12 dicas de cores para quarto

O quarto é o ambiente mais pessoal da nossa casa. É ali que descansamos, temos momentos de reflexão, intimidade e sossego. E as cores para quarta que escolhemos, seja na parede ou nos acessórios além de dizer muito sobre nós. Também influencia o nosso humor e há quem diga que até a nossa qualidade do sono!

Veja nossas dicas abaixo e tenha como inspiração de como decorar um quarto com cores que favoreçam não somente sua decoração, mas também seu bem estar!

Como decorar o quarto com as cores certas

As cores são muito importantes na decoração de um quarto! Veja as influências delas tanto no ambiente quanto no humor.

Amplitude

A verdade é que apostar nas cores claras e tons pastéis dá a sensação de um quarto maior para quem tem um quarto pequeno, mas se isso não é um problema para você, pode apostar em cores escuras – se não em todo o quarto, em uma parede.

1. Cores claras e tons pastéis deixam o quarto mais amplo

O quarto branco não é um clássico sem motivo! Principalmente para quem não sabe como decorar quarto pequeno, aposte no branco para um efeito de ampliação – uma vez que essa cor reflete a luz e além da sensação de paz, dá a impressão que o quarto é maior.
Os detalhes podem ser coloridos para contrastar com as cores e móveis claros, dando destaque e charme.

2. Cores escuras no quarto dão profundidade

O quarto com cores escuras fica ainda mais intimista, mas atenção! Elas devem ser usadas com parcimônia para não tornar o quarto muito pesado e cansativo. A sugestão é harmonizar com cores claras ou escolher uma cor viva para trazer um contraponto.

Cores para o quarto que acalmem

Depois de um dia estressante ou agitado tudo o que você não vai querer é que seu quarto traga ansiedade. As cores podem estimular ou acalmar as sensações no quarto – imaginamos que esse último é o que você deseja, né? Então a dica no geral é apostar em tons como:

3. Rosa claro e lilás nas paredes – trazem aconchego e paz

Ainda mais se combinados com o branco e em tons claros

4. Azul nas paredes – é uma cor fria e que inspira tranquilidade

Também induz o relaxamento, acalmando principalmente nos tons claros. Inconscientemente nos remete ao mar e ao céu e suas propriedades tranquilizadoras

5. Verde nas paredes tem efeito calmante e ajuda a controlar o estresse

Remete inconscientemente à natureza e seus tons têm o poder de ser tanto puxados para o frio (se mais claro) ou para o quente (se mais escuro). Também traz alegria e calma.

Cores a serem evitadas no quarto

6. O quarto cinza pode trazer melancolia e tédio

Apesar de uma cor coringa na decoração, muito utilizada e recomendada, o cinza pode entristecer o quarto – e consequentemente quem fica por ali – dependendo do uso e do tom. Evite, se possível, preferindo tons pastéis como bege ou mesmo o branco e caso seu quarto seja cinza contraste com cores que tragam boas energias, como o amarelo, verde e vermelho.

7. O quarto azul escuro induz à introspecção

Não é um problema usar o azul escuro na decoração, desde que ele seja feito conscientemente e com cuidado. Esse tom se usado em todo o ambiente e com muito afinco faz com que o ambiente fique propício à internalização dos sentimentos. Prefira usá-lo em detalhes ou bem equilibrado com o branco, por exemplo.

8. O quarto vermelho traz agitação

O vermelho é lindo mas deve ser usado também com muito cuidado, uma vez que é uma cor vibrante que pode trazer muita excitação e nervosismo. Aposte no vermelho combinado a cores calmas e nos detalhes para ter noites tranquilas de sono.

A cor ideal para cada tipo de quarto

Se você não sabe como decorar um quarto de acordo com as cores, temos algumas sugestões em relação a cada fase da vida de quem ficará por ali

9. Como decorar o quarto do bebê
É comum ver o quarto dos bebês com tons pastéis. Isso acontece porque essas cores tendem a tornar o ambiente mais tranquilo, necessário para essa fase. Aposte em tons de laranja, amarelo, verde, azul e rosa que sejam clarinhos.Imagem de Paintzen, www.paintzen.com sob licença Creative Commons

10. Como decorar o quarto de criança

Cores vivas favorecem o desenvolvimento intelectual da criança, pois nesse período há muitas descobertas e percepções. Aposte em cores como azul, amarelo, vermelho e laranja – essa última estimula o otimismo e a criatividade, por exemplo!

   

11. Como decorar quarto de adolescente

Aquela fase tensa da vida, a adolescência é um período em que tudo é um conflito…rs a sugestão é pintar o quarto em tons claros de rosa, lilás e bege para quartos mais claros e marrom e azul para tons mais escuros para trazer um pouco mais de calma e relaxamento.

12. Como decorar o quarto de casal

Recomendamos os tons que acalmam citados anteriormente, afinal a vida adulta costuma ser bem corrida! Como nessa fase a personalidade já está bem definida, aposte em detalhes na decoração que valorizem o ambiente como todo – adesivos, quadros, almofadas e tapetes e outros itens de decoração com tons que remetam à sua personalidade e do seu amor!

             

Escolha as cores de acordo com a sua personalidade

Não existem regras de como decorar um quarto de acordo com as cores. O que existe é a psicologia das cores, ou seja: o que cada cor transmite ao seu sistema nervoso e consequentemente como será sua reação em relação a ela.
Muitas pessoas usam tons fortes no quarto como um todo porque refletem sua personalidade e se estão de acordo com isso e se sentindo bem, então esse também é um caminho! O importante é se sentir bem! ?

Pensando que cada cor traz uma mensagem, o Mapa do Meu Céu desenvolveu cinco modelos diferentes de arte para você liberar sua criatividade com a cor que preferir, personalizando também com a sua frase preferida. Valorize seu quarto com um momento que foi especial para você como seu aniversário de casamento, a data do seu aniversário, uma conquista especial…afinal ter objetos no quarto que tragam positividade e bons sentimentos é um reforço diário de tudo que bom que a vida te oferece!

Escolha sua cor preferida e deixe seu cantinho ainda mais único com esse presente especial!

O que você vai ler nesse artigo

    Continue lendo

    Presente de Natal criativo, versátil e sem fila? Temos!

    Presentes

    Presente de Natal criativo, versátil e sem fila? Temos!

    Quer dar um presente criativo de Natal? Então chega de opção sem graça! E chega também de filas, estresse e de vincular o Natal ao caos e à simples troca de presentes. Com todas as mudanças que vivemos ao longo do ano, é necessário que a gente também tenha uma nova perspectiva das coisas: a […]

    Signo de cada mês: datas e combinações

    Astrologia

    Signo de cada mês: datas e combinações

    Saiba qual o signo de cada mês e como são definidas as datas dos signos, cuidados para cada período e como elas influenciam nossas vidas.

    #astrologia #signos

    Constelação de Capricórnio – características e como localizar

    Astronomia

    Constelação de Capricórnio – características e como localizar

    A Constelação de Capricórnio é uma das Constelações do Zodíaco, e velha conhecida dos povos antigos! Apesar de ser a mais discreta do grupo zodiacal, ela traz consigo histórias que remontam a idade Média e também possui relevância astrológica. Veja como localizar a Constelação de Capricórnio e quais são as curiosidades sobre ela! Como localizar […]