que você vai ler nesse artigo

    Continue lendo

    Quando te conheci o céu estava assim

    Relacionamentos

    Quando te conheci o céu estava assim

    Mostre para alguém: "quando te conheci o céu estava assim", e surpreenda com a maravilhosa visão do universo em um dia especial. Confira!

    #mapa do céu

    Presente para uma pessoa lembrar de você

    Presentes

    Presente para uma pessoa lembrar de você

    Se você quer um presente para uma pessoa lembrar de você, saiba que ele precisa ser especial. Ao contrário do que se pensa, ele não precisa ser caro ou mirabolante, e sim ter um significado bem importante para quem receberá o presente. Pense em um presente que recebeu e amou muito. Provavelmente, ele foi dado […]

    Signos de ar: quais são e características principais!

    Astrologia

    Signos de ar: quais são e características principais!

    Os signos de Ar são conhecidos pela sede de conhecimento e a inteligência em destaque. Saiba tudo sobre eles e como equilibrar essas forças!

    #aquário #gêmeos #libra #signos de ar