11 passos para aumentar a autoestima e o amor próprio

Saber como aumentar a autoestima e como ter amor próprio é importantíssimo atualmente. Em um mundo onde vivemos correndo de um lado para o outro, cheios de tarefas e problemas, falar sobre autoestima é algo essencial.

Desse modo, conseguimos enfrentar a vida de maneira mais leve para transformar as emoções em positividade. Sendo assim, faz com que a gente se sinta melhor, mais forte e feliz.

Pois, esses dois andam juntinhos, complementando-se e nada mais são do que a percepção que temos de nós mesmos, nossas emoções e pensamentos.

Além disso, nos enxergar de determinada maneira (de preferência positiva, né?) afeta diretamente nossas atitudes, a forma como vemos o mundo e como lidaremos com pessoas e situações. Seja na vida amorosa, profissional, bem como em nosso círculo familiar ou de amizades.

Motivo às vezes de confusão, vergonha ou taxado por alguns de egocentrismo, o amor próprio vem para nos salvar de um mundo nebuloso e nos faz cair em um mundo cheio de paz e cor! Então, vamos desmistificar e praticar?

O que é amor próprio? Amor Próprio e Egoísmo

Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Às vezes, a nossa cultura ou mesmo criação errônea nos faz acreditar que devemos nos dedicar mais ao outro que a nós mesmos e que, fazer o contrário, não é uma forma altruísta de viver.

É claro que é ótimo ajudar e se preocupar com os demais, isso mostra muita força de caráter e gentileza.

Porém, só pensar nos outros o tempo todo pode ser uma forma de auto sabotagem e que não nos deixa espaço para cumprir a nossa missão de sermos felizes e realizados.

Então, entenda de uma vez por todas, egoísmo é fazer tudo pensando em si mesmo e suas vantagens pessoais, sem considerar os outros em nenhum momento.

Já o amor próprio, é cuidar de si mesmo para poder atingir seu potencial, ser feliz e assim ser a melhor pessoa para ajudar o próximo, só que sem se anular.

Veja algumas frases de autoestima e amor próprio?
Clique no botão abaixo e leia uma seleção com as melhores frases sobre amor próprio:

botão de frases de amor próprio ilustrando matéria como aumentar autoestima

imagem mãos unidas segurando flores coloridas em formato de coração, no artigo: como ter amor próprioE como aumentar minha autoestima?

Focar em si mesmo nem sempre é fácil. Temos inúmeras tarefas e coisas para pensar constantemente e às vezes nossa saúde e bem-estar podem ficar em segundo plano. Algumas pessoas podem passar por momentos difíceis e estar meio perdidas em como podem chegar a esse incondicional  amor por si mesmo, embora queiram trabalhar esse aspecto.

A verdade é que não existe atalho ou resposta pronta. Ou seja, o que existe é trabalho diário. Pois, é muito gratificante mudar pensamentos e atitudes, e se entender e se respeitar.

Sendo assim, todo mundo é diferente um do outro e conhecer quais são suas preferências, o que te faz bem e o que te faz sentir-se melhor é o primeiro passo. Onde você gosta de ir? Quem são as pessoas que te fazem dar risada e te motivam? Que hobbies te deixam leve e contente?

Ou seja, são algumas perguntas que devem ser feitas, pensadas com carinho e depois serem colocadas em prática no cotidiano.

Desse modo, o autoconhecimento é maravilhoso e tão incrível o quanto podemos realizar quando nos damos conta do que nos faz verdadeiramente felizes e apontamos para essa direção. Vale realmente a pena!

Dicas práticas de como melhorar a autoestima e como ter amor próprio

1. Adquira consciência

O passo mais importante de todos, talvez! As pessoas vivem em um estado de inércia e quase sempre “no automático”.

Dessa maneira, a rotina e os hábitos fazem com que a gente repita os mesmos comportamentos sempre.

Há aquela ideia inconsciente de “isso é o certo”, “isso é o seguro”. Então, muitas pessoas vivem em um constante comodismo com suas vidas, mesmo que não sejam plenamente felizes.

Nossa proposta é, SAIA DO AUTOMÁTICO. Ou seja, faça uma reflexão e pare para olhar para si mesmo. Você está feliz? As atitudes que está tomando te fazem bem?

Aprenda a fazer esse exercício de olhar para dentro e entender a causa e consequência, ou seja: o que faço aqui me afeta ali. Comece a se entender através do autoconhecimento!

2. Pratique o que te faz feliz

Tem gente que ama ir ao cinema. Ou à praia. Ou ler um livro. Mas nunca faz.

Por causa de tempo, de dinheiro, de motivação, enfim…você pode estar sobrecarregado, mas PRECISA achar um tempo para fazer o que gosta.

Isso vai aumentar seus níveis de serotonina (hormônio que tem ligação direta com nosso humor, sono, fome…se ele está em baixa você pode ter alterações ruins de humor, insônia e até ansiedade ou depressão) e consequentemente te fazer muito mais feliz e motivado a continuar o trabalho de elevar sua autoestima.

3. Corte o que te faz mal

Pode ser na alimentação, algum vício ou mesmo pessoas. Estar perto do que não te faz bem já é uma auto sabotagem, concorda?

Pode ser muito difícil, mas você não veio ao mundo para ficar se destruindo, não! Sacode essa poeira e comece, mesmo que gradualmente, a eliminar o que não é bom para você.

Isso também é uma forma de se amar.

4. Faça o que precisa fazer

Quantas vezes você precisou ou quis fazer algo mas ponderou mil vezes e não fez em prol de algo, alguém ou uma situação?

Como dissemos no item 1, você precisa entender suas necessidades e segui-las sempre que possível.

Faça um esforço e siga sua intuição, ela vai te ajudar a dizer o que tem que ser feito quando você começar a se ouvir.

Lembrando que nem sempre o que você PRECISA é o que você DESEJA.

Não se boicote, entenda o que te faz bem e apronte para essa decisão.

imagem de mulher fazendo yoga ao pôr do sol, no artigo: como ter amor próprio5. Pratique mantras e reforços positivos:

Já falamos aqui no Mapa do Meu Céu sobre mantras e reforços positivos.

Na busca do amor próprio repetir mantras pode torná-lo mais confiante e forte.

Um exercício que pode ser feito é repetir por alguns minutos coisas que gostaria de acreditar que você é (exemplo: “sou bom, sou forte, sou feliz, estou em paz”…).

Isso pode ser feito tanto quando acorda, todos os dias e repetidamente quanto em frente a um espelho, olhando essa sua carinha linda.

A repetição (e o espelho também!) ajudam seu inconsciente a gravar e reprogramar pensamentos que podem ser sabotadores, e assim aumentar sua autoestima.

Outro exercício é se olhar e fazer uma lista das suas características, tudo o que vem à mente, livremente.

Depois você avalia as respostas, separa em positivo e negativo e se forem mais negativas…é sinal que é hora de trabalhar todos esses pontos aqui!

6. Cuide de você como cuidaria dos outros

Já ouviu falar “que você é uma plantinha com emoções e sentimentos complicados – tome sol, beba água e se puder vá à terapia?” rs.

A verdade é essa, mesmo. Você precisa se cuidar sempre, senão vai acabar murchando, né? rs

Se você é do tipo de pessoa que ama fazer algo pelo próximo mas nem sempre faz por você, calma lá…arranje um tempinho para se colocar como prioridade fortalecer seu amor próprio, afinal você é a pessoa que vai “te acompanhar” pela vida todinha.

7. Supere o passado

Quem vive de passado é museu, certo? Mas tem gente que insiste em ficar apegado ao que foi, ao que poderia ter sido, ao erro que cometeu…gente, temos uma notícia para vocês: o que passou, passou. Não volta.

A vida é uma eterna e diária transformação, e isso que é lindo nela! Se você fez algo que não foi legal, OK!

Supere isso, você tem NOVAS CHANCES todos os dias. Não desperdice perdendo tempo com o que já foi, aponte para o presente e assim seu futuro será ótimo!

8. Pare de se comparar com os outros e se valorize

Ninguém é igual a ninguém. Cada um teve uma história de vida, criação, acesso a estudo ou oportunidades diferentes.

Não adianta comparar o que é igual. Então se alguém tem um carro que você gostaria de ter ou um relacionamento que você admira, mas não necessariamente tem, mais um motivo para você fortalecer seu amor próprio!

Entenda seu momento e quem você é e trabalhe para ser sua melhor versão e conseguir o que precisa – mas no seu tempo, não no dos outros. Se valorize e assim os outros ao redor saberão o seu valor!

9. Se aceite e se perdoe

Esse aqui é importantíssimo! Aceitação é muito diferente de conformismo. Se conformar com uma situação ruim não é legal, mas aceitar a situação, entendê-la e assim querer mudá-la…ah, isso sim é construtivo!

Aceite quem você é, porque você está onde está e entenda as atitudes de seus pais no passado e seu momento atual. Aceitar faz com que as coisas deixem de ser tensas para serem apenas…coisas! rs e então podem ser mudadas e trabalhadas.

Praticar o perdão é bom não só para os outros, mas principalmente com nós mesmos. Saber que errou e que não pôde dar seu melhor em algum momento ou situação está ok.

É sempre um aprendizado para novas oportunidades, e todos erram…somos humanos e isso acontece o tempo todo.

Aceite-seperdoe-se e siga em frente em busca de como ter amor próprio e da felicidade.

imagem moça cheirando flores com camiseta escrito resiliente10. Confie em si mesmo

Acredite no seu potencial. Só você pode transformar sua vida e isso é ótimo!

Ninguém melhor do que você sabe das suas necessidades e o que te faz feliz. Não fique com medo de errar ou de ser julgado.

Como falamos, não existe resposta certa e sim um caminho ao autoconhecimento e autoconfiança que você trilha, passa por obstáculos, supera e aprende!

Vai com tudo porque você é sim capaz de ser feliz e realizado!

11. Seja seu melhor projeto

Parece clichê, mas…alimente-se bemfaça atividades físicastenha um hobby e cerque-se de pessoas e coisas boas e positivas.

Seu corpo é o seu lar e assim como você arruma e decora sua casa, deve fazer o mesmo com você e sua alma.

O ato de melhorar seus hábitos já é um passo importante rumo à elevação da boa autoestima uma vez que seu organismo reagirá melhor, sua pele, sua disposição…e seus pensamentos se tornarão mais leves!

Ufa! Curtiu essa matéria? Lembre-se sempre de se valorizar e premiar-se pelas pequenas conquistas diárias, você merece!

Conquistou algo importante ou simplesmente se ama e quer reforçar esse sentimento todos os dias? Crie um quadro ou pôster do Mapa do Meu Céu com a data do seu nascimento ou de uma vitória legal que teve. É uma forma de mantra olhar diariamente e dar valor a quem é!

Caso queira sugestões de frases de amor próprio ou frases de autoestima temos algumas sugestões nos nossos Pins! Pratique e o mais importante: SEJA FELIZ!

O que você vai ler nesse artigo

    Continue lendo

    Ascendente em Áries e suas características

    Astrologia

    Ascendente em Áries e suas características

    Ter o ascendente em Áries é sinônimo de força e energia. Descubra as características de quem tem esse ascendente!

    #ascendente #ascendente em áries #signos #signos do zodíaco

    Lua em Áries: potencialidades e desafios

    Astrologia

    Lua em Áries: potencialidades e desafios

    A Lua em Áries confere características extremamente poderosas para quem tem esse posicionamento no mapa astral. Saiba o que esperar dela!

    #lua em áries

    Guia sincero de o que não dar de presente para namorado

    Presentes

    Guia sincero de o que não dar de presente para namorado

    Temos certeza que você já recebeu milhões de ideias sobre o que dar de presente para namorado. Mas quem realmente foi sincero com você e te disse sobre o que não dar de presente para namorado, no lugar? Sim, sabemos que você quer agradar seu benzinho, mas às vezes só de saber o que evitar…você […]

    #presente à distância #presente criativo #presente criativo para namorado #presente namorado